O Fortaleza entrou no returno da Série A com uma necessidade de vencer dez partidas para somar mais 30 pontos aos 15 que tinha e assim alcançar os 45, que, em média, garantem permanência de uma equipe na elite do Campeonato Brasileiro.
Como o Leão havia conquistado apenas três triunfos nos 19 jogos do turno de ida, não era fácil imaginar que o Tricolor alcançaria dez vitórias na segunda metade do certame, no entanto, amanhã, o Fortaleza pode ganhar a oitava partida em 12 disputadas.
Se bater o Avaí no Castelão, o Tricolor vai chegar aos 41 pontos e, virtualmente, confirmará o primeiro objetivo, que é fincar a bandeira tricolor na Série A para 2023, o quinto ano consecutivo.
O “número mágico” para isso continua sendo 45 pontos, mas uma projeção do estatístico e comentarista da Rádio O POVO CBN, Thiago Minhoca, dá conta que o Leão pode se assegurar na elite com mais um triunfo.
“A média de evolução do 17º colocado nas últimas oito rodadas indica que podemos ter algo em torno de 40 pontos para um rebaixado. Hoje a pontuação indica que, se essa média de crescimento for mantida, então 41 pontos serão suficientes. Porém, cabe indicar que essa pontuação poderá ser mais alta ou mais baixa, a depender das equipes que lutam contra queda", explica Minhoca.
Mesmo que a projeção não se confirme, vencer o Avaí significa para o Fortaleza ficar muito próximo da pontuação de segurança. No duelo de leões, que vai acontecer no Castelão, o do Pici vem embalado, pois não perde há quatro partidas e tem um aproveitamento de 83,3% nesse intervalo.
O torcedor tricolor promete comparecer em peso ao Castelão para empurrar o Fortaleza para o 11º triunfo da Série A 2022. O público antecipado há dois dias da partida já é de 37 mil.
O meia Lucas Crispim, que foi escalado por Vojvoda como titular na partida passada, comentou da importância da presença da torcida. “Eles têm essa noção do quanto nos ajudam quando estão com a gente. Quando enche o Castelão, é diferente. A adrenalina e o nosso jogo é diferente quando eles estão do nosso lado nos apoiando”, disse.
Sobre os objetivos do time dentro da competição, Crispim contém a empolgação e diz que o pensamento do elenco tricolor está, neste momento, apenas no time catarinense.
“A gente conversa entre nós e estamos indo jogo a jogo. O pensamento é esse, não dá para pensar lá na frente sem passar pelo próximo. Claro que a gente almeja coisas grandes, queremos coisas grandes, mas a gente vai passo a passo, conquistando os pontos que precisa. Estamos fora da zona, mas a gente pensa em alcançar rápido os objetivos, para fugir matematicamente, e consequentemente pensar nas outras coisas”, comentou.