Logo O POVO+
Ceará segue busca por treinador e estrangeiros ganham força entre favoritos
Esportes

Ceará segue busca por treinador e estrangeiros ganham força entre favoritos

Além de Gustavo Morínigo, que está na pauta desde o começo das buscas, Reinaldo Rueda ganhou força, mas declinou. Alvinegro caminha para ter um técnico estrangeiro após saída de Marquinhos Santos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Experiente Reinaldo Rueda era alvo do Alvinegro (Foto: Divulgação/Comunicaciones ANFP)
Foto: Divulgação/Comunicaciones ANFP Experiente Reinaldo Rueda era alvo do Alvinegro

O Ceará abre hoje o quarto dia de buscas por um novo treinador. Desde que Marquinhos Santos foi demitido, na noite de domingo, 14, a diretoria tem feito contato com diferentes nomes e até agora não se acertou com nenhum profissional.

Apesar da diretoria optar pelo silêncio e não dar pistas do perfil de comandante que busca, as apurações sobre os nomes consultados, por si só, delimitam um tipo de profissional. Os treinadores mais cotados internamente hoje são bastante experientes, conhecidos do grande público e estrangeiros.

O favoritismo, que já esteve com o paraguaio Gustavo Morínigo, ex-técnico do Coritiba, demitido também no último domingo, agora está com o colombiano veterano Reinaldo Rueda, de 65 anos. Até março, ele treinava a seleção da Colômbia, mas foi demitido após não conseguir classificar o país para a Copa do Mundo no Catar, que vai acontecer entre novembro e dezembro deste ano.

Acostumado a treinar seleções, Rueda também tem passagens por clubes tradicionais em seus países, como o Atlético Nacional, da Colômbia, entre 2015 e 2017, e o Flamengo, entre 2017 e 2018. Ele foi oferecido ao Vovô, que abriu conversa, mas o desfecho não foi o esperado. O colombiano declinou por já ter acerto com uma outra seleção para o ciclo que se inicia após a Copa do Catar.

Sem acerto com Rueda, o Ceará pode abrir conversas com outro estrangeiro. Segundo o jornal O Dia, o espanhol Júlio Valázquez também foi oferecido para assumir o comando técnico do Vovô. O último trabalho dele foi no Alavés, da Espanha, porém só fez oito jogos. Antes tinha comandado o Marítimo, de Portugal. Das equipes mais conhecidas nas quais trabalhou estão a Udinese, da Itália, o Bétis e o Villarreal, ambos da Espanha.

O nome de Eduardo Dominguez, ex-técnico do Independiente-ARG, que está sem clube, também foi especulado, mas não está na lista de opções do Alvinegro, pelo menos no momento. Caso a opção seja mesmo por um estrangeiro, pode pesar a favor de Morínigo o fato de ter a vivência da atual Série A do Brasileiro e a facilidade com o idioma, pelo tempo em que está no Brasil.

Enquanto o novo comandante não é anunciado, o auxiliar técnico fixo do Ceará, Juca Antonello, faz a preparação do time para a partida contra o RB Bragantino-SP, marcada para domingo, 21, em Bragança Paulista. Hoje à tarde, o elenco alvinegro faz o terceiro treino da semana, em Carlos de Alencar Pinto.

Para encarar o Massa Bruta, o Alvinegro conta com o retorno da zaga titular, formada por Luiz Otávio e Messias, e do atacante Zé Roberto, que estava suspenso para a partida anterior. Último reforço contratado, o atacante Jô ainda não deve ter condições físicas para estrear, apesar de regularizado.

O que você achou desse conteúdo?