Mesmo após duas derrotas consecutivas na Série A, o Fortaleza continua com mais chances de classificação para a Copa Sul-Americana que rebaixamento. De acordo com dados da Universidade Federal de Minas Gerais, o Tricolor do Pici tem 43,2% de chances de garantir vaga na competição internacional.
O Fortaleza fica atrás apenas de outras seis equipes neste quesito: América-MG (74,3%), Goiás (74,2%), Santos (65,1%), Atlético-MG (64,9%), RB Bragantino (58,9%) e Ceará (45,2%).
Com relação ao rebaixamento, a UFMG aponta que o Leão tem 10,1% de chances de cair para a segunda divisão. Seis equipes possuem probabilidade maior de terminar a competição no Z4 do que a equipe cearense, neste momento. São eles: São Paulo, Coritiba, Cuiabá, Avaí, Atlético-GO e Juventude.
A derrota para o Fluminense, no Rio de Janeiro, marcou o primeiro jogo da difícil sequência na Série A. Agora, três dos próximos quatro confrontos serão fora de casa.
Após o Juventude, o Fortaleza volta a atuar em casa contra o Flamengo. Em seguida, mais dois duelos fora diante do Goiás e Athletico-PR.
A sequência será decisiva paras pretensões do Tricolor na Série A.
Na reta final da competição, os cearenses terão uma sequência importante como mandante. Entre a 33ª e 37ª rodadas, o time fará quatro jogos em casa. (Juliete Costa)