Logo O POVO+
Superior em campo, Fortaleza bate Alianza Lima e consegue primeira vitória na Libertadores
Esportes

Superior em campo, Fortaleza bate Alianza Lima e consegue primeira vitória na Libertadores

Tricolor teve volume de jogo bem maior que a equipe peruana, mas pecou nas finalizações e por isso não saiu com placar mais elástico que o 2 a 1. Resultado foi importante para a briga por vaga nas oitavas de final, além de ter sido histórico
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Jovem volante Hércules anotou o gol do triunfo tricolor (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Jovem volante Hércules anotou o gol do triunfo tricolor

O Fortaleza cumpriu a missão de vencer a primeira partida na Libertadores da América ontem à noite, quando bateu o Alianza Lima, do Peru, por 2 a 1, no Castelão. O resultado manteve para o Tricolor a chance de brigar por vaga nas oitavas de final do torneio e ainda foi histórico, por ser o primeiro triunfo de um clube cearense na principal competição da América do Sul.

A superioridade do Leão ficou nítida na partida e não fosse as muitas chances desperdiçadas, o placar teria sido bem mais elástico. O Alianza até se mostrou valente em alguns momentos, mas teve problemas para concluir e só mandou uma bola no gol, que acabou entrando.

Pelos primeiros minutos, parecia que a partida seria equilibrada, já que o time peruano também buscava o ataque e por duas vezes chegou à grande área do Leão, mas sem conseguir finalizar. Dos 13 minutos de jogo para frente, a pressão foi toda do Tricolor.

Foram 12 finalizações do Fortaleza contra apenas uma do Alianza Lima na primeira etapa. O problema é que apenas três dessas conclusões foram no gol. A primeira com Jussa, em chute de perna esquerda, de fora da área, aos 28; depois com Moisés, fintando o zagueiro e finalizando também de canhota, quase na pequena área, aos 32, além de um chute cruzado de Pikachu, aos 37. Campos defendeu todas.

O Leão teve outras boas oportunidades, com Moisés, em chute de primeira na grande área, que desviou em um zagueiro, cabeçadas de Benevenuto e Titi, que foram para fora, além de uma oportunidade com Silvio Romero, que bateu por cima da trave na saída de Campos. Na área técnica, Vojvoda não escondia a insatisfação com as chances desperdiçadas.

Não fossem os erros na hora de dar assistências ou em alguns cruzamentos, o Leão teria até tido mais possibilidades de marcar. Quanto ao Alianza, tentava jogadas com Vílchez pela direita ou mesmo articulando com Lavandeira e Barcos, pelo meio, porém tinha dificuldade de concluir as jogadas. O lance mais perigoso dos peruanos foi uma cabeçada contra de Benevenuto, que testou a atenção de Max Walef.

O empate sem gols não interessava a ninguém e, para a segunda etapa, Fortaleza e Alianza Lima teriam que ser mais eficientes. Logo no primeiro minuto, Moisés fez o goleiro adversário dar rebote em um chute de longe, que Romero tentou aproveitar, de carrinho, mas errou. Dois minutos depois, em um contragolpe, o placar foi aberto.

Em jogada pela direita, Lucas Lima serviu Pikachu, que penetrou na grande área pela direita e rolou para trás, onde estava Romero. O argentino finalizou de perna direita, rasteiro, e mandou para a rede.

O tento causou alívio, mas também, com o avançar dos tempo, certo relaxamento ao Tricolor. Tanto que os “blanquiazules” chegaram primeiro com Barcos, finalizando da entrada da área, e aos 24 minutos conseguiram o gol de empate. Lavandeira aproveitou bola cruzada quase na pequena área e mergulhou para cabecear.

Vojvoda reagiu com alterações, lançando Depietri e Hércules a campo. A estrela do treinador brilhou e, aos 33 minutos, o atacante argentino iniciou a jogada que passou por Pikachu e terminou com finalização rasteira do jovem volante. A bola entrou devagarinho no canto direito da meta do goleiro Campos. Na comemoração, todos os jogadores correram para abraçar o camisa 35.

Carlos Bustos também mexeu no Alianza Lima e lançou peças de ataque para tentar o empate, mas foi o Tricolor que teve a chance real de ampliar, com Depietri, já nos acréscimos. Ele ficou cara a cara com Campos e errou o chute.

Fortaleza 2x1 Alianza Lima-PER

Fortaleza
3-5-2: Max Walef; Ceballos, Benevenuto e Titi; Pikachu (Tinga), Felipe, Jussa (Hércules), Lucas Lima (Depietri) e Crispim; Moisés (Zé Welison) e Romero (Kayzer). Téc: Vojvoda

Alianza Lima-PER
4-2-3-1: Campos; Vílchez, Ramos, Míguez e Rojas (Aguirre); Ballón, Concha; Benítez (Lagos), Lavandeira (Valenzuela) e Benavente (A. Rodriguez); Barcos. Téc: Carlos Bustos

Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE
Data: 27/4/2022
Árbitro: Carlos Betancur-COL
Assistentes: Sebastian Vela-COL e Jhon Gallego-COL
Cartões amarelos: Arley Rodriguez, Miguéz e Ramos (ALZ)
Gols: Romero, aos 3 min, e Hércules, aos 33 min/2T (FOR); Lavandeira, aos 24 min/2T (ALZ)
Público e renda: 32.557 presentes/R$ 296.743,00

Made with Flourish
FORTALEZA, CE, BRASIL, 27-04.2022: Fortaleza x Aliança Lima, na Arena Castelão pela Libertadores. em epoca de COVID-19. (Foto:Aurelio Alves/ Jornal O POVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 27-04.2022: Fortaleza x Aliança Lima, na Arena Castelão pela Libertadores. em epoca de COVID-19. (Foto:Aurelio Alves/ Jornal O POVO)

Herói improvável: jovem Hércules garante primeira vitória do Fortaleza na Libertadores

O volante Hércules, de apenas 21 anos, foi responsável por garantir a vitória do Fortaleza por 2 a 1 sobre o Alianza Lima. É o primeiro triunfo do Tricolor na Libertadores. Gol histórico do jovem, que foi contratado do Atlético-CE em maio de 2021 para jogar pelo sub-23 do Leão. Menos de um ano depois, ele se tornou herói numa página importante da história do clube.

A equipe do Pici tinha acabado se complicar na partida quando Vojvoda decidiu buscar a reação. Romero havia aberto o placar no início do segundo tempo, mas o Tricolor cedeu o empate aos 24 minutos num momento que era superior aos peruanos.

Logo após sofrer o empate, o treinador chamou Hércules e o colocou no lugar de Matheus Jussa, aos 31 minutos. O volante de 21 anos precisou de apenas dois minutos em campo para acertar a finalização, que ainda bateu na trave antes de estufar as redes do Alianza Lima.

O gol premia a temporada positiva do camisa 35. Vojvoda promoveu o garoto ao time profissional e deu oportunidades. Hércules conquistou seu espaço com personalidade dentro de campo. O atleta pede passagem pela titularidade na volância do Tricolor.

Talvez, diante do Alianza Lima, o comandante argentino não tenha o escalado de titular pelo desgaste físico. Hércules foi titular nos dois jogos da final contra o Caucaia.

O meio-campista soma 14 partidas e três gols com a camisa do Fortaleza em 2022. Ele foi titular em cinco jogos: além dos dois da final do Cearense, na estreia na Libertadores, contra o Colo-Colo-CHI, na final da Copa do Nordeste, contra o Sport-PE, e na fase de grupos da Lampions diante do Altos-PI.

O que você achou desse conteúdo?