Em confronto direto na tabela, o Fortaleza derrotou o Goiás por 1 a 0 na noite de ontem, fora de casa, pela 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Com o importante resultado, o Tricolor do Pici chegou aos 37 pontos, ultrapassou o Esmeraldino e assumiu a nona colocação do torneio — cenário que pode ser modificado, já que São Paulo e Botafogo-RJ, que possuem a mesma pontuação, possuem jogos a cumprir.
O triunfo do Leão evidencia a ótima campanha da equipe no segundo turno do certame. Em 10 jogos, o time de Vojvoda venceu sete, perdeu dois e empatou uma vez, o que representa 73% de aproveitamento. Como visitante, o escrete vermelho-azul-e-branco agora soma seis vitórias, igualando o desempenho do Brasileirão de 2021.
Em relação ao duelo contra o Goiás, Vojvoda surpreendeu na escalação e não repetiu o time utilizado contra o Flamengo. Ao todo, o treinador argentino promoveu cinco alterações, colocando Titi, Lucas Sasha, Otero, Romarinho e Silvio Romero nos lugares de Benevenuto, Ronald, Hércules, Crispim e Thiago Galhardo, respectivamente. Mesmo com as várias modificações, o time conseguiu manter o bom nível tático.
Dentro de campo, o jogo começou de forma eletrizante, com as duas equipes buscando ações ofensivas e criando boas oportunidades para abrir o placar. O Tricolor foi mais eficiente: logo aos 13 minutos, Sasha aproveitou sobra na área após cruzamento, dominou e bateu rasteiro, sem chances de defesa para o goleiro Tadeu. Foi o primeiro gol do volante com a camisa do Fortaleza, momento muito celebrado pelo banco de reservas.
Com a vantagem, a equipe cearense compactou as linhas e passou a explorar transições em velocidade, plano bem executado pelo escrete vermelho-azul-e-branco. Por meio de um contra-ataque, inclusive, o Tricolor quase ampliou o marcador aos 45 minutos, porém Romarinho exagerou na força e a finalização passou rente ao travessão.
No recorte geral do primeiro tempo, o time comandado por Vojvoda foi superior ao de Jair Ventura. Organizado, o Leão sofreu pouco defensivamente e controlou o jogo com certa tranquilidade, anulando as principais tentativas de avanços do Goiás, principalmente as que buscavam o centroavante Pedro Raul, artilheiro da competição.
Na volta do intervalo, o panorama do confronto não mudou. Assim como aconteceu na etapa inicial, o Fortaleza, mais equilibrado entre os setores de ataque e defesa, não precisou de muito tempo para balançar as redes novamente. Aos seis minutos, Pedro Rocha aproveitou desatenção da marcação adversária e marcou para o Leão, mas o lance foi anulado pelo bandeirinha por impedimento — decisão confirmada posteriormente pela análise do VAR.
Diante da dificuldade de construir ofensivamente, o Goiás alterou a estratégia e passou, a partir dos 20 minutos, a atuar com mais jogadores preenchendo o campo do Fortaleza, impondo bastante pressão na saída de jogo do Leão. Consequentemente, o Esmeraldino conseguiu manter a posse de bola ao seu favor e aumentou a intensidade.
Apesar do ímpeto do clube goiano, o Fortaleza manteve-se sólido e concentrado na partida. Com maturidade, a equipe cearense administrou o resultado construído na primeira etapa, garantindo assim uma vitória muito importante para as pretensões do time na competição, que agora se coloca como um forte candidato por uma vaga na Libertadores.
Goiás
4-3-3: Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Reynaldo e Sávio; Auremir (Pedro Junqueira), Matheus Sales (Luan Dias) e Marquinhos Gabriel (Nicolas); Dadá Belmonte (Renato Júnior), Diego e Pedro Raul. Téc: Jair Ventura
Fortaleza
4-3-3: Fernando Miguel; Tinga, Brítez, Titi e Juninho Capixaba; Lucas Sasha, Caio Alexandre e Otero (Zé Welison); Romarinho (Thiago Galhardo), Pedro Rocha (Moisés) e Romero (Robson). Téc: Vojvoda
Local: Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia/GO
Data: 1º/10/2022
Gols: Lucas Sasha, aos 13min/1T
Cartões amarelos: Sávio, Auremir e Dadá Belmonte (GOI); Tinga e Juninho Capixaba (FOR)
Árbitro: Raphael Claus-Fifa/SP
Assistentes: Danilo Simon Manis-Fifa/SP e Rodrigo Henrique Correa-Fifa/RJ
Público e renda: 9.898 presentes/R$ 196.290,00