Logo O POVO+
Fortaleza terá vantagem do empate no Chile para avançar na Libertadores; veja cenários
Esportes

Fortaleza terá vantagem do empate no Chile para avançar na Libertadores; veja cenários

Próximo adversário, Colo-Colo-CHI é goleado por 4 a 0 pelo River Plate-ARG, e Tricolor sobe para a segunda colocação do Grupo F. Leão dependerá apenas de si para assegurar a classificação às oitavas de final
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Leão depende apenas de si para ir às oitavas da Libertadores (Foto: Staff Images / CONMEBOL)
Foto: Staff Images / CONMEBOL Leão depende apenas de si para ir às oitavas da Libertadores

Diante da goleada por 4 a 0 aplicada pelo River Plate-ARG sobre o Colo-Colo-CHI, na noite de ontem, no Monumental de Nuñez, na Argentina, o cenário para que o Fortaleza avance às oitavas de final da Copa Libertadores está definido — e ele é muito positivo. Na última rodada, contra o clube chileno, em Santiago, o Tricolor do Pici entrará em campo dependendo somente das próprias forças para obter a histórica classificação ao mata-mata.

O Fortaleza (2º) e o Colo-Colo (3º) possuem os mesmos sete pontos conquistados em cinco jogos, mas o Leão tem a vantagem no saldo de gols — primeiro critério de desempate —, o que garante ao escrete vermelho-azul-e-branco a possibilidade de empatar a partida para manter a segunda colocação do Grupo F, liderado pelo River Plate de forma isolada, com quatro vitórias e um empate.

Apesar do embate ser longe da capital cearense, o Fortaleza não terá que lidar com a pressão e o ambiente hostil proporcionados pela torcida adversária no estádio Monumental David Arellano. O Colo-Colo, punido pela Conmebol devido a incidentes ocorridos no embate contra o River Plate no jogo de ida entre as equipes, válido pela terceira rodada, jogará com portões fechados, o que torna o panorama ainda mais favorável ao Tricolor do Pici.

Caso consiga conquistar a classificação às oitavas da Libertadores, o Fortaleza se tornará o terceiro clube nordestino e o primeiro cearense a alcançar tal feito. O Bahia, em 1960 e 1989, não só avançou na fase de grupos, como também chegou às quartas, sendo estas as melhores campanhas de um time do Nordeste no torneio continental. O Sport-PE, no ano de 2009, passou como líder da chave, mas foi eliminado pelo Palmeiras-SP posteriormente.

Na pior das hipóteses, considerando uma eventual derrota no Chile, o Leão finalizaria a sua participação no certame na terceira colocação, campanha que garante vaga nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O Alianza Lima, após o revés sofrido pelo clube cearense, ficou sem nenhuma possibilidade de deixar a lanterna do grupo.

"Temos que ser realistas e dizer que ganhar de 2 a 0 em um jogo como esse, contra um adversário que estava buscando classificação na Sul-Americana, é um resultado importante para nós", ressaltou o técnico Juan Pablo Vojvoda, após o triunfo no Peru, na madrugada de quinta-feira, 19.

O decisivo confronto entre Fortaleza e Colo-Colo acontecerá na próxima quarta-feira, 25, às 19 horas, em Santiago, no Chile. Antes, o Tricolor terá um importante compromisso na Série A do Campeonato Brasileiro contra o Fluminense-RJ, no domingo, 22, na Arena Castelão.

FORTALEZA,CE, BRASIL, 24.04.2022: Pikachu, jogador do Fortaleza comemora gol no Jogo pela final do campeonato cearense Fortaleza vs Caucaia. arena Castelão.    (Fotos: Fabio Lima/O POVO).
FORTALEZA,CE, BRASIL, 24.04.2022: Pikachu, jogador do Fortaleza comemora gol no Jogo pela final do campeonato cearense Fortaleza vs Caucaia. arena Castelão. (Fotos: Fabio Lima/O POVO).

Pikachu esbanja eficiência e já iguala número de gols e assistências de 2021 pelo Fortaleza

Um dos principais jogadores do Fortaleza nesta temporada, o ala-direto Yago Pikachu vive seu melhor momento com a camisa tricolor. Com o gol marcado e o passe dado para Moisés na vitória por 2 a 0 diante do Alianza Lima-PER, na última quarta-feira, 18, pela Libertadores, o atleta igualou, com 21 partidas a menos, a mesma quantidade de gols e assistências durante todo o ano de 2021.

Na atual temporada, o jogador chegou a 12 tentos marcados e oito assistências cedidas em 29 jogos disputados pelo Tricolor do Pici. No ano passado, Pikachu somou os mesmos números, entretanto, em 50 duelos jogados pelo escrete vermelho-azul-e-branco.

Titular absoluto e um dos pilares da formação tática utilizada por Vojvoda, o camisa 22 ficou de fora da equipe somente na estreia do Tricolor no Brasileirão contra o Cuiabá, quando foi poupado. Artilheiro isolado do Fortaleza em 2022, o ala-direito balançou as redes em todas as cinco competições que disputou na temporada: Campeonato Cearense (quatro gols), Copa do Nordeste (quatro gols), Copa do Brasil (um gol), Série A (dois gols) e Libertadores (um gol).

Antes do confronto diante do time peruano no torneio continental, Pikachu já havia participado diretamente de três tentos marcados pela equipe na competição. Ao todo, o atleta soma 24 gols e 16 assistências em um ano e dois meses no Fortaleza.

O que você achou desse conteúdo?