Após dois jogos das semifinais da Conferência Oeste da NBA, Memphis Grizzlies e Golden State Warriors vão empatando a série em 1 a 1 e entregando tudo que se espera desse duelo de gerações entre o jovem Ja Morant, de 22 anos, e o veterano que já está na história da Liga, Stephen Curry, de 34 anos.
A série acontece no formato melhor de sete, ou seja, avança para a final de conferência a equipe que vencer quatro jogos. Os dois primeiros confrontos foram disputados no FedExForum, ginásio localizado em Memphis e casa dos Grizzlies, e as próximas duas partidas serão na Arena Chase Center, em São Francisco, onde os Warriors mandam os jogos.
Jogando em casa, Ja Morant foi o grande nome das duas primeiras partidas. No jogo 1, apesar de seu time ter sido derrotado nos últimos segundos, por 117 a 116, o armador quase anota um triplo-duplo — quando um jogador consegue dois dígitos em pontos, rebotes e assistências em um jogo —, com 34 pontos, nove rebotes e 10 assistências, sendo o maior cestinha e assistente da partida.
Já na segunda partida, o jogador liderou a vitória dos Grizzlies por 106 a 101 com fantásticos 47 pontos e se juntou às lendas do basquete Kobe Bryant e Lebron James como os únicos jogadores a fazer pelo menos 45 pontos em mais de um jogo de playoffs antes de completar 23 anos. Nesta partida, Ja Morant foi cestinha novamente, tendo 20 pontos a mais que Stephen Curry, que foi o segundo maior pontuador, com 27.
Já o "Brinquedinho Assassino" — apelido de Stephen Curry, por conta da precisão de seus arremessos — teve um início mais modesto na série. No primeiro jogo, foi o quarto maior pontuador, com 24 pontos, e com uma porcentagem de arremessos bem abaixo da própria média, acertando 40% por cento das bolas que arriscou, sem contar os lances livres.
Já no segundo duelo, o armador fez um jogo melhor e também se aproximou de conseguir um triplo-duplo, com 27 pontos, nove rebotes e oito assistências, só pontuando menos do que o astro dos Grizzlies.
Agora, Curry e o Golden State Warriors vão contar com o apoio da torcida nos próximos dois compromissos e terão a difícil missão de parar Ja Morant, que vem em excelente fase e cada vez mais tem mostrado que a estrela do futuro está cada vez mais presente.
O terceiro duelo entre Warriors e Grizzlies acontece no próximo sábado, 7, às 21h30min, e o jogo 4 acontece na segunda-feira, 9, às 23 horas, ambos no horário de Brasília.