Logo O POVO+
Ceará mostra força fora de casa, tem aproveitamento de 81% e mira vantagem na Sula
Esportes

Ceará mostra força fora de casa, tem aproveitamento de 81% e mira vantagem na Sula

Vovô encara o General Caballero-PAR, em Assunção, na próxima terça-feira, 26, e tenta engatar sexta vitória seguida como visitante. Em 2022, o time tem sete triunfos, um empate e uma derrota fora de casa
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Vovô emplacou sequência de triunfos como visitante na temporada (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Vovô emplacou sequência de triunfos como visitante na temporada

O Ceará entra em campo na próxima terça-feira, 26, em Assunção, no Paraguai, para encarar o General Caballero-PAR pela terceira rodada da Sul-Americana. O time do Porangabuçu tem aproveitamento de 81,4% como visitante em 2022 e mira a sexta vitória seguida fora de casa para aumentar a vantagem na liderança do grupo G.

O embate com o Rojo de Mallorquín será o décimo jogo do Vovô longe do Castelão. Em nove confrontos até o momento como visitante, o Alvinegro tem sete triunfos, um empate e apenas uma derrota, esta para o Iguatu na eliminação do Campeonato Cearense.

Depois do tropeço no Estadual, a equipe engatou cinco vitórias seguidas fora de Fortaleza, as três últimas já sob o comando de Dorival Júnior (Palmeiras-SP, Deportivo La Guaira-VEN e Tombense-MG). A campanha do Ceará como visitante em 2022, com apenas nove jogos disputados, já é superior a toda a temporada fora de casa em 2021, quando fez 33 partidas e venceu seis.

No comparativo atual com o desempenho como mandante, o rendimento como visitante é superior. Dentro de casa neste ano, foram cinco vitórias, três empates e uma derrota, com 66,66% de aproveitamento.

O confronto contra o paraguaios em Assunção pode deixar a situação dos cearenses bastante favorável em busca da classificação para o mata-mata da Sul-Americana. Depois da partida diante do General Caballero, o Ceará se preparará para os três duelos finais da fase de grupos da competição, sendo os próximos dois em casa, contra La Guaira-VEN e o próprio Rojo de Mallorquin, e o último longe do Castelão, diante do Independiente-ARG.

As atuações sólidas fora de casa podem fazer grande diferença ao longo da temporada. Historicamente, o Alvinegro tem dificuldades atuando longe de seus domínios. A equipe costuma ser forte como mandante com o apoio do torcedor no Castelão, mas deixa a desejar na condição de visitante. Somar pontos no campo adversário eleva as possibilidades do clube nas competições que ainda disputa em 2022 — Série A do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Sul-Americana.

No ano passado, o Vovô perdeu a chance de melhores resultados no Brasileirão e na Sula por conta do péssimo aproveitamento como visitante. O Ceará terminou o campeonato nacional em 11º, mas poderia ter ficado pelo menos entre os dez primeiros caso tivesse roubado pontos na casa dos rivais. Em 19 confrontos na Série A, o escrete do Porangabuçu só conquistou uma vitória (no próprio Castelão, diante do Fortaleza), empatou dez e perdeu oito.

No torneio continental de 2021, o Alvinegro foi eliminado ainda na fase de grupos. O rendimento negativo longe da capital cearense custou a classificação. Foram dois empates e uma derrota como visitante. Em casa, o Vovô teve campanha invicta com duas vitórias e um empate.

O técnico Dorival Júnior tem buscado manter o padrão da equipe independentemente do mando de campo. Em cinco partidas sob o comando do treinador, o Ceará venceu os três confrontos longe do Gigante da Boa Vista.

É interessante observar que o time tem balançado as redes com frequência como visitante. Foram 14 gols marcados em nove partidas disputadas. Em apenas um duelo o Vovô não balançou as redes, justamente contra o Iguatu, quando foi eliminado do Campeonato Cearense nos pênaltis.

A estreia fora de casa na Sul-Americana, com vitória por 2 a 0 sobre o La Guaira, fez com que o Ceará já superasse a campanha como visitante do ano passado. Naquela ocasião, Vina e companhia se despediram da competição sem balançar as redes longe do Castelão.

O que você achou desse conteúdo?