Logo O POVO+
Cearense campeão mundial de jiu-jitsu busca patrocínio para evento em Abu Dhabi
Esportes

Cearense campeão mundial de jiu-jitsu busca patrocínio para evento em Abu Dhabi

João Vítor, de 14 anos, já conquistou mais de 200 medalhas e agora busca auxílio financeiro para unificar seu título mundial em evento que acontecerá em novembro, nos Emirados Árabes
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Cearense acumula títulos no Brasil e mira torneio no exterior (Foto: Samuel Setubal/ Especial para O Povo)
Foto: Samuel Setubal/ Especial para O Povo Cearense acumula títulos no Brasil e mira torneio no exterior

O cearense João Vítor, de apenas 14 anos, é um dos destaques do Brasil no jiu-jitsu. Campeão mundial da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE), o atleta busca patrocínio para unificar seu título junto ao Mundial da UEAJJF (Federação de Jiu-Jitsu dos Emirados Árabes Unidos, na tradução da sigla).

O evento acontecerá no mês de novembro em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O lutador atualmente é faixa verde e acumula mais de 200 medalhas em campeonatos.

Focado na carreira, João conta que seu sonho é ser reconhecido como um grande lutador e, para isso, se dedica a uma intensa rotina de treinamentos. “No sábado e domingo, quando não tem campeonato, vou à igreja, converso com os amigos. Mas eu priorizo o que quero na minha vida, pois penso nisso no futuro. O esporte é uma competição de verdade no dia a dia e não somente no campeonato. Se eu estou treinando mais que meu adversário, já estou um passo à frente dele e não o contrário. O dia a dia do atleta é uma competição. Então é preciso foco”, reforça.

O pai de João Vítor, Herlânio Pessoa, em entrevista O POVO, falou sobre a emoção das conquistas do jovem. “Como praticante de jiu-jitsu sempre estou do lado dele e a gente acaba vivenciado tudo. Toda a disciplina, todas as regras que ele impõe a si mesmo, toda a dedicação. Quando ele conquista um título vem essa mistura de alegria e dever cumprido”, disse.

João Vítor treina quatro horas por dia, na Escola Nazareno Ferreira, a parte técnica da modalidade e faz mais cinco horas semanais de fortalecimento por meio de musculação. Ele também realiza treinamento especial voltado para competições. Neste ano, compete em grandes eventos como o Campeonato Brasileiro CBJJ, o Mundial de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, e o AJP Tour, em Portugal.

Neste mês de agosto, João conquistou mais uma medalha de ouro no Bad Boy Classic International, que aconteceu no Centro de Formação Olímpica de Fortaleza.

Ao O POVO, João explica que foi campeão mundial de jiu-jitsu na temporada 2020/2021 pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu e, agora, ele busca a unificação do título na Federação de Jiu-Jitsu dos Emirados Árabes Unidos (UEAJJF) “Em novembro eu pretendo ir para Abu Dhabi para conquistar o título por essa federação (UEAJJF). Então, vai ser uma unificação de títulos das duas maiores federações”, expõe. As duas, ao lado da Federação Internacional de Jiu-Jitsu, são as principais da modalidade.

Trajetória de João Vítor no jiu-jitsu

A carreira de João Vítor no esportes começou em 2013, quando tinha apenas cinco anos e foi diagnosticado com pré-diabetes. Por recomendação médica, Herlânio Pessoa, pai de João, que já tinha praticado jiu-jitsu, matriculou o filho em uma academia. Aos 12 anos, e depois de várias conquistas, o adolescente percebeu que o esporte era mais que um hobby.

“Ali eu entendi que queria o jiu-jitsu para a vida, como profissão. A minha vida melhorou em diversas coisas, como a questão de saúde, mentalidade e saber lidar com meus problemas. O jiu-jitsu se tornou algo super importante na minha vida”, destaca.

Além de toda a rotina de treinos, o cearense também é instrutor para crianças na mesma academia que treina. Ainda jovem, ele conta que “eles se inspiraram em mim, me veem como ídolo e isso é muito gratificante”, diz.

Busca por patrocínio

João é beneficiário do Bolsa Esporte, da Prefeitura de Fortaleza. O auxílio proporciona condições necessárias para que os atletas possam se dedicar em tempo integral ao treinamento esportivo. No entanto, o valor ainda não é suficiente para custear os gastos com as competições, principalmente as que acontecem fora do Estado ou do país. O objetivo do patrocínio é ajudar a pagar as despesas com transporte, alimentação e hospedagem das competições futuras.

O pai de João conta que a principal dificuldade enfrentada pela família é a questão financeira. “A gente tem essa dificuldade com relação a patrocínio. Nós temos um patrocinador, o Paraíba Bar, que tem dado uma força muito grande para o João. Ele tem ajudado bastante, mas mesmo assim continua essa necessidade de outros patrocinadores. O investimento é alto, como viagens como essa para Abu Dhabi. O Pan Kids, na Flórida, nós não conseguimos ir e ele estava muito preparado. Se nós tivéssemos condições (para viajar para todas competições), ele representaria muito bem nosso estado e nosso país”, destaca.

Tarcio Lira, conhecido como Paraíba, maior patrocinador do João, acredita que o atleta tem muito potencial para se tornar uma referência do jiu-jitsu. "João Flash Boy é um atleta de primeira mão e hoje faz parte da história do Paraíba Bar. Eu comecei a acreditar no João lá no comecinho e essa vontade de ajudar foi crescendo vendo o esforço do garoto e de seu pai. Ele é um garoto sensacional, cheio de sonhos, cheio de objetivos, focado, dedicado a família, dedicado a Deus. E olhei para ele e disse: eu acredito em você e vou fazer o possível para você conseguir alcançar seu objetivo. Que outros empresários enxerguem o potencial do João e do esporte", ressalta.

Perspectivas de carreira

A mãe do campeão tem muito orgulho do jovem e projeta uma grande carreira para o filho. Afirma que é um privilégio muito grande ter uma criança tão focada. “João é um filho maravilhoso, obediente, cheio de sonhos. João é uma criança extraordinária, falo criança porque para a mãe, os filhos nunca crescem. Ele, tão novo e já professor, e isso me enche de orgulho. Tudo que ele vem conquistando foi devido a muito esforço. Ele quer o Jiu-jitsu para a vida dele e tenho certeza que está indo pelo caminho certo”, afirma.

Serviço

Para quem deseja apoiar o jovem campeão mundial, pode acessar o Instagram @joao.flashboy ou ligar no número (85) 99746-8533

O que você achou desse conteúdo?