Logo O POVO+
SAF, parceria com Flamengo e vaga na Copinha: Cefat dá passos importantes no futebol
Esportes

SAF, parceria com Flamengo e vaga na Copinha: Cefat dá passos importantes no futebol

Focado na formação de atletas e na socialização de jovens, o Cefat tornou-se o primeiro clube cearense a adotar o modelo de Sociedade Anônima do Futebol
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Cefat é pioneiro no modelo SAF no futebol cearense (Foto: Samuel Setubal/ Especial para O Povo)
Foto: Samuel Setubal/ Especial para O Povo Cefat é pioneiro no modelo SAF no futebol cearense

Na noite de ontem, o Centro de Formação de Atletas do Tirol inaugurou uma nova fase da agremiação. Com ideias voltadas para a socialização de jovens e formação de atletas, o Cefat atuará como uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), o primeiro clube do Ceará a adotar o modelo. Em conversa com O POVO, Deusmar Queirós, presidente da instituição, falou sobre os objetivos do projeto, parceria com o Flamengo-RJ e a participação inédita na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2023.

Com sede no bairro Jacarecanga, o Cefat atende atualmente mais de 250 pessoas entre sete e 20 anos. Na estrutura física do clube, há dois campos sintéticos, sendo o pioneiro do Estado neste tipo de gramado, além de uma quadra de futsal. Para Deusmar, o principal investimento neste início do modelo SAF tem sido a modernização, o que, consequentemente, gera maior qualidade para o desenvolvimento dos atletas.

“Por ser uma sociedade anônima, há algumas obrigações diferentes dos times que existem hoje. Tem governança corporativa, transparência, e nós resolvemos começar já nesta nova filosofia, de prestação de contas e contabilidade em dia. O investimento está começando agora e o valor em si não importa. Mas posso dizer que fomos os primeiros a ter um campo sintético no Ceará, para se ter ideia do quanto estamos investindo. Nós chegamos fazendo o que precisa ser feito em questão de modernidade. Tenho muita esperança que daqui nasçam grandes atletas, que melhorem as condições de vida da família e que mude o perfil do bairro”, ressaltou.

No momento atual, o objetivo da agremiação não gira em torno do aspecto financeiro, assim como não existe interesse em ingressar no futebol profissional. O intuito é trabalhar com as categorias de base até o sub-20. De acordo com o estatuto do clube, 80% do valor de venda de atletas obrigatoriamente serão destinados para o reinvestimento na estrutura física da sede, enquanto os 20% restantes ficam com a SAF. “Nossa ideia não é ganhar campeonatos, a gente quer formar as pessoas e dar oportunidade para eles ganharem o mundo”, enfatizou.

Para o projeto, a agremiação conta com a parceria do Flamengo. Além do suporte de intercâmbio, já que os profissionais do time cearense costumam ir até o Rio de Janeiro para observar o trabalho nas categorias de base do Rubro-Negro, o clube carioca também possui prioridade na compra de atletas formados no Cefat.

“O Flamengo é uma grande vitrine, um parceiro de primeira linha. Nossos treinadores vão para lá, fazem estágio, veem o que eles fazem na base e trazem para cá. Quando temos um atleta que desponta, nossa única obrigação é mostrar ao Flamengo e oferecer, caso não queiram, oferecemos para outros times. É uma grife Flamengo. Quantos times do Norte e Nordeste têm essa oportunidade de mostrar ao Flamengo os seus jogadores? Nós temos”, explicou.

Neste início de jornada, um importante feito foi conquistado: vaga inédita na Copa São Paulo de Futebol Júnior, principal torneio de categoria de base do cenário nacional que anualmente ocorre em janeiro. A notícia foi dada por Mauro Carmélio, presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), durante a cerimônia do evento. O comunicado causou emoção geral em todos presentes, principalmente em Deusmar e nos funcionários do clube, que celebraram muito a conquista.

“É um torneio onde vem olheiros do mundo inteiro para ver os atletas do sub-20 que estão despontando no futebol. Quem sabe no Paris Saint Germain, Barcelona e Real Madrid, de repente podemos ter alguém nosso lá. Já temos gente daqui, como o Caio Vidal, que jogou no Grêmio Pague Menos (antigo nome do clube)”, comemorou.

O que você achou desse conteúdo?