Logo O POVO+
Fortaleza bate Vitória por 1 a 0 e confirma classificação às oitavas da Copa do Brasil
Esportes

Fortaleza bate Vitória por 1 a 0 e confirma classificação às oitavas da Copa do Brasil

Após vencer o jogo de ida por 3 a 0, Tricolor do Pici voltou a triunfar diante do clube baiano, desta vez no Barradão, garantindo R$ 3 milhões em premiação. Adversário da próxima fase será definido através de sorteio
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Tricolor conquistou o primeiro triunfo longe do Estado no ano (Foto: JHONYPINHO/AE)
Foto: JHONYPINHO/AE Tricolor conquistou o primeiro triunfo longe do Estado no ano

O Fortaleza derrotou o Vitória-BA por 1 a 0 na noite de ontem, no Barradão, em Salvador, e garantiu a classificação às oitavas de final da Copa do Brasil. Com o resultado, o Tricolor do Pici conquista o seu primeiro triunfo longe da capital cearense em 2022 e assegura R$ 3 milhões em premiação por avançar para a próxima fase do certame nacional. 

Com Yago Pikachu, Moisés, Lucas Lima e Silvio Romero no banco de reservas, poupados devido à maratona intensa de jogos, Vojvoda optou por iniciar o embate com um time bem modificado em relação à base titular utilizada nas últimas partidas. Pouco inspirado ofensivamente, o Leão sofreu com a falta de entrosamento, mas foi eficiente ao controlar as ações, administrando com tranquilidade a grande vantagem construída no duelo de ida, o qual venceu por 3 a 0.

Apesar de manter a posse de bola ao seu favor durante a primeira etapa, chegando a figurar com 55% aos 37 minutos, o escrete vermelho-azul-e-branco não conseguiu ter objetividade e pecou muito nas conclusões dos lances, seja no último passe ou na finalização.

No panorama geral, não houve nenhuma oportunidade que realmente levasse perigo ao gol defendido por Lucas Arcanjo. As melhores foram provenientes de cruzamentos, uma logo aos três minutos, com Robson, e outra aos 18, com Jussa. Em ambas as jogadas, os atletas subiram em boas condições, mas as cabeçadas foram ruins.

O Vitória, jogando em seus domínios e com a obrigação de vencer por pelo menos três gols de diferença para seguir vivo na competição, fez uma boa partida dentro das suas limitações. Embora a disparidade técnica entre as equipes fosse visível, a melhor chance do primeiro tempo foi do clube baiano. No lance, o zagueiro Titi tentou sair jogando, foi desarmado por Roberto e parou na jogada para pedir falta, que não foi marcada pelo árbitro. O atacante, então, disparou livre e ficou cara a cara com Boeck, mas, em vez de finalizar, tentou um toque para o meio da área e a bola foi afastada.

Após o intervalo, a dinâmica do confronto não sofreu grandes mudanças. O Fortaleza seguiu controlando com facilidade as ações dentro de campo, ditando um ritmo cadenciado e com paciência nos momentos em que atacava, enquanto o Vitória permaneceu fiel à proposta de concentrar as suas tentativas de avanços através de transições rápidas.

A partir dos 16 minutos, Vojvoda começou a realizar substituições na equipe. Yago Pikachu, Zé Welison, Depietri, Sammuel e Hércules entraram nos lugares de Crispim, Titi, Vargas, Capixaba e Romarinho, respectivamente. As modificações, além de revigorar fisicamente, alterou a formação tática da equipe. Sem Titi, o Fortaleza passou a atuar com dois zagueiros (Benevenuto e Landázuri), cinco homens no meio-campo (Ronald, Jussa, Zé Welison, Sammuel e Hércules) e três no ataque (Depietri, Robson e Pikachu), aumentando o volume de jogo e o poder ofensivo.

Quando o embate caminhava para um 0 a 0, Yago Pikachu, decisivo como costuma ser, resolveu para o Leão. Aos 47 do segundo tempo, Robson avançou pela direita e cruzou rasteiro para Depietri, que dominou e bateu cruzado.

O ala-direito, posicionado como um centroavante na pequena área, desviou o chute e empurrou a bola para os fundos das redes, isolando-se na artilharia do clube com 11 tentos e garantindo o triunfo para o Tricolor do Pici, que segue firme na busca de repetir — ou superar — a campanha da última temporada, quando chegou às semifinais da Copa do Brasil.

Vitória 0 x 1 Fortaleza

Vitória-BA
4-3-3: Lucas Arcanjo; Iury, Danilo Cardoso, Marco Antônio, Alemão (M. Moraes); João Pedro, Dani Bolt (Alan Pedro), Léo Gomes (Alisson Santos); Eduardo, Luidy (G. Santiago) e Roberto (Tréllez). Téc: Fabiano Soares

Fortaleza
3-5-2: Marcelo Boeck; Landázuri, Benevenuto e Titi (Zé Welison); Jussa, Ronald, M. Vargas (Depietri), Lucas Crispim (Yago Pikachu) e J. Capixaba (Sammuel); Romarinho (Hércules) e Robson. Téc: Vojvoda

Local: Barradão, em Salvador/BA
Data: 12/5/2022
Gol: Yago Pikachu, aos 47 min/2T
Cartões amarelos: Eduardo (VIT); Titi e Juninho Capixaba (FOR)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva/MG
Assistentes: Guilherme Dias/MG e Felipe Alan Costa/MG

O que você achou desse conteúdo?