Logo O POVO+
A seis meses da estreia da seleção, confira 50 curiosidades sobre a Copa do Catar
Esportes

A seis meses da estreia da seleção, confira 50 curiosidades sobre a Copa do Catar

Mundial de 2022 começa no dia 21 de novembro, e seleção brasileira entrará em campo pela primeira vez dia 24, diante da Sérvia. País-sede, Catar é pequeno, mas muito poderoso financeiramente
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ceará e Piauí são os únicos do Nordeste a nunca ter um jogador convocado para a competição. (Foto: FRANCK FIFE / AFP)
Foto: FRANCK FIFE / AFP Ceará e Piauí são os únicos do Nordeste a nunca ter um jogador convocado para a competição.

A data de hoje, além de marcar 181 dias para o início da Copa do Mundo do Catar, também delimita o prazo de seis meses para a estreia da seleção brasileira na competição, na qual buscará um novo título mundial depois de exatos 20 anos. O POVO preparou uma lista com 50 informações a respeito do torneio e do país-sede — ambos repletos de peculiaridades — para você já ir entrando no clima.

O torneio se inicia no dia 21 de novembro e contará com 32 seleções, sendo que 29 já estão qualificadas e outras outras oito ainda brigam por essas três últimas vagas: uma entre Costa Rica ou Nova Zelândia; outra entre Austrália, Emirados Árabes ou Peru; e a última entre Ucrânia, Escócia ou País de Gales.

Mas mesmo sem todas as equipes definidas, os grupos já foram sorteados no último dia 1º de abril, em Doha. O Brasil está no grupo G, junto com Suíça, Sérvia e Camarões, seleções bem conhecidas dos brasileiros dos últimos Mundiais.

A Canarinho estreia na competição no dia 24 de novembro, diante dos sérvios, às 16 horas (horário de Fortaleza), no Lusail Stadium. Quatro dias depois, os comandados de Tite encaram os suíços, às 13 horas, no Stadium 974. Por fim, o time pentacampeão mede forças com os camaroneses, no dia 2 de dezembro, às 16 horas, outra vez no Lusail Stadium.

Eliminada nas quartas de final de 2018, na Rússia, a seleção seguiu sob comando de Tite para o novo ciclo e fez campanha irretocável nas Eliminatórias, com campanha invicta e liderança isolada. Em 17 partidas, foram 14 triunfos e três empates. No percurso, a equipe venceu uma Copa América sobre o Peru, em 2019, mas perdeu para a arquirrival Argentina em 2021, em pleno Maracanã.

Com a experiência e os aprendizados da última disputa, Tite pretende uma nova história desta vez antes de encerrar o ciclo à frente da equipe — o treinador já informou que deixará o cargo após a Copa. A base do elenco já está desenhada, mas ainda há vagas em disputa e algumas peças podem ganhar espaço caso a Fifa ratifique o aumento da lista de convocados de 23 para 26 jogadores.

Em preparação para o torneio, o Brasil disputará amistosos na Ásia no início do próximo mês: encara a Coreia do Sul no dia 2 de junho, em Seul, e mede forças com o Japão no dia 6, em Tóquio. Haveria ainda um amistoso contra a Argentina, que acabou cancelado pela Federação do país vizinho.

Primeira a ser disputada nos meses finais do ano, em razão do clima, a Copa do Catar também traz muitas outras curiosidades e polêmicas e promete ser única de diversas formas.

Sorteio de grupos da Copa do Mundo de 2022, em Doha, no Catar
Sorteio de grupos da Copa do Mundo de 2022, em Doha, no Catar (Foto: FRANCK FIFE / AFP)

Veja 50 curiosidades sobre a Copa do Mundo do Catar

1. A Copa do Mundo do Catar vai ser a primeira edição disputada em um país do Oriente Médio.

2. Os jogos serão disputados em oito estádios, em cinco cidades diferentes. Sendo três deles na capital Doha.

3. A seleção do Catar, que se classificou por ser país-sede, é a única que vai disputar uma Copa do Mundo pela primeira vez em 2022.

4. A Itália é a única seleção que já foi campeã do Mundo que não vai participar da Copa de 2022.

5. O mascote oficial da Copa do Catar se chama La'eeb, expressão que significa jogador super habilidoso. O personagem é baseado no ghutrah, um lenço de cabeça típico da cultura árabe.

Grupo G da Copa do Mundo de 2022, com Brasil, Sérvia, Suíça e Camarões, em sorteio em Doha, no Catar
Grupo G da Copa do Mundo de 2022, com Brasil, Sérvia, Suíça e Camarões, em sorteio em Doha, no Catar (Foto: FRANCK FIFE / AFP)

6. Dos 36 árbitros selecionados para a Copa do Mundo de 2022, dois são brasileiros e três são mulheres. Será a primeira vez que um Mundial masculino será apitado por uma árbitra.

7. A Copa do Mundo de 2022 vai ser a última no atual formato, com 32 seleções. A partir de 2026, serão 48 classificadas e divididas em 16 grupos de três.

8. Será a primeira vez que uma Copa do Mundo vai ser disputada no fim do ano, em meio a temporada europeia. Isso porque o alto calor no Catar nos meses de junho e julho impossibilitaram a competição de ser realizada no período.

9. Um dos estádios, o Ras Abu Aboud, será o primeiro estádio desmontável da história das Copas. Ele é feito com containers navais reciclados e será desmontado após o torneio.

Estádio Ras Abu Aboud, em Doha, no Catar, que será palco de jogos da Copa do Mundo 2022
Estádio Ras Abu Aboud, em Doha, no Catar, que será palco de jogos da Copa do Mundo 2022 (Foto: KARIM JAAFAR / AFP)

10. A cidade de Lusail, local da final da Copa do Mundo, foi toda construída do zero em cima de um deserto e hoje é uma das mais luxuosas do Mundo. O local era apenas um trecho da imensidão do deserto do Catar há 20 anos.

11. Com estádios separados por menos de 70 quilômetros, a Copa de 2022 será o Mundial com menor deslocamento da história desde o de 1930, realizado no Uruguai.

12. Bebidas alcoólicas em locais públicos são proibidas no Catar, mas o país vai criar bolhas onde o consumo de álcool pode ser feito, como nas fan zones.

13. Para tornar a Copa mais compacta, o Mundial do Catar terá quatro jogos por dia na fase de grupos, reduzindo o tempo de realização de 31 para 28 dias.

14. Sete dos oito estádios terão climatização para amenizar o calor da região, com saídas de ar fresco embaixo dos assentos.

15. A Copa terá um novo auxílio de arbitragem para detectar impedimento, onde representações 3D são feitas instantaneamente para identificar e avisar ao árbitro uma possível irregularidade sem demora.

16. Depois do Catar, que estreia em Copas, o Canadá é a seleção que menos tem costume com o Mundial. A única participação dos canadenses foi há 36 anos, na Copa de 1986, no México.

17. O Brasil terá adversários conhecidos das Copas passadas. Suíça e Sérvia estiveram no grupo da seleção brasileira em 2018, enquanto Camarões foi adversária da Canarinho em 2014.

18. Mais da metade da população do Catar é estrangeira, sendo a maioria vinda de outros países árabes.

19. Oito seleções ainda brigar pelas últimas três vagas na Copa do Mundo 2022. Uma ficará entre Nova Zelândia ou Costa Rica, outra entre Austrália, Emirados Árabes ou Peru, e a última entre Ucrânia, Escócia ou País de Gales.

20. Até o momento, a Fifa revelou que já vendeu mais de 800 mil ingressos e recebeu mais de 23 milhões de pedidos de ingressos para a Copa do Mundo de 2022. O Catar só possui 90 mil quartos de hotéis.

21. Os horários dos jogos realizados na Copa do Mundo do Catar acontecem entre 7 e 16 horas (horário de Brasília)

22. A música oficial da Copa do Mundo do Catar se chama "Hayya Hayya", e é interpretada pelo Trinidad Cardona, Davido e Aisha.

23. A homossexualidade é crime no Catar. Segundo o presidente do comitê organizador, Nasser Al-Khater, a comunidade LGBTQIA+ será bem-vinda, mas deve se adequar aos costumes locais.

24. Devido aos ataques realizados à Ucrânia, a seleção russa foi banida pela Fifa e não vai disputar o Mundial.

25. A bola da Copa do Mundo de 2022 se chama Al Rihla, que significa "A Jornada". O desenho é inspirado na cultura, arquitetura, barcos icônicos e na bandeira do Catar.

Al Rihla, bola oficial da Copa do Mundo de 2022, no Catar
Al Rihla, bola oficial da Copa do Mundo de 2022, no Catar (Foto: MOHAMED ALI ABDELWAHID / FIFA / AFP)

26. A seleção da Dinamarca fará um boicote comercial à Copa do Catar. Ao invés de estampar patrocinadores, serão utilizadas frases a favor dos direitos humanos.

27. Inglaterra e Estados Unidos são os países que lideram pedidos de ingressos para a Copa do Mundo.

28. No Brasil, a Globo tem os direitos de transmissão da Copa do Mundo na tv aberta e fechada, mas sem exclusividade nos meios digitais. Logo, outras emissoras ou serviços de streaming também devem entrar na disputa para transmitir o Mundial.

29. O jogo de abertura da Copa do Mundo vai ser entre Senegal x Holanda, no dia 21 de novembro. No entanto, a cerimônia de abertura está agendada para o jogo entre Catar x Equador, que marca a estreia do país-sede e será o terceiro jogo da Copa.

30. Só o grupo E tem duas seleções que já foram campeãs do Mundo. Espanha e Alemanha se enfrentam e terão pela frente o Japão e quem se classificar entre Costa Rica e Nova Zelândia.

31. A Fifa está analisando dar permissão para que as seleções possam convocar 26 atletas para a Copa do Mundo, diferente do modelo tradicional, com 23 jogadores.

32. O Equador está sendo investigado pela Fifa e pode perder a sua vaga na Copa do Mundo por um possível jogador irregular. A denúncia foi feita pelo Chile, que deve garantir a vaga no Mundial se a seleção equatoriana for punida.

33. Até a Copa do Mundo, as seleções terão dois períodos para a realização de amistosos. Em junho e em setembro. O Brasil tem jogos marcados contra Japão, Coreia do Sul, Argentina e México.

34. Apesar de ser estreante em Copa do Mundo, o Catar tem um título importante conquistado nos últimos anos. A seleção foi campeã da Copa da Ásia em 2019 com 100% de aproveitamento, derrotando o Japão na final por 3 a 1. Foi o primeiro título continental do país.

35. Todo o trajeto entre os estádios podem ser realizados de metrô, com o mais longo durando cerca de três horas.

36. Entre o período de realização da Copa do Mundo, a previsão é que a temperatura no Catar varie entre 20ºC e 28ºC.

37. O Lusail Stadium, que vai receber a final da Copa, tem capacidade para 80 mil torcedores.

38. Por ser um país pequeno e com alto índice de imigrantes, a seleção catari é composta por muitos jogadores naturalizados. Dos 14 jogadores que entraram em campo na final da Copa da Ásia, em 2019, sete nasceram em outros países.

39. O estádio Education City, em Doha, possui sistema de refrigeração à base de energia solar.

40. A seleção campeã receberá a quantia de 42 milhões de dólares, o equivalente a R$ 207 milhões na cotação atual, valor recorde na história das Copas.

41. O Catar é considerado o país mais rico do Mundo em relação ao PIB per capita.

42. O Catar é o menor país a receber uma Copa do Mundo, com território de cerca de 11,5 quilômetros quadrados, quase metade do território de Sergipe, menor estado brasileiro, que tem 21,9 quilômetros quadrados.

43. Lionel Messi pode se tornar o jogador sul-americano que mais entrou em campo em jogos de Copa do Mundo caso atue em pelo menos três jogos. O argentino já atuou em 19 partidas e pode ultrapassar Mascherano e Cafu (20) e Maradona (21).

Argentina de Messi e Equador jogam hoje, 29, pelas Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2022; veja onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações
Argentina de Messi e Equador jogam hoje, 29, pelas Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2022; veja onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações (Foto: Nelson Almeida/ AFP)

44. A Copa do Mundo só foi disputada em um país asiático em uma oportunidade, em 2002, quando Coreia do Sul e Japão se dividiram como sedes. Na ocasião, o Brasil foi campeão.

45. Cristiano Ronaldo pode se tornar o único jogador a marcar gol em cinco Copas do Mundo consecutivas.

46. O Uruguai é a seleção campeã do Mundo que está a mais tempo sem ganhar uma Copa. Seu último título foi em 1950, no Brasil.

47. Nas últimas três Copas, a atual campeã foi eliminada na fase de grupos. A França, vencedora em 2018, terá em seu caminho Dinamarca, Tunísia e quem se classificar entre Peru, Austrália ou Emirados Árabes.

48. A Copa do Mundo do Catar será a despedida do técnico Tite da seleção brasileira. Ainda não há substituto definido para assumir a função.

Técnico Tite em treino da seleção brasileira na Granja Comary, em Teresópolis/RJ
Técnico Tite em treino da seleção brasileira na Granja Comary, em Teresópolis/RJ (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

49. O Brasil é o único país com cinco títulos mundiais e só pode ser alcançado em 2022 se a Alemanha for a campeã. A Itália, que também tem quatro títulos, não se classificou para a Copa.

50. A final da Copa do Mundo de 2022 está marcada para 18 de dezembro. Exatamente uma semana antes do Natal.

O que você achou desse conteúdo?