Em tarde de pouca inspiração, o Ceará foi derrotado por 1 a 0 pelo Juventude-RS ontem, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), pela 19ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Vovô encerra o primeiro turno com 24 pontos e 42% de aproveitamento, mesmo desempenho das últimas duas temporadas neste recorte da competição.
O cenário antes do embate começar era bem positivo para o Ceará: duas vitórias seguidas no certame e enfrentando o lanterna, que não vencia há nove jogos. Dentro de campo, porém, o desempenho e a postura do Alvinegro deixaram a desejar, ocasionando em um revés que freia o momento de ascensão que a equipe vivia.
O primeiro tempo do confronto foi de poucas emoções. O Ceará, no geral, adotou uma postura comedida, atraindo o Juventude para o seu campo de defesa com o intuito de explorar transições rápidas por meio de ligações diretas para Mendoza e Cléber. A estratégia, entretanto, não foi executada com eficiência.
O Jaconero, lanterna no começo da rodada, conseguiu ter certo volume ofensivo no início da partida, mas em nenhum momento causou incômodo ao goleiro João Ricardo, que não precisou fazer defesas com maior grau de complexidade. O Vovô também não estava inspirado no ataque e apresentou muita dificuldade na primeira fase de construção, pecando pelos excessos de erros na saída de bola.
O cenário da etapa inicial, portanto, foi de equilíbrio, com Ceará e o Juventude alternando momentos onde tinham o controle da posse da bola e tentavam impor intensidade nas articulações ofensivas. Ambos os times, entretanto, não conseguiram ser criativos para quebrar as linhas defensivas e foram pouco objetivos.
Não à toa, o primeiro tempo — de muito mais disputa física do que técnica — teve pouquíssimas situações claras para que o 0 a 0 do placar fosse modificado. Pelo Vovô, Mendoza, Richard Coelho e Cléber tentaram arremates, mas sem perigo, enquanto Moraes e Pitta foram os mais atuantes pelo lado do Alviverde gaúcho.
O clima morno dos 45 minutos iniciais se estendeu para a etapa final. O ritmo do embate na volta do intervalo seguiu lento, pragmático e com muito perde-ganha de bola. Diante da situação, Marquinhos Santos, aos 13 minutos, decidiu fazer a primeira mudança no Vovô: Jhon Vásquez no lugar de Lima, promovendo a estreia do atacante colombiano com a camisa preto-e-branco.
Com a troca, o Alvinegro ganhou profundidade pelo lado direito, setor em que Nino costuma jogar de forma sozinha. O colombiano, inclusive, em sua primeira jogada em campo, protagonizou boa tabela com Cléber e concluiu com uma finalização ao gol, defendido por Felipe Alves.
Aos 20 minutos, porém, um erro de marcação complicou o jogo para o Ceará. Na jogada, Moraes avançou pela linha de fundo do lado direito e cruzou para área, onde Pitta, sem nenhuma dificuldade, já que Nino Paraíba não pulou para disputar a bola, cabeceou, abrindo o placar a favor dos mandantes.
Em desvantagem, Marquinhos fez quatro novas mudanças em cinco minutos. Cléber, Richardson, Vina e Richard Coelho deram lugar para Peixoto, Rigonato — que, assim como Vásquez, fez sua estreia —, Fernando Sobral e Lindoso, respectivamente. Mesmo com as alterações e chegando a ficar com 70% de posse de bola, o desempenho do Ceará não melhorou ao ponto de criar uma pressão sobre o Juventude. Confortável com o 1 a 0, o Jaconero administrou o resultado e garantiu o triunfo diante do Alvinegro, que não fez boa partida.
Juventude-RS
4-5-1: Felipe Alves; Rodrigo, Thalisson Kelven, Paulo Miranda e Moraes (W. Matheus); Elton, Marlon (Yuri Lima), Bruno Nazário (V. Gabriel), Edinho (Chico) e Paulo Henrique (Capixaba); Isidro Pitta. Téc: Umberto Louzer
Ceará
4-2-3-1: João Ricardo; Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Richard (Lindoso), Richardson (Rigonato); Mendoza, Vina (Sobral) e Lima (Jhon Vásquez); Cléber (Peixoto). Téc: Marquinhos Santos
Local: Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul/RS
Data: 24/7/2022
Gol: Isidro Pitta, aos 20min/2T
Cartões amarelos: Vitor Gabriel (JUV); Richard Coelho, Luiz Otávio e Jhon Vásquez (CEA)
Arbitragem: Felipe Fernandes de Lima/MG
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira/MG e Marcio Gleidson Correia Dias/PA