Com o fim do jejum de vitórias na Série A do Brasileiro, o Fortaleza parece ter dado início à reação que os torcedores tanto aguardavam. Apesar de não ter saído da lanterna da competição com os três pontos conquistados sobre o Flamengo-RJ, o Leão mostrou que tem forças para sair da zona de rebaixamento e a confiança do grupo e da torcida se elevou.
A missão do Tricolor agora é fazer com que o triunfo histórico no Maracanã não seja um fato isolado, como prega o ala-esquerda Juninho Capixaba. “Espero que essa vitória expressiva fora de casa seja um primeiro passo para uma nova etapa na competição, pois precisamos usar isso a nosso favor”, disse. E a chance de consolidação está logo à frente.
Os próximos dois jogos do Fortaleza são em casa, contra times de meio de classificação, que dão totais condições de disputa franca. O primeiro, já nesta quinta-feira, 9, é o Goiás, que venceu ontem e pulou para a 12ª posição. Três dias depois, no domingo, é a vez do Tricolor encarar o Athletico-PR, 9º colocado.
Apesar dos lugares que ocupam, goianos e paranaenses estão a dois e três pontos do time que abre a zona do rebaixamento, o Juventude-RS, o que mostra que a disputa ainda está muito embolada e propícia para uma reação.
Se fizer o dever de casa e faturar os seis pontos, o Fortaleza terminará a 11ª rodada com os números de jogos e pontos iguais, o que já simbolizaria um equilíbrio mínimo na campanha — ter menos pontos que jogos costuma resultar em rebaixamento. Para isso, porém, o Leão precisa quebrar mais uma barreira neste Campeonato Brasileiro, que é vencer uma partida em casa.
O Tricolor é pior mandante da Série A, com cinco jogos disputados no Castelão e apenas dois pontos conquistados, frutos de empates contra o São Paulo e o Juventude. Em seus domínios, porém, o time do Pici perdeu para Cuiabá-MT, Fluminense-RJ e para o maior rival, o Ceará.
Por falta de apoio da torcida não tem sido. O Fortaleza foi o quarto clube que mais levou torcedores (pagantes) ao estádio em nove rodadas, ficando atrás apenas dos gigantes Flamengo, Palmeiras e Corinthians.
Há quem aponte a condição do gramado do Castelão como um problema, uma vez que o Ceará também tem tido dificuldades de vencer em casa, tendo vencido apenas o Clássico-Rei. O estado do campo de jogo, inclusive, vai ser debatido em reunião dos clubes com o Governo do Estado e a praça esportiva pode até ser fechada para que melhorias sejam realizadas, mas as partidas contra Goiás e Athletico-PR, até pelo tempo hábil de mudança de jogo, serão no Gigante da Boa Vista.
A preparação do Fortaleza começa hoje à tarde, no centro de excelência Alcides Santos. A delegação tricolor retornou ao meio-dia de ontem do Rio de Janeiro, e os jogadores ganharam folga. Apesar de perder um dia de preparação, a estratégia da comissão técnica de poupar alguns titulares contra o Flamengo e os retornos de Lucas Lima, Ceballos e Felipe após cumprirem suspensão, devem garantir um time em boas condições físicas para quinta-feira.