O mês de setembro será agitado e repleto de desafios no litoral nordestino. Durante os dias 5 a 30, diversos atletas irão se reunir na oitava edição do Iron Macho para percorrer mais de 1.600 quilômetros por meio do kitesurf. O trajeto passará por 381 praias de cinco Estados diferentes: Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão.
O Iron Macho é uma "kitetrip" — viagem de kitesurf — que nasceu no Ceará em 2014 e foi, com o passar dos anos, expandindo-se para outros Estados da região. O objetivo é simples: sair de um ponto e chegar a outro utilizando a prancha do kitesurf como meio de locomoção.
A ideia do Iron Macho, entretanto, não é promover a competição entre os participantes, e sim a diversão. “Todos estão ali pra sentir a brisa do mar, o vento, as ondas, compartilhando com o colega do lado o desafio de atingir aquela meta, aquele percurso. Como não há vencedores, só existem realizações”, enfatizou Marques Filho, CEO do evento.
O ponto de partida acontece no dia 5, na praia de Tambaba, na Paraíba, com destino final sendo a Ilha de Santana, no Maranhão. Ao todo, a edição deste ano já conta com 120 homens, além da austríaca Stella Tehani, a primeira mulher a topar o desafio de atravessar a rota proposta pelo evento.
“No começo desse ano eu recebi uma ligação dela (Stella Tehani) me perguntando sobre o evento. E eu falei: ‘Você aceita desafio?’, e ela disse: ‘Aceito’. Então eu a desafiei a fazer os 1.600 quilômetros do Iron Macho, a maior kitetrip do mundo em quilômetros, e ela disse que queria. A Stella é uma austríaca kitesurfista que quer desafiar o corpo e a mente”, contou Marques Filho.
Durante o percurso de 25 dias, haverá uma infraestrutura de suporte tanto no mar como em terra, com a presença de equipes médicas e instrutores de kitesurf para garantir a segurança dos participantes. O evento contará, também, com uma ação ambiental de limpeza das praias.
Em paralelo ao contexto esportivo, o evento também proporciona um encontro cultural. A expectativa é de que atletas de 16 países diferentes, como Estados Unidos, França, Itália, Austrália, Peru e Portugal, participem da aventura. As inscrições, que custam em média R$ 19 mil reais e incluem hospedagem, locomoção entre outros benefícios, já estão praticamente esgotadas, restando poucas vagas.
Iron Macho
Data: 05 a 30 de setembro
Local de partida: Tambaba/PB
Local de chegada: Ilha de Santana /MA
Inscrições e informações: (85) 98788-4176/ (85) 98753-1049