Logo O POVO Mais
Esportes

Ceará, Fortaleza e Ferroviário manifestam apoio ao Dia Internacional Contra a LGBTQfobia

Além dos times cearenses, outros clubes do futebol brasileiro também publicaram mensagens nas redes sociais em referência à data de ontem
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Clubes cearenses manifestaram apoio à causa no Dia Internacional Contra a LGBTQfobia (Foto: Divulgação/ Ceará e Fortaleza)
Foto: Divulgação/ Ceará e Fortaleza Clubes cearenses manifestaram apoio à causa no Dia Internacional Contra a LGBTQfobia

Comemorado na data de ontem, 17 de maio, o Dia Internacional do Combate à LGBTQfobia repercutiu no mundo do futebo. Diversos clubes do futebol brasileiro se posicionaram em apoio à causa, incluindo Ceará, Fortaleza e Ferroviário.

A data faz referência ao dia em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou o termo “homossexualidade” do Código Internacional de Doenças, em 1990. O dia foi foi instituído para conscientizar e alertar a população sobre direitos da comunidade LGBTQIA+ e dar visibilidade às questões pertencentes a ela.

Em 2021, Ceará e Athletico-PR foram os únicos clubes da Série A que não se posicionaram no Dia do Orgulho LGBTQIA+, em 28 de junho, e receberam críticas por parte da torcida. Nesse ano, o Vovô usou a data de 17 de maio com a mensagem: "O Time do Povo preza pela liberdade e pelo respeito", com os dizeres "Time do Povo, Time de Todos".

Já o Fortaleza voltou a se manifestar em apoio à causa LGBTQA+ com a mensagem: "Vivemos em um mundo plural, com espaço para todos, menos para o preconceito. Por mais respeito, tolerância e inclusão. Dia Internacional Contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia".

O Ferroviário, por sua vez, postou: "O futebol é o esporte mais popular do País e abraça a todos os públicos! Não toleramos qualquer tipo de preconceito, afinal, a nossa torcida tem espaço para todos".

Além dos times cearenses, outros clubes do futebol brasileiro também se manifestaram na data; confira alguns deles.

Essa notícia foi relevante pra você?