Logo O POVO+
Atuação diante do River Plate pela Libertadores é banho de confiança para o Fortaleza
Esportes

Atuação diante do River Plate pela Libertadores é banho de confiança para o Fortaleza

Tricolor teve desempenho consistente e foi superior ao gigante argentino em duelo no Castelão. Nível da apresentação eleva confiança do time para buscar resultados melhores na segunda metade da temporada
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Vojvoda viu o Leão se impor diante do River Plate no Castelão (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Vojvoda viu o Leão se impor diante do River Plate no Castelão

Antes de a bola rolar, um empate já estaria de bom tamanho para o torcedor mais confiante. Depois do apito final, teve aficionado do clube do Pici que lamentou o 1 a 1 no placar pelo desempenho da equipe do coração.

A superioridade do Fortaleza sobre o River Plate-ARG, criando as melhores chances da partida na Libertadores, deixou a impressão de que o Leão deixou escapar um triunfo valioso na noite da última quinta-feira, 5. De todo modo, a atuação e o resultado obtido diante do gigante sul-americano são históricos e enchem de orgulho os tricolores.

As capas dos principais jornais argentinos evidenciam a performance dos cearenses no Castelão. O Olé estampou o goleiro Armani como o principal jogador do jogo por ter evitado a derrota dos Milionários fora de casa. E a equipe de Buenos Aires entrou em campo com força máxima para selar a classificação em meio à festa da torcida do Leão no Castelão, que recebeu quase 49 mil pessoas.

"O River sofreu diante do Fortaleza, mas se bancou com um Armani impressionante", diz título da manchete do jornal Olé.

E, de fato, o goleiro foi o principal personagem para o encontro entre Fortaleza e River ter terminado com a igualdade no placar. Os donos da casa mais finalizações no total — 14 contra 12 dos argentinos — e tiveram mais do que o triplo de chutes na direção do gol — sete contra dois.

O desempenho é um banho de confiança para o escrete do Pici. Faltava na temporada, embora o time tenha conquistado a Copa do Nordeste e o Campeonato Cearense, uma atuação de encher os olhos do torcedor. As performances em campo desde o início do ano foram marcadas por oscilação. Diante do poderoso River, os comandados de Vojvoda se impuseram, tiveram personalidade para jogar e sufocaram, por vezes, os visitantes vindos de Buenos Aires.

Vojvoda escolheu atacar. Nada de planejar um sistema precavido, recuado ou defensivo. O Leão não entrou em campo para jogar por uma bola. Pelo contrário, foi para vencer uma batalha memorável na centenária história do clube. O treinador escalou o que tem de melhor no elenco e buscou executar o seu plano habitual, priorizando o ataque.

No primeiro tempo, o Tricolor teve chances de sair com a vitória parcial para o intervalo. Foram cinco chutes na direção do gol contra uma do River. Na segunda etapa, o duelo foi mais equilibrado, mas ainda assim os cearenses incomodaram mais a meta defendida por Armani.

A apresentação no Castelão dá fôlego ao Fortaleza de buscar uma reação no Brasileirão, no qual a equipe teve início decepcionante. O time perdeu as três partidas — Cuiabá-MT (casa), Internacional-RS (fora) e Corinthians-SP (fora) — até agora na competição e amarga a lanterna da Série A, mas possui um jogo a menos. É o único clube que não pontuou na competição.

O próximo compromisso do Leão é contra o São Paulo, amanhã, novamente no Castelão. A partida marca o reencontro do Tricolor com Rogério Ceni. Os paulistas estão invictos há cinco jogos, com três empates e duas vitórias, uma delas no clássico contra o Santos-SP.

O time comandado por Ceni está em quinto na Série A, com sete pontos (duas vitórias, um empate e uma derrota), e lidera o grupo D da Sul-Americana, com dez (três vitórias e um empate). Visando o confronto contra o Fortaleza, o treinador do tricolor paulista poupou os titulares na última partida pelo torneio continental.

Atacante David comemora gol no jogo Vitória x Cruzeiro, no Barradão, pela Série B 2022
Atacante David comemora gol no jogo Vitória x Cruzeiro, no Barradão, pela Série B 2022

Fortaleza acerta contratação do atacante David, ex-Vitória

O Fortaleza acertou a contratação do atacante David da Hora, revelado pelo Vitória-BA e que deixou o Metalist Kharkiv, da Ucrânia. A informação foi divulgada pelo portal Goal e confirmada pelo O POVO. O jogador de 22 anos chega inicialmente para compor o elenco sub-23 do Leão, de acordo com o presidente Marcelo Paz.

O jogador saiu do Metalist, equipe que o adquiriu em fevereiro deste ano por 1,2 milhão de euros (cerca de R$ 6,35 milhões na cotação atual). O atacante estava livre no mercado da bola e poderia assinar com qualquer clube do Brasil. O atleta estava na mira do RB Bragantino-SP. No entanto, o clube paulista decidiu desistir da negociação devido a um possível imbróglio judicial na transferência do jogador do Vitória para o clube ucraniano.

No entanto, Marcelo Paz garantiu não haver empecilhos para a chegada do jogador ao Pici. "Se tivesse imbróglio ele não estaria aqui", destacou o presidente. O mandatário afirmou que detalhará os moldes da negociação em nota oficial.

O acordo entre o Vitória e a equipe ucraniana foi firmado em fevereiro deste ano. O pagamento do time do Leste Europeu ao Leão da Ilha seria feito em março, à vista. Posteriormente, devido à guerra no país, a quantia seria quitada somente em agosto.

Com o início do conflito bélico, David da Hora solicitou a rescisão de seu contrato com o Metalist. O clube ucraniano aceitou o pedido do jogador, entretanto, não pretende fazer o pagamento da quantia ao Vitória porque o jogador não entrou em campo. O time baiano, por sua vez, espera receber o valor integral da venda. Com isso, o Bragantino temeu que o clube da Bahia entrasse com ação judicial e não concluiu a negociação, mesmo após a realização de exames médicos.

David da Hora disputou três jogos nesta temporada. Revelado no Vitória, atuou pela fase preliminar da Copa do Nordeste e pelo Campeonato Baiano e marcou um gol com a camisa rubro-negra. (Com informações de Mateus Moura)

O que você achou desse conteúdo?