Logo O POVO+
UFC: José Aldo faz luta defensiva e perde para Merab Dvalishvili por pontos
Esportes

UFC: José Aldo faz luta defensiva e perde para Merab Dvalishvili por pontos

Lutador brasileiro somava três vitórias seguidas, mas sofreu revés com decisão unânime dos juízes no confronto diante do georgiano
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Brasileiro José Aldo em luta do UFC contra Merab Dvalishvili (Foto: ALEX GOODLETT / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP)
Foto: ALEX GOODLETT / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP Brasileiro José Aldo em luta do UFC contra Merab Dvalishvili

José Aldo frustrou os seus torcedores ao ser superado por Merab Dvalishvili no card principal do UFC 278, disputado na madrugada de ontem, em evento realizado nos Estados Unidos. O tropeço interrompe uma sequência de três vitórias seguidas do brasileiro e torna mais distante o sonho de voltar a brigar pelo cinturão da categoria peso-galo (até 61 kg).

A derrota do ex-campeão dos penas teve decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28 e 30-27) e mostrou o brasileiro com pouco repertório de ataque para enfrentar o georgiano no octógono.

A estratégia de José Aldo foi de estudar o rival, neutralizar o seu jogo de quedas e explorar uma brecha para encaixar seus golpes. Dvalishvili, no entanto, foi mais agressivo a apresentou mais volume durante a maior parte do combate. No primeiro assalto, ele chegou a aplicar um chute rodado e buscou os jabs para testar a resistência do lutador brasileiro.

No segundo assalto, Dvalishvili seguiu mais agressivo desde o início e foi superior, apesar de não conseguir levar seu oponente ao solo. Aldo aceitou menos o jogo de "clinch", mas acabou pressionado na grade, demonstrando falta de agressividade diante do ímpeto do adversário.

A última etapa do confronto manteve o panorama de toda a luta. O georgiano buscou utilizar seus golpes e tentou aplicar três quedas. Mesmo sem ir ao solo, José Aldo manteve a estratégia de jabs e diretos, que acabou tendo pouco efeito na visão dos juízes. Por fim, Merab acabou sendo declarado vencedor.

BORRACHINHA VENCE

Todos aguardavam um rápido desfecho quando Paulo Costa, o Borrachinha, entrou no octógono contra o ex-campeão do UFC, Luke Rockhold, mas presenciaram uma verdadeira batalha que rendeu o prêmio de luta da noite pela organização. O brasileiro conseguiu a vitória no UFC 278 por pontos em decisão unânime de 30-27 por todos os juízes.

Paulo Costa se recuperou de duas derrotas seguidas e adianta que quer lutar o seu próximo compromisso no Brasil. Dana White, chefe do UFC, já adiantou que a maior organização do MMA deverá retornar ao país em janeiro. Dana também aproveitou para se desculpar com o brasileiro. A Usada, a Agência Antidoping dos Estados Unidos, interrompeu o corte de peso do lutador na sexta-feira, 19, para colher sangue para teste, atrapalhando o sempre difícil processo.

"Isso nunca mais irá acontecer. É um absurdo um lutador estar cortando o peso e ser acordado às 6 horas da manhã para colherem o seu sangue. Eu subi no octógono e pedi desculpas a ele pessoalmente", lamentou Dana.

NOVO CAMPEÃO

A luta principal da noite chocou o mundo das lutas. Kamaru Usman, que podia igualar o recorde de Anderson Silva com 16 vitórias seguidas, caiu desacordado após um chute preciso do desafiante Leon Edwards já no último assalto.

Leon aplicou a primeira queda ao nigeriano em toda a sua carreira no UFC, mas perdeu o seu ritmo após um ótimo primeiro round. O dominante nigeriano foi colocando os seus golpes e passou a ditar o confronto, vencendo os próximos três assaltos.

Quando a luta parecia ir para os juízes, com o campeão vencendo também o último round, o inglês fintou um golpe de esquerda e acertou o chutaço a um minuto do final, nocauteando o adversário. Leon Edwards, que havia perdido o primeiro encontro entre os dois, faturou o cinturão dos meio-médios (até 77 kg) e deve fazer a sua defesa na trilogia diante de Usman.

BRASILEIROS NÃO FORAM BEM

A jornada não foi boa para os outros brasileiros que entraram no octógono em Salt Lake City. Léo Santos acabou derrotado por Jared Gordon também por decisão unânime dos juízes. Francisco Figueiredo foi finalizado no primeiro assalto para a Amir Albazi. Daniel Miojo foi outro a ser superado na noite por Victor Altamirano que aplicou um nocaute técnico.

O que você achou desse conteúdo?