Logo O POVO+
Ceará: Início que empolga com Lucho
Esportes

Ceará: Início que empolga com Lucho

Com Lucho González na beira do campo, Ceará evoluiu taticamente e somou quatro dos seis pontos possíveis
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O contexto em que Lucho González chegou ao Ceará não foi simples. Além de ser o primeiro trabalho como treinador profissional, o argentino encontrou o Vovô próximo da zona de rebaixamento da Série A, amargando um jejum de seis partidas consecutivas sem vitórias no torneio e com a missão de enfrentar o Flamengo no Maracanã em sua estreia. Com a personalidade de um técnico veterano, o "El Comandante" conseguiu, em dois jogos, transformar a desconfiança em otimismo.

O impacto de Lucho e sua comissão técnica no desempenho do Alvinegro dentro de campo foi imediato. Sob o comando do argentino, o Ceará tem sido uma equipe intensa, organizada taticamente e competitiva. Em duas semanas de trabalho, tornou o Vovô mais equilibrado e objetivo, com linhas compactas, marcação-pressão, velocidade nas transições e saída de bola construída. Outro aspecto importante foi a potencialização de jogadas trabalhadas, como triangulações e avanços em profundidade por meio de tabelas.

Melhorar as atuações do time, claro, era um objetivo importante, mas havia um outro desafio: transformar o rendimento em resultado. E Lucho também conseguiu isso. Nos seis confrontos anteriores à chegada do argentino, o Ceará conquistou somente três dos 18 pontos disputados — três empates e três derrotas. Com o novo comandante, em apenas dois embates o Vovô somou quatro pontos, o que representa aproveitamento de 66%. Consequentemente, a distância em relação ao Z-4 aumentou.

A vitória por 2 a 1 do Vovô sobre o Santos no último sábado, 10, foi simbólica por diversos motivos. Para Lucho, ficará marcada para sempre como o primeiro triunfo dele na carreira de treinador. Para o elenco, além de aumentar a confiança, representou o alívio de tirar um peso das costas que foi carregado durante sete rodadas. Para a torcida, que novamente compareceu em grande número no Gigante da Boa Vista, é uma injeção de ânimo e esperança.

"É emocionante, sobretudo pela entrega dos meus jogadores. A gente sabe que no futebol nem sempre iremos ganhar, mas eles compreenderam nossa disciplina tática, eles sabem que se fizerem esforço um pelo outro o jogo fica ainda mais difícil para o adversário. O que me deixa mais feliz é ver a resposta deles (em campo). Obviamente que sempre o nosso clube irá querer vencer, e foi com essa mensagem que eu cheguei aqui. Com o apoio da torcida, temos todo material para terminar a temporada brigando na parte de cima da tabela", disse Lucho após o duelo contra o Peixe.

Com mais uma semana livre para treinos antes do próximo desafio no Brasileirão, que será diante do São Paulo no domingo, 18, a tendência é de que o Vovô continue evoluindo. Para o confronto, o Alvinegro poderá contar novamente com a presença da torcida na arquibancada da Arena Castelão. "Eu espero que sigam nos apoiando como apoiaram (contra o Santos), é algo muito importante nesta reta final de temporada", ressaltou Lucho.

 

O que você achou desse conteúdo?