O Ceará realiza hoje as últimas preparações para enfrentar o América-MG, amanhã, no estádio Independência, em Belo Horizonte, em partida válida pela 10ª rodada do Brasileirão, em busca de recuperar os pontos desperdiçados contra o Coritiba-PR em casa na última jornada.
Será o primeiro de dois jogos longe da Arena Castelão. Depois de encarar o Coelho, o Vovô viaja para Goiânia para enfrentar o Goiás no domingo, 12, e terá o desafio de superar o desgaste físico se quiser sair com os seis pontos nos confrontos.
O time embarcou para Belo Horizonte ainda na tarde de ontem, quando se reapresentou após o empate contra o Coxa. Um dia depois do jogo contra o Coelho, partirá para Goiânia para enfrentar o Esmeraldino.
O Ceará não tem uma semana livre entre os jogos desde que foi eliminado pelo CRB-ARL nas quartas de final da Copa do Nordeste. Desde então, o time jogou 17 vezes entre o período de 5 de abril a 4 de junho, uma média aproximada de um jogo a cada três dias. E conforme avance nas Copas do Brasil e Sul-Americana, o escrete alvinegro não terá folga até a conclusão destas competições.
Dorival Júnior já deixou claro que mudará peças no time titular conforme os jogos para evitar o desgaste acumulado e novas contusões no elenco. Alternando entre os onze iniciais e o banco de reservas, os laterais Nino Paraíba e Victor Luís devem aproveitar o rodízio do treinador no confronto contra o América-MG.
Com Vina poupado do treino de ontem e Cléber vindo de uma sequência de jogos como titular, a chance de Matheus Peixoto iniciar pela primeira vez na equipe principal aumentam. O centroavante entrou nos dois últimos jogos, nos quais contribuiu com uma assistência no duelo contra o São Paulo e quase balançou as redes pelo novo clube na partida contra o Coxa.
Lesionados, o zagueiro Luiz Otávio e o meia-atacante Lima não viajaram com o elenco para Belo Horizonte e provavelmente também serão ausência para o jogo contra o Goiás. Além deles, Lucas Ribeiro, Kelvyn, João Victor e Dentinho também permaneceram na capital cearense.
Apesar do desgaste, o Ceará aposta em condições melhores dos gramados dos adversários para fluir o estilo de jogo da equipe, que se sente prejudicada quando joga na Arena Castelão. Em coletiva depois do empate contra o Coritiba, o técnico Dorival Júnior fez duras críticas às condições do campo e chegou a afirmar que o time “em termos de velocidade, trocas de passe e dinâmica” é superior quando atua como visitante.
O Alvinegro tem desempenho regular fora do Estado no Brasileirão. A equipe de Dorival Júnior conquistou uma vitória, dois empates e foi derrotado somente uma vez, contra o Athletico-PR, na quinta rodada. Enquanto no Gigante da Boa Vista o Vovô soma apenas um triunfo, contra o Fortaleza (na condição de visitante), e quatro tropeços.