Logo O POVO+
Intenso e compacto: as ideias de Lucho para o Ceará enfrentar o Flamengo
Esportes

Intenso e compacto: as ideias de Lucho para o Ceará enfrentar o Flamengo

O comandante argentino não deve promover grandes alterações táticas na estrutura da equipe alvinegra, e sim em detalhes como movimentação e postura dos atletas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Jô cumpriu suspensão por cartão vermelho (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA Jô cumpriu suspensão por cartão vermelho

A estreia de Lucho González como treinador do Ceará acontecerá sob diversos desafios. A primeira é ter que enfrentar o Flamengo no Maracanã, adversário naturalmente complicado em qualquer contexto. A segunda é a necessidade de reverter o momento complicado do Vovô no Brasileirão, com seis jogos consecutivos sem vitórias.

Entre as principais expectativas está a de como o argentino irá armar taticamente o Alvinegro em seu primeiro jogo na condição de técnico principal de um clube, já que sua única experiência a beira de um campo aconteceu no Athletico-PR, quando era auxiliar e comandou o Furacão no clássico contra o Coritiba, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Paranaense.

Em razão do pouco tempo de preparação — serão somente cinco treinos antes do duelo contra o Flamengo —, Lucho não deve promover grandes alterações na estrutura da equipe, mantendo assim o 4-2-3-1. O impacto inicial do treinador deve acontecer muito mais em ajustes de movimentação, ações com e sem a bola, e também na postura dos jogadores dentro das quatro linhas.

Em sua entrevista de apresentação, o técnico deixou claro que quer que o Ceará seja um time propositivo, intenso e compacto. "Eu gostaria de ver um time curto, com poucos espaços entre linhas, um time que seja agressivo, que goste de ter a bola, mas que tenha o timing para saber quando atacar e quando fazer uma posição com mais movimentações. Um time que mostre espírito competitivo”, explicou o comandante.

Para potencializar essa ideia, o argentino projetou a semana de treinamento com atividades curtas, mas de muita intensidade. Um dos principais desafios neste primeiro momento será tornar o Vovô mais eficiente nas conclusões das jogadas. No Brasileirão, por exemplo, o Alvinegro é o quinto time com maior média de finalizações por jogo do Brasileirão, mas aproveita pouco esse volume de jogo criado.

Em 24 rodadas disputadas, o Ceará chutou 324 vezes, o que representa média de 13,50 arremates por partida. Deste número, 128 foram finalizações corretas em direção à baliza, enquanto as 196 restantes acabaram indo para fora — ou seja, 60,49% de imprecisão. Em questão de bola na rede, o escrete preto-e-branco totaliza 23 tentos até o momento no torneio nacional, o que significa que, para marcar um gol, o Vovô precisa, em média, finalizar 14 vezes.

Made with Flourish
Ceará conseguiu empate no fim e se mantém invicto na Taça Brasil de futsal
Ceará conseguiu empate no fim e se mantém invicto na Taça Brasil de futsal

Ceará empata com Jaraguá no fim e se mantém invicto na Taça Brasil de futsal

Ceará e Jaraguá-SC empataram por 1 a 1 ontem, em jogo válido pela terceira rodada da Taça Brasil de Futsal. William Bolt fez o gol dos catarinenses no início da partida, e Rafinha empatou para o Vovô no finalzinho. A partida aconteceu no Centro de Eventos Cau Hansen, em Joinville (SC), que está recebendo todos os jogos da competição.

O duelo marcou o reencontro entre as equipes depois da final da Copa do Brasil da modalidade em 2021, vencida pelo time cearense. Os dois clubes ficaram no grupo B da Taça Brasil, junto a Campo Mourão-PR, Vasco-RJ e SERC-MS.

O jogo

O jogo começou equilibrado, com as duas equipes buscando infiltrar em busca dos espaços. Logo aos três minutos, a defesa do Ceará errou, e William Bolt recebeu livre para dar um toque por cobertura e abrir o placar para o Jaraguá.

O jogo acabou ficando um pouco truncado após o gol, mas o time alvinegro controlava as ações, chegando a ter algumas boas chances, principalmente em bolas paradas, sem dar muito trabalho para o arqueiro adversário.

No segundo tempo, o Ceará voltou melhor e não demorou para assustar o clube catarinense. Logo no primeiro minuto, Sapinho pegou forte depois de bola rolada em cobrança de falta e mandou no travessão, quase empatando para o Vovô.

Passada a blitz inicial do Alvinegro, o Jaraguá conseguiu equilibrar o jogo, inclusive também colocando bola na trave. O duelo seguiu equilibrado até os minutos finais, até que o Ceará apostou em um goleiro-linha e conseguiu o empate restando um minuto, quando Rafinha recebeu ótimo passe na entrada da área e chutou no cantinho para igualar o marcador.

Os dois times ainda tiveram chance de sair com a vitória nos últimos segundos, mas acabaram desperdiçando e o jogo terminou com o placar igualado.

Alvinegro segue invicto

Com o resultado, o Ceará se mantém invicto, na segunda colocação do grupo B, com quatro pontos. O Alvinegro tinha goleado o Vasco por 4 a 1 na primeira rodada e folgou na segunda. Os dois primeiros colocados avançam para as semifinais, que serão disputadas no próximo sábado, 3. A final da competição está marcada para domingo, 4, às 19 horas.

O Ceará volta a quadra hoje, às 14 horas, contra o SERC-MS, e amanhã, diante do Campo Mourão, às 18 horas, pela última rodada.

O que você achou desse conteúdo?