A pesquisa Ipespe que apontou Flamengo-RJ, Ceará e Fortaleza como as maiores torcidas do Estado do Ceará, encomendada e divulgada ontem pelo O POVO, detalhou a preferência dos cearenses por clubes de futebol com base na localidade onde moram.
O instituto separou os entrevistados — que foram apenas residentes do Estado, acima de 16 anos — entre moradores da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e do Interior. A cisão das pessoas ouvidas nesses dois grupos demonstrou que na Capital e cidades mais próximas, os dois maiores clubes cearenses dominam o gosto popular, enquanto nas cidades mais afastadas de Fortaleza, o Flamengo segue como o time de maior torcida.
Na RMF, inclusive, Vovô e Leão, juntos, superam até o número de pessoas que afirmaram não torcer para nenhuma equipe (33,9%). Nesta região, 38,2% dos moradores torcem para Ceará ou Fortaleza. De maneira individual, o Alvinegro apresenta percentual de 21,1%, e o Tricolor, 17,1%. Dessa forma, ambos estão tecnicamente empatados na margem de erro, que é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
O Rubro-Negro Carioca foi apontado por 14,1% dos moradores da RMF, estando tecnicamente empatado com o Fortaleza, mas não com o Ceará.
O domínio dos rivais cearenses na Capital e municípios adjacentes fica ainda mais acentuado se não forem considerados os 33,9% que disseram não torcer para clube algum. Nesse caso, nesta região, o percentual de preferência dupla que disputa o Clássico-Rei salta para 57,7%.
Por outro lado, a presença do Flamengo continua forte no interior do Estado. Sozinho, o Rubro-Negro detém 24,5% da preferência desse grupo, percentual que não é alcançado nem mesmo pela junção dos índices de Vovô e Leão (20,9%), apesar da margem de erro assegurar empate técnico nesta situação.
Quando a disputa do Rubro-Negro com Ceará e Fortaleza é individual, há uma disparidade em favor dos cariocas, já que o Alvinegro possui 11,4% da preferência dos interioranos e o Tricolor somente 9,5%.
Apesar da hegemonia do Flamengo no Interior, os rubro-negros não superam a quantidade de pessoas moradoras da região que afirmam não torcer para nenhum clube (33,8%), diferentemente do que acontece na RMF.
Ao levar em consideração apenas os torcedores que moram no Interior, o Rubro-Negro tem 37% da preferência do público deste grupo, frente a 31,6% que torcem para Ceará ou Fortaleza. Significa um empate técnico no limite da margem de erro.
Quanto aos demais times, ainda no interior, somente o Palmeiras ultrapassou a barreira dos 5%, enquanto na RMF, afora os três principais, nenhuma outra agremiação alcançou este mesmo percentual. O nível de confiança da pesquisa é de 45,95%.
Ceará - 21,1%
Fortaleza - 17,1%
Flamengo - 14,1%
Corinthians - 4,3%
Palmeiras - 2,7%
São Paulo - 2%
Ferroviário - 1,8%
Vasco - 1,8%
Outros clubes - 1,1%
Flamengo 24,5%
Ceará - 11,4%
Fortaleza - 9,5%
Palmeiras - 5,4%
Corinthians - 4,8%
São Paulo - 4,3%
Vasco - 3,9%
Outros clubes - 2,3%
Colaborou Thiago Minhoca