Logo O POVO+
Ceará é superior, mas fica no empate com Botafogo pela Série A
Esportes

Ceará é superior, mas fica no empate com Botafogo pela Série A

Alvinegro cearense teve as melhores oportunidades do jogo no segundo tempo, conseguiu empatar, mas não virou o jogo. Goleiro Gatito Fernandez foi o destaque do Botafogo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Mendoza marcou o gol de empate do Ceará diante do Botafogo, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (Foto: Felipe Santos/CearaSC)
Foto: Felipe Santos/CearaSC Mendoza marcou o gol de empate do Ceará diante do Botafogo, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro

O Ceará desperdiçou a chance de vencer o Botafogo no Nilton Santos, ontem, pela 21ª rodada da Série A do Brasileiro. O Vovô não converteu as muitas chances que teve de virar a partida nos minutos finais da partida e voltou para casa com um ponto, fruto do placar de 1 a 1.

Com o resultado, os cearenses chegaram a 25 pontos na tabela do Brasileirão. Os cariocas também alcançaram a mesma pontuação com o empate, mas fica à frente por ter campanha com mais vitórias.

O início do jogo foi animador, com as duas equipes alternando as jogadas ofensivas, mas à medida que os minutos avançavam, o que se viu foram muitas tramas incompletas, passes errados e dois times que conseguiram se marcar bem.

A Estrela Solitária levava mais perigo em jogadas individuais, fosse com Jefinho, Lucas Fernandes ou Erison, este último ganhando dos defensores mais na força física. O gol, porém, saiu de bola parada. Aos 8 minutos, Lucas Fernandes cobrou falta, próximo do bico direito da grande área, e Cuesta, na primeira trave, desviou levemente com a cabeça, tirando o goleiro João Ricardo da jogada.

O Vovô atacou mais o lado direito nos primeiros 45 minutos, utilizando Jhon Vásquez, que buscava tabelas ou cruzamentos para a grande área. Foi com o ele, inclusive, que nasceram as duas melhores oportunidades do time na primeira etapa, ambas tendo Guilherme Castilho como ponto final.

Na primeira, logo aos dois minutos, Vásquez jogou a bola na grande área, a defesa afastou mal e Lima pegou o rebote de primeira, batendo cruzado. O volante chegou um segundo atrasado para cabecear. Já aos 33, após tabela com Vina, o cruzamento foi feito da linha de fundo, Mendoza raspou de cabeça e Castilho finalizou de primeira, mas para fora.

Sem centroavante, o Ceará começou a partida com Vina de falso 9, mas a ideia não foi bem executada. O camisa 29 voltava demais para receber a bola, ficava longe da grande área e pouco ajudou ofensivamente no primeiro tempo.

A situação mudou antes mesmo do intervalo, já que Vásquez torceu o tornozelo esquerdo aos 42 minutos e precisou ser substituído por Cléber. O centroavante deixou para entrar após o intervalo, mas com dois minutos da segunda etapa, se lesionou e teve que ser substituído por Zé Roberto.

Com a nova configuração do Vovô em campo, Mendoza fez uma jogada que quase terminou com gol de Vina logo no primeiro minuto. O colombiano ganhou de Saravia pela esquerda, invadiu a área e fez o passe rasteiro, para desvio do colega, mas um defensor travou e mandou para escanteio.

A cobrança demorou por conta da substituição de Cléber, mas enquanto o foco estava na mudança, Mendoza foi até Vina, que estava no escanteio, e fez uma combinação. Na batida, a bola chegou ao camisa 10, livre de marcação, na segunda trave, e ele empatou para o alvinegro cearense, aos 4 minutos.

O Botafogo sentiu o gol e passou a dar espaços para as investidas do Vovô, especialmente com Mendoza, pela esquerda. O time teve chance de virar pouco tempo depois, com finalizações de Guilherme Castilho, duas vezes, e Lima. Gatito defendeu todas.

Os donos da casa só conseguiram levar perigo mesmo com uma jogada individual de Jefinho e um chute de fora de Lucas Fernandes. A equipe carioca até equilibrou a disputa no meio de campo por algum tempo, mas na reta final, com a pressão da torcida, acabou sofrendo frente ao ataque cearense.

Dos 38 até os 50 minutos, o Vovô enfileirou oportunidades de gol desperdiçadas. As mais claras foram de Fernando Sobral e Mendoza, que receberam lançamentos e ficaram frente à frente com Gatito. O primeiro mandou por cima e o concluiu torto. Teve ainda uma falta caprichada de Vina, que o goleiro do Fogão salvou com um tapa. Sem falar numa sequência de escanteios no finalzinho. A bola, porém, não entrou.

Ficha Técnica

Botafogo
4-3-3
Gatito; Saravia, Philipe Sampaio, Cuesta, Daniel Borges; Tchê Tchê, Lucas Fernandes, Eduardo; Luis Henrique (Vinícius Lopes), Jeffinho, Erison (M. Nascimento). Téc: Luís Castro.

Ceará
4-2-3-1
João Ricardo; Nino Paraíba (M. Macedo), Messias, Luiz Otávio e Victor Luis; Richard, G. Castilho (F. Sobral); Lima (Erick), Mendoza, Vásquez (Cléber [Zé Roberto]); Vina. Téc: Marquinhos Santos

Local: estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro-RJ
Data: 6/8/2022
Horário: 16h30min
Árbitro: Raphael Claus-FIFA/SP
Assistentes:Danilo Ricardo Manis-FIFA/SP e Alex Ang Ribeiro-SP
VAR: Vinicius Furlan-SP
Cartões amarelos: Lucas Fernandes, jeffinho, Saravia (BOT) Luiz Otávio, Zé Roberto, Messias, Michel Macedo (CEA)
Gols: 8min/1T - Cuesta; 4min/2T - Mendoza
Renda: R$ 578.900,00
Público: 21.657 presentes (19.732 pagantes)

O que você achou desse conteúdo?