Após oito dias de preparação, o Ceará embarcou na tarde de ontem com destino ao Paraná, onde terá o Coritiba como adversário, amanhã, às 19 horas, no Couto Pereira, pela 28ª rodada do Brasileirão. Para o importante confronto, o treinador Lucho González terá que solucionar um problema na formatação da zaga, já que Luiz Otávio e Gabriel Lacerda estão suspensos e não podem entrar em campo.
Ídolo e capitão do Alvinegro de Porangabuçu, Luiz Otávio foi expulso aos 38 minutos do primeiro tempo na derrota para o São Paulo no último dia 18, na Arena Castelão, em duelo que marcou o retorno do atleta à equipe titular após ser ausência devido a uma lesão. Substituto imediato, Lacerda entrou para suprir a lacuna defensiva deixada pelo camisa 13 contra o clube paulista, mas acabou sendo advertido com amarelo ao longo do jogo e completou a série de três cartões.
Desta forma, o comandante argentino manterá Messias entre os titulares e decidirá entre três jovens jogadores para preencher a segunda vaga: Lucas Ribeiro, Marcos Victor e David Ricardo. A tendência é de que um dos dois primeiros nomes assuma a posição, tendo em vista que ambos costumam ser relacionados com frequência e possuem experiência por terem atuado em jogos anteriores da Série A.
O favoritismo é de que Lucas Ribeiro vença a disputa e jogue ao lado de Messias. O zagueiro de 23 anos tem ganhado mais oportunidades desde a demissão de Marquinhos Santos. Não à toa, foi utilizado em três dos últimos cinco embates do escrete preto-e-branco no Brasileirão: na derrota por 1 a 0 para o Fortaleza e nos empates diante de Atlético-PR e Flamengo-RJ.
Além do desempenho nos treinamentos, Lucas Ribeiro também se destaca pela qualidade na saída de bola, característica fundamental para o modelo de jogo implementado por Lucho González, no qual a construção ofensiva começa no campo de defesa por meio de passes, triangulações e movimentação para quebrar as linhas do adversário.
Marcos Victor corre por fora pela vaga, mas não será nenhuma surpresa caso seja o escolhido. O jovem de 20 anos é uma das grandes promessas das categorias de base do Vovô e, embora tenha participado de somente quatro partidas na Série A, correspondeu às expectativas com atuações seguras, principalmente pelas capacidades técnicas que possui para a posição: velocidade, desarmes, bola área e saída de jogo.
Já David Ricardo, que tem se destacado na categoria sub-20 do Alvinegro, seguirá como segunda opção no banco de reservas. Nesta temporada, o defensor de 19 anos foi relacionado para três confrontos da Série A (América-MG, Goiás e Internacional), mas não foi colocado para jogar em nenhum deles.
Além de Luiz Otávio e Lacerda, outros oito jogadores também não viajaram e serão desfalques: Bruno Pacheco, com estiramento no adutor direito; Nino Paraíbae Zé Roberto, também suspensos; Jael e Matheus Peixoto, lesionados; Cléber e Kelvyn, em transição; e Rodrigo Lindoso, que finalizou a transição, mas não foi relacionado.