Logo O POVO+
Fortaleza precisa vencer 12 dos 23 jogos restantes para não ser rebaixado no Brasileirão
Esportes

Fortaleza precisa vencer 12 dos 23 jogos restantes para não ser rebaixado no Brasileirão

Lanterna da Série A, Fortaleza tem 78,3% de chance de ser rebaixado, segundo levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e precisa de ótima campanha por reação
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA, CE, BRASIL, 12-06.2022: Juan Pablo Vojvoda. Fortaleza x Athletico Paranaense, pelo Campeonato Brasileiro Serie A, Arena Castelão. em epoca de COVID-19. (Foto:Aurelio Alves/ Jornal O POVO) (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves FORTALEZA, CE, BRASIL, 12-06.2022: Juan Pablo Vojvoda. Fortaleza x Athletico Paranaense, pelo Campeonato Brasileiro Serie A, Arena Castelão. em epoca de COVID-19. (Foto:Aurelio Alves/ Jornal O POVO)

Passadas 15 rodadas do Campeonato Brasileiro, a situação do Fortaleza na tabela de classificação é delicada. O time cearense somou apenas 10 pontos de 45 possíveis e amarga a lanterna da competição. No último domingo, 2, o Leão foi derrotado pelo Coritiba-PR por 2 a 1 e deixou escapar a chance de sair da última posição.

Segundo levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Tricolor do Pici é a equipe com maior probabilidade de ser rebaixado para a segunda divisão do Brasileiro. Neste momento da competição, o Fortaleza tem 78,3% de chance de jogar a Série B em 2023. As equipes que mais se aproximam do percentual dos cearenses são Juventude-RS (70,8%), Cuiabá-MT (31,2%) e Avaí-SC (27,8%) — destes, apenas os catarinenses não estão no Z-4.

Ao ser derrotado pelo Coxa, no estádio Couto Pereira, a distância do Fortaleza para o Atlético-GO, primeiro time fora da zona de rebaixamento, aumentou para sete pontos. Desta forma, o Tricolor ainda ficará no Z-4 do Brasileirão pelas próximas duas rodadas, no mínimo.

Diante da campanha feita até aqui, o Fortaleza precisará fazer um campeonato praticamente perfeito da 16ª rodada em diante. Para atingir o "número mágico" de 45 pontos, que, em teoria, salva as equipes do rebaixamento, o time cearense precisará vencer nada menos que 12 dos 23 jogos restantes. Caso cumpra essa meta, o Leão somará 46 pontos no total.

Para ter noção do tamanho do desafio, a equipe do Pici ganhou apenas duas partidas das 15 que disputou até aqui no Campeonato Brasileiro. Nos jogos restantes, os comandados de Juan Pablo Vojvoda foram derrotados em nove oportunidades e empataram quatro vezes.

O Fortaleza poderá iniciar a reação já no próximo domingo, 10. Na oportunidade, o time do Pici terá a difícil missão de enfrentar o poderoso Palmeiras-SP de Abel Ferreira. O duelo acontece na Arena Castelão e será válido pela 16ª rodada da Série A. A bola rola a partir das 18 horas.

Para voltar a vencer — e sonhar — dentro do Campeonato Brasileiro, Juan Pablo Vojvoda e sua comissão técnica precisam, primeiro, encontrar o encaixe ideal da defesa. O time cearense sofreu 21 gols e tem o quinto pior desempenho defensivo da competição, à frente apenas de Juventude, Avaí, Coritiba e Atlético-GO.

Aliado ao desempenho ruim da defesa, a falta de concentração dos atletas nos minutos finais de cada etapa do jogo tem atrapalhado o Fortaleza de segurar resultados que garantiriam pontos preciosos para a equipe na competição. Isso porque dos 21 gols sofridos na Série A, 12 deles aconteceram após o minuto 40 dos jogos, dos quais dez colocaram o time em desvantagem no placar ou resultaram no empate.

Contra o Coritiba, por exemplo, o Leão empatava a partida até os 49 do segundo tempo, quando José Hugo ganhou a disputa contra quatro defensores da equipe cearense e marcou o gol da vitória dos paranaenses.

“Estamos perdendo pontos, estamos dando pontos para os adversários nos últimos minutos. São detalhes. O futebol, muitas vezes, é definido nos detalhes. Fizemos um segundo tempo muito bom, mas sofremos um gol no último minuto em uma desconcentração”, disse Vojvoda.

Diante do Atlético-MG, na 15ª rodada, a situação foi ainda pior. O Fortaleza ganhava a partida por 2 a 1 até os 42 do segundo tempo, em pleno Mineirão. Deste minuto em diante, a equipe de Vojvoda sofreu dois gols e deixou o gramado sem somar um ponto sequer.

O Tricolor também sofreu gols no apagar das luzes contra Avaí (1 gol), Goiás (1 gol), Flamengo (1 gol), Ceará (1 gol), Botafogo (3 gols) e Internacional (2 gols).

Volante Lucas Sasha e atacante Thiago Galhardo em treino do Fortaleza no Centro de Excelência Alcides Santos, no Pici
Volante Lucas Sasha e atacante Thiago Galhardo em treino do Fortaleza no Centro de Excelência Alcides Santos, no Pici

Reforços do Fortaleza, Thiago Galhardo e Lucas Sasha já treinam no Pici

À espera da abertura da janela de transferências, os novos reforços do Fortaleza já treinam no Centro de Excelência Alcides Santos. Anunciados na semana passada, o volante Lucas Sasha e o atacante Thiago Galhardo já cumprem expediente no Pici com rotina de atividades, apurou o Esportes O POVO.

Galhardo foi a primeira cara nova confirmada pelo Tricolor, na noite da última quarta-feira, 29. O jogador de 32 anos, inclusive, já marcou presença na Arena Castelão no dia seguinte para assistir ao empate em 1 a 1 com o Estudiantes-ARG, pela Copa Libertadores. O atacante está emprestado pelo Internacional até o final do ano e já tem pré-contrato com o Leão para 2023.

Sasha, por sua vez, foi anunciado na quinta-feira, 30. O meio-campista de 32 anos fez carreira do exterior e estava no Aris, da Grécia, do qual se despediu em meados de junho para retornar ao futebol brasileiro. O vínculo com o clube do Pici tem duração até maio de 2024.

Encerrado o período de férias — ambos estavam no futebol europeu —, Thiago Galhardo e Lucas Sasha iniciaram os trabalhos no novo clube sob comando da parte da comissão técnica que não viajou para os jogos contra Coritiba, no Paraná, e Estudiantes, na Argentina. Após avaliações clínicas e físicas, a dupla treina na companhia dos jogadores não relacionados.

Ainda nesta semana, o meia venezuelano Rómulo Otero também se juntará ao grupo para começar as atividades. O ex-jogador de Corinthians e Atlético-MG, que estava no Cruz Azul, do México, assinou com o Fortaleza até o final deste ano.

O trio poderá ser regularizado pelo Tricolor na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a partir do próximo dia 18, quando será aberta a janela de transferências.

O que você achou desse conteúdo?