Logo O POVO+
Em entrevista exclusiva, Lacerda fala sobre gratidão ao Ceará e relação com Lucho
Esportes

Em entrevista exclusiva, Lacerda fala sobre gratidão ao Ceará e relação com Lucho

O zagueiro revelou que recebeu propostas do futebol europeu em 2021 e que poderia ter deixado o Vovô de graça, mas preferiu renovar o contrato visando ajudar o clube em uma venda futura
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Camisa 15 falou da relação com o comandante argentino (Foto: Stephan Eilert/Ceará SC)
Foto: Stephan Eilert/Ceará SC Camisa 15 falou da relação com o comandante argentino

Embora jovem de idade — somente 23 anos —, Gabriel Lacerda tem demonstrado, desde a temporada passada, maturidade dentro de campo. As atuações consistentes pelo Ceará, com destaque para 2021, ano em que viveu fase de artilheiro ao marcar quatro gols no Brasileirão, colocam o zagueiro como principal nome para dar continuidade ao futuro legado na defesa alvinegra, função atualmente exercida por Messias e Luiz Otávio, que costumam ser titulares da posição.

O bom desempenho, consequentemente, chamou a atenção do futebol exterior. Equipes da liga portuguesa, ucraniana e russa, que gostam de garimpar novos talentos com projeção de crescimento técnico — características que o zagueiro do Vovô possui —, surgiram como principais interessados na contratação de Lacerda na última temporada. Apesar do assédio, o defensor optou por renovar o vínculo com o clube cearense até o fim de 2024.

“Eu tive propostas para sair de graça do Ceará para times europeus, poderia assinar um pré-contrato. Eu falei: ‘Não vou sair dessa forma’. Tinha times de Portugal, da Ucrânia, da Rússia. No momento certo pode chegar uma proposta abençoada e eu sair do Ceará por cima, ajudando o clube e a mim, que é o mais importante de tudo”, revelou em entrevista exclusiva ao programa Esportes do POVO, da Rádio O POVO CBN.

Relação com Lucho González

Nos dois jogos recentes do Vovô sob o comando do treinador Lucho González, contra Flamengo e Santos, Lacerda foi titular em ambos. A chegada do argentino trouxe uma nova atmosfera para Porangabuçu, principalmente pelo impacto imediato na evolução do time e na obtenção de resultados: um empate e uma vitória neste recorte de jogos.

“A gente tá lidando com as diferenças culturais que ele traz de fora, que tem nos agregado muito. Foi uma adaptação muito rápida. O que ele tem passado a gente tem conseguido corresponder muito rápido. O dia a dia com ele tem sido superbacana, é um cara comunicativo dentro dos treinos. É um cara sério, que coloca uma postura e impõe respeito com a gente, mas que ao mesmo tempo deixa a gente leve, que é o mais importante”, avaliou.

Internamente, a relação entre Lucho e os jogadores também tem sido um ponto favorável. “Por ter sido jogador, isso facilita muito, ele entende nosso lado. É um cara que nós sabíamos que ia se adaptar rápido porque teve uma carreira brilhante como jogador. A comissão também é super top, que tem nos ajudado e ajuda muito ele, são muito unidos”, ressaltou.

No dia a dia dos treinamentos no CT Carlos de Alencar Pinto, a palavra “intensidade” tornou-se muito mais comum desde a chegada do “El Comandante”. Lacerda, entretanto, ressaltou que um dos principais trunfos do argentino foi ter conseguido ajustar alguns detalhes na equipe que, durante os jogos, fazem toda diferença.

“Nosso time, querendo ou não, é muito trabalhador. Somos um time muito compromissado. Nos treinos somos o tempo todo muito intensos, só que o Lucho conseguiu agregar algumas coisas que estavam faltando, aquele detalhe a mais, às vezes um pouco de organização tática, intensidade na hora certa. Não adianta a gente querer ser intenso o tempo todo e acabar correndo errado, então acabou agregando”, contou.

Números de Gabriel Lacerda pelo Ceará no Brasileirão 2022:

  • Jogos: 17 (13 como titular)
  • Bolas rebatidas: 122 (segundo melhor do elenco no quesito)
  • Aproveitamento nos passes: 95,53% (acertou 406 dos 425 passes que tentou)
  • Aproveitamento em bolas longas: 22,81% (acertou 13 das 44 que tentou)
  • Interceptações: 3

Fonte: FootStats

Made with Flourish
Atacante Jô em treino do Ceará no estádio Carlos de Alencar Pinto, em Porangabuçu
Atacante Jô em treino do Ceará no estádio Carlos de Alencar Pinto, em Porangabuçu

Jô projeta jogo contra São Paulo e elogia torcida do Ceará: "Fiquei apaixonado"

Ontem foi a vez do centroavante Jô, do Ceará, conceder entrevista coletiva no CT de Porangabuçu. Na ocasião, o atleta de 35 anos projetou o duelo contra o São Paulo, além de comentar sobre sua adaptação ao novo clube e elogiar a torcida alvinegra.

Depois de vencer o Santos na Arena Castelão, o Ceará terá mais uma equipe paulista pela frente. No próximo domingo, 18, o Vovô receberá o Tricolor do Morumbi, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

"Sempre é bom jogar um jogo desse, com a importância que tem. Eu gosto desse tipo de jogos, que são grandes. Acho que todo grande jogador sonha em jogar. Não deixa de ser um jogo difícil, um jogo de muita importância para nós. Praticamente um confronto direto. O São Paulo, independente da eliminação (da Copa do Brasil), independente de qual status está, é sempre difícil (de enfrentar). A gente tem que respeitar”, disse.

Recentemente, Ceará e São Paulo se enfrentaram pelas quartas de final da Copa Sul-Americana. Na oportunidade, o Alvinegro venceu no tempo normal no duelo de volta, mas acabou sendo eliminado pelos paulistas nas disputas de pênaltis. O camisa 77 não vê clima de revanche, mas quer aproveitar a nova oportunidade para conquistar os três pontos.

“Não digo nem revanche, mas aquele gostinho de novamente poder mostrar um grande futebol igual naquela partida, que eu acompanhei e achei que a equipe foi muito bem. Faz parte do futebol essa competitividade de querer jogar novamente contra uma equipe que você acabou sendo eliminado. Todo mundo está com o mesmo pensamento. O mais importante é o nosso objetivo, que são os três pontos para poder continuar subindo na tabela”, afirmou.

Há um pouco mais de um mês no Ceará, Jô já se rendeu à torcida alvinegra. O atacante rasgou elogios e afirmou ter se “apaixonado” pelo torcedor.

“Desde quando cheguei aqui, eu realmente fiquei apaixonado pela torcida. O apoio é muito importante. Jogar em casa, com o apoio da sua torcida, você não sabe o quanto para nós, jogadores, incentiva. Eu pude ver nesse último jogo o quanto a torcida faz a diferença. Aqui, o torcedor realmente é a paixão, é aquela gana. Então para a gente faz muita diferença”, confessou.

Mesmo com o pouco tempo no novo clube, o experiente jogador já se sente adaptado. O camisa 77 entrou em campo contra Athletico-PR e Flamengo e balançou as redes dos cariocas, no Maracanã. Jô volta a ser opção do técnico Lucho González após cumprir suspensão automática diante do Peixe.

“Desde a minha chegada eu me senti muito em casa pela recepção de todo mundo, dos torcedores, dos jogadores, do presidente, de todo mundo. Então quando você chega em um ambiente assim e já se sente bem, você fica à vontade e acabo, em dois jogos, já podendo ajudar”, finalizou.

O que você achou desse conteúdo?