Logo O POVO+
Ceará conversa com mais de um treinador, mas Morínigo tem preferência
Esportes

Ceará conversa com mais de um treinador, mas Morínigo tem preferência

Diretoria alvinegra segue busca no mercado para um substituto a Marquinhos Santos, que foi demitido do comando técnico do Vovô no domingo, 14, após derrota no Clássico-Rei
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Paraguaio Gustavo Morínigo comandava o Coritiba (Foto: Divulgação/Coritiba)
Foto: Divulgação/Coritiba Paraguaio Gustavo Morínigo comandava o Coritiba

Nada de fumaça branca na sede do Ceará, em Porangabuçu, no primeiro dia de busca por um novo técnico, ontem. A diretoria alvinegra fez contato com mais de um profissional no mercado da bola, mas nenhuma situação avançou de fato. A expectativa é que hoje uma negociação comece a tomar forma.

Pelo menos três técnicos foram procurados. O paraguaio Gustavo Morínigo, que deixou o comando técnico do Coritiba-PR no domingo, 14; Odair Hellmann, que rescindiu em junho com o Al-Wasl, equipe árabe que treinava; e o experiente Vanderlei Luxemburgo. Dos três, o primeiro desponta como favorito.

O Ceará já procurou Morínigo anteriormente, quando perdeu Dorival Júnior para o Flamengo-RJ. Na ocasião, o treinador preferiu seguir no Coxa Branca. Hellmann também já foi alvo do Vovô, mas existe uma situação que dificulta a vinda do ex-técnico do Fluminense-RJ (último trabalho dele no Brasil). Ele tem uma questão de ordem financeira com o Al-Wasl e um acerto com um novo clube pode acabar saindo por um preço salgado. Além disso, a preferência dele seria uma permanência no mercado árabe.

Quanto a Vanderlei Luxemburgo, um dos nomes consagrados dentre os técnicos brasileiros, um acerto não é muito provável porque o treinador não está focado em futebol no momento. Luxa, como é conhecido, chegou a enveredar para a política, mas desistiu de concorrer às eleições deste ano após ser substituído por outro político na disputa por uma vaga no Senado por Tocantins, pelo partido ao qual se filiou.

De maneira oficial, a diretoria do Ceará não comenta sobre a procura por um novo treinador. O time só volta a jogar no domingo, 21, fora de casa, contra o RB Bragantino-SP. O elenco se reapresenta hoje à tarde, em Carlos de Alencar Pinto, para iniciar a preparação. O auxiliar fixo do Vovô, Juca Antonello, vai comandar as atividades.

Independentemente de quem seja o escolhido, será o quarto treinador do Ceará na temporada 2022. O Alvinegro começou o ano com Tiago Nunes, que foi demitido no fim de março. Dorival Júnior assumiu o time e ficou até junho, quando pediu para sair. Marquinhos Santos foi o escolhido para substituí-lo, mas saiu com menos de dois meses de trabalho.

Favorito, Morínigo tem a chance de abrir um espaço para treinadores estrangeiros no Ceará. O presidente do clube, Robinson de Castro, já declarou algumas vezes que prefere treinadores nacionais, porém nunca vetou a vinda de um profissional de outro país. O ex-técnico do Coxa tem a vantagem de já conhecer bem a competição e estar adaptado ao idioma português.

Com Horácio Neto, repórter da Rádio O POVO CBN

">

O que você achou desse conteúdo?