O Ceará inicia hoje o primeiro embate diante do The Strongest-BOL pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O confronto marca o primeiro jogo da história centenária alvinegra disputando esta fase eliminatória de uma competição internacional. A bola vai rolar às 19h15min, no estádio Hernando Siles, na altitude de mais de 3.600 metros de La Paz.
O Vovô desembarcou na manhã de ontem na cidade boliviana Santa de La Sierra, onde realizou as últimas atividades no estádio Ramon Aguilera pelo período da tarde. Com um total de oito jogadores indisponíveis, o técnico Marquinhos Santos teve que se virar para preparar o time para encarar os donos da casa.
Ainda em recuperação de lesões, o meia-atacante Mendoza, o goleiro Richard e o volante Rodrigo Lindoso não viajaram com a delegação e seguem fora de combate. Diagnosticados com Covid-19 em testagem na última segunda-feira, 27, João Ricardo, Cléber, Bruno Pacheco e Lucas Ribeiro também são desfalques. Além deles, o técnico não poderá contar com Richard Coelho, que está suspenso por terceiro cartão amarelo.
Com pelo menos quatro jogadores considerados titulares indisponíveis para a partida, Marquinhos Santos terá de quebrar a cabeça mais uma vez para escalar o time. No gol, Vinícius deve proteger a meta cearense, enquanto a defesa deve ser formada por Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio e Victor Luís.
No meio para frente começam a surgir as dúvidas para o treinador. Sem dois volantes disponíveis, o técnico pode utilizar Fernando Sobral e Richardson para atuarem protegendo a linha de defesa. Mais à frente, Vina pode integrar o meio-campo e jogar centralizado.
No ataque, Erick e Lima são os favoritos para figurarem entre os 11 iniciais, enquanto Zé Roberto deve ser o escolhido superar a concorrência contra Matheus Peixoto, que ainda não está em condições físicas ideais e, consequentemente, não seria uma boa escolha para jogar na altitude.
Mandante no jogo de ida, The Strongest não joga desde o dia 12 de junho, pela final do Apertura 2022, quando foi derrotado pelo Bolívar por 3 a 0. O Tigre se classificou para a Sul-Americana após ficar na terceira colocação no grupo B da Libertadores, com seis pontos.
No Hernando Siles, palco do duelo contra o Ceará, o Strongest realizou cinco partidas pelo principal torneio continental na atual temporada. Na fase preliminar, os bolivianos bateram o Plaza Colonia-URU, por 3 a 0, e a Universidad Catolica-CHI, por 2 a 1. Já na fase de grupos, a equipe obteve dois empates por 1 a 1, contra Libertad-PAR e Caracas-VEN, e uma vitória por 5 a 0 contra o Athletico-PR. Na temporada, a equipe de Christian Diaz realizou 16 jogos em casa e só perdeu duas vezes, ambas para o Bolívar.
O Vovô, por sua vez, ainda não venceu sob o comando de Marquinhos Santos. São quatro jogos, três empates e uma derrota no retrospecto do treinador pelo Alvinegro de Porangabuçu. Com tantos desfalques e por jogar na altitude, o torcedor, porém, ficará contente se a equipe sair pelo menos com um empate para decidir a vaga para as quartas de final na Arena Castelão, na próxima semana.
The Strongest-BOL
4-3-3: Viscarra; Wayar, Jusino (Benegas), Castillo e Villamil; Calleros, Cascini e Ursino; Henry Vaca, Esparza e Enrique Triverio. Téc: Christian Diaz
Ceará
4-3-3: Vinícius Machado; Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio e Victor Luís; Fernando Sobral, Richardson e Vina; Erick, Lima e Zé Roberto. Técnico: Marquinhos Santos
Local: Estádio Hernando Siles, em La Paz-BOL
Data: 29/6/2022
Horário: 19h15min (de Fortaleza)
Árbitro: Esteban Ostojich-URU
Assistentes: Carlos Barreiro-URU e Pablo Llarena-URU
VAR: Eber Aquino-PAR
Transmissão: Conmebol TV, Rádio O POVO CBN e Facebook e YouTube do O POVO