Ceará e Fortaleza entram em campo hoje em busca de uma classificação que pode render quase R$ 4 milhões aos clubes. Além do poderio financeiro, o embate pode colocar o time classificado em uma melhor situação com a torcida vencedora. Por esse motivo, o duelo não deve ser fácil para nenhum dos lados, mas cada parte possui seus componentes que podem desequilibrar o duelo.
Do lado do Ceará, Vina é destaque desde a temporada 2020, quando chegou a Porangabuçu. Ele, que se descreveu em coletiva cedida às vésperas do jogo ser um ansioso por clássicos em geral, pode ser peça-chave para o Vovô conseguir reverter a vantagem construída pelo Fortaleza no jogo de ida. Apesar de não render da mesma forma como tem sido escalado por Marquinhos Santos, o meia marcou oito gols e cedeu quatro assistências nos 33 jogos que participou até aqui em 2022, tendo participação direta em 12 tentos marcados.
Para o embate, no entanto, o jogador salientou os principais pontos nos quais o Ceará deve se focar: tranquilidade e estratégia. "É ter tranquilidade primeiramente e procurar não pensar no segundo ou no terceiro gol, mas sim no primeiro. A gente tem que vencer o jogo. É dessa maneira que a gente vai ver o jogo [...] A gente sabe que eles têm essa vantagem , mas isso não quer dizer nada, o que vai importar é o que vai ser feito amanhã, nos 90 minutos (finais)”, disse.
“A gente vai procurar, estrategicamente, fazer um grande jogo. Neutralizar bem as peças deles que a gente sabe que desequilibra e no ponto fraco (do adversário), ser eficaz. Temos o retorno de jogadores importantes, que podem desequilibrar nesse jogo. Que a gente possa ser feliz na estratégia e conseguir essa virada histórica", disse o camisa 29 do Vovô.
Do outro lado, Silvio Romero acredita que o Fortaleza precisa jogar sem o regulamento debaixo do braço, mesmo com a vantagem pelos 2 a 0 no jogo de ida. “É um jogo diferente, que vai começar uma nova partida, 0 a 0. Por isso, vamos ter que fazer nosso melhor jogo para passar de fase. Isso (possível classificação) vai aumentar a confiança do time para o Brasileirão, que estamos em uma situação complicada, mas acreditamos que vamos sair”, falou ele.
"A gente está se preparando para uma partida muito importante. Uma competição que a gente tem muita vontade de classificar para a próxima fase. Psicologicamente, acredito que vamos estar à altura da competição como a que vamos jogar contra o Ceará", ponderou o camisa 18.
O centroavante argentino é umas das peças que pode desequilibrar o jogo para o lado do Tricolor do Pici. Apesar de ainda não ter marcado na Série A, ele possui 11 gols anotados e três assistências dadas em 39 jogos disputados na temporada 2022. São 14 participações diretas em gol.
Ceará e Fortaleza se enfrentam hoje, às 20 horas, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. O duelo ocorre na Arena Castelão. No jogo de ida, o Tricolor do Pici levou os três pontos após vencer por 2 a 0.