Logo O POVO+
Fortaleza tenta "esquecer" mau momento na Série A para se manter vivo na Libertadores
Esportes

Fortaleza tenta "esquecer" mau momento na Série A para se manter vivo na Libertadores

Tricolor terá que superar viés de baixa no Campeonato Brasileiro e manter o nível de confiança para tentar nova vitória sobre o Alianza Lima, desta vez no Peru, para chegar vivo na última rodada na briga por vaga nas oitavas de final do torneio
Edição Impressa
Tipo Notícia
Vojvoda reforça confiança em reação tricolor após tropeço (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA Vojvoda reforça confiança em reação tricolor após tropeço

Por mais preocupante que seja a situação do Fortaleza na Série A do Brasileiro, por um instante, o time terá que deixá-la de lado para focar na Copa Libertadores da América, onde as condições também não são tão favoráveis, mas estão dentro do planejamento.

Amanhã, o Tricolor volta a jogar no torneio continental e precisa vencer o Alianza Lima no Peru para manter vivo o sonho de classificação para as oitavas de final da competição. Com mais três pontos, independentemente do resultado de River Plate-ARG x Colo-Colo-CHI, na quinta-feira, 19, o Leão vai a Santiago na próxima semana para disputar um confronto direto.

Caso o triunfo não venha, o empate pode até eliminar o Fortaleza da Libertadores com uma rodada de antecedência — a depender do resultado do jogo de quinta —, mas pelo menos o time cearense manteria a boa vantagem que tem sobre o próprio Alianza e na última rodada precisaria apenas empatar para garantir a terceira colocação do Grupo F, que dá vaga para as oitavas de final da Copa Sul-Americana, algo que também é considerado sucesso pela diretoria e comissão técnica do clube.

Em resumo, o único resultado que complica a vida do Leão é uma derrota para os peruanos em Lima. Por isso, uma preocupação natural com os jogadores do Fortaleza seria com o nível de confiança, já que o time vem de mais um revés e vai mal na competição que é tida como a principal da temporada, por ser a base de tudo, que é a Série A. O técnico Juan Pablo Vojvoda, porém, deu garantias à torcida.

“Não vai influenciar. Eu conheço meus jogadores, conheço as pessoas que trabalham comigo, confio neles e eles confiam em mim também. Agradeço o esforço que estão fazendo. Vamos fazer um Fortaleza cada vez melhor. Jogando e conseguindo o que vamos conseguir”, disse, na última coletiva que concedeu, domingo.

O comandante tricolor tentou demonstrar segurança para o próximo duelo do Leão. “Temos um jogo pela frente contra o Alianza Lima e estou muito confiante. O jogo e o funcionamento do time são bons. Temos homens que jogam futebol e estão preparados para continuar na Copa Libertadores. Agora é continuar trabalhando. Temos que corrigir esse caminho no Brasileirão, mas nosso foco agora tem que estar na próxima partida”, pregou.

O Tricolor terá quase todo o elenco à disposição para a partida em Lima. A exceção fica por conta do atacante Silvio Romero, que foi expulso no jogo passado pela competição, contra o River Plate. O goleiro Max Walef, que não está com a delegação, recuperou-se da conjuntivite, que segundo o próprio jogador era um pouco mais grave que o comum, mas o clube não informou se o jogador vai viajar ao Rio de Janeiro e se integrar ao grupo.

Depois de um treinamento na manhã de hoje, marcado para as 8h30min, no Clube da Aeronáutica, o Fortaleza embarca no início da tarde, em voo fretado, para o Peru. O jogo de quarta está marcado para as 23 horas do Brasil.

Fortaleza e Alianza Lima se enfrentaram na Arena Castelão pela 3ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores 2022. Na foto, Romero e Lucas Lima disputam bola com jogador adversário.
Fortaleza e Alianza Lima se enfrentaram na Arena Castelão pela 3ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores 2022. Na foto, Romero e Lucas Lima disputam bola com jogador adversário.

Alianza Lima emenda sequência invicta antes de encarar Fortaleza pela Libertadores

Próximo adversário do Fortaleza na Copa Libertadores, o Alianza Lima-PER vive uma boa sequência de resultados na temporada. Nos últimos quatro jogos, três válidos pelo Campeonato Peruano e um pelo torneio continental — diante do Colo-Colo-CHI —, “Los íntimos” conquistaram três vitórias e um empate.

A última vez que a equipe peruana sofreu um revés aconteceu exatamente para o Fortaleza, quando se enfrentaram na Arena Castelão, pela terceira rodada da Libertadores. Na ocasião, o Tricolor do Pici venceu a partida por 2 a 1, com gols de Silvio Romero e Hércules. No recorte recente, o Alianza Lima empatou com o Colo-Colo (1 a 1), e venceu o Carlos Stein (5 a 2), o San Martin (1 a 0) e o César Vallejo (2 a 0).

 

O embate é de suma importância para as duas equipes, já que ambas lutam diretamente pela terceira colocação do Grupo F — posição que garante vaga nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Com quatro pontos, o Tricolor (3º) tem três de vantagem em relação aos peruanos (4º) e três a menos que o Colo-Colo, segundo colocado.

O confronto entre Alianza Lima e Fortaleza acontece amanhã, às 23 horas (horário de Fortaleza), no Estádio Nacional de Lima, no Peru.

O que você achou desse conteúdo?