Logo O POVO+
Elmano de Freitas explica plano para diminuir danos ao gramado do Castelão
Esportes

Elmano de Freitas explica plano para diminuir danos ao gramado do Castelão

O governador eleito disse, em entrevista ao programa Trem Bala, que é importante que não haja concentração de todas as competições disputadas por Ceará e Fortaleza na praça esportiva
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Gramado do Castelão foi alvo de críticas
 (Foto: Staff Images / COPA DO BRASIL)
Foto: Staff Images / COPA DO BRASIL Gramado do Castelão foi alvo de críticas

O governador eleito Elmano de Freitas (PT) comentou, em entrevista ao programa Trem Bala, da TV Ceará, sobre o plano para diminuir os danos ao gramado da Arena Castelão durante a próxima temporada. Segundo o político, é importante que não haja concentração de todas as competições disputadas por Ceará e Fortaleza no Gigante da Boa Vista.

“Nossos times participam, hoje, de muitas competições. O Fortaleza na Copa Libertadores, o Ceará na Sul-Americana , ainda tem o Campeonato Brasileiro, o Cearense e a Copa do Nordeste. São muitos jogos em um mesmo estádio. Eu acho que é importante sentarmos antes, ao final desse ano ver quais competições os times vão participar e assim combinarmos em quais competições iremos utilizar a Arena Castelão”, explicou o governador, que enfatizou também sobre a possibilidade de Vovô e Leão atuarem na Arena Romeirão em algumas oportunidades.

Neste ano, Ceará e Fortaleza totalizam, juntos, 62 jogos na Arena Castelão. Pelo lado alvinegro, foram 30 partidas, enquanto o Tricolor do Pici utilizou a praça esportiva em 32 ocasiões. Em 2021, o Gigante da Boa Vista foi o estádio mais utilizado do Brasil, sendo palco de 83 duelos.

A quantidade excessiva de partidas, consequentemente, prejudicou a qualidade do gramado, que tem sido alvo de críticas constantes ao longo desta temporada por parte de jogadores e treinadores.

“Eu acho que, se soubermos que a quantidade de jogos será muito grande e irá prejudicar, eu tenho a absoluta segurança que tanto a torcida do Fortaleza como a do Ceará, a prioridade é de que os times se mantenham na primeira divisão. Temos que ter prioridade e acho que os times devem eleger isso”, enfatizou.

“Vamos acordar quais são os campeonatos que eles têm como prioridade, que irão jogar no Castelão e que não comprometam o gramado e as condições do estádio para o bom exercício do futebol. Acho que o grande aprendizado desse ano é de que devemos conversar antes das competições começarem para fazer um acordo de como será usado o equipamento para não comprometer o gramado”, concluiu.

FORTALEZA CE, BRASIL, 2107.22: Foto aérea Arena Castelão - Estado do Gramado do Arena Castão (foto: Fco Fontenele/O POVO)
FORTALEZA CE, BRASIL, 2107.22: Foto aérea Arena Castelão - Estado do Gramado do Arena Castão (foto: Fco Fontenele/O POVO)

Não temos interesse de terceirizar o Castelão, diz Elmano de Freitas

Em entrevista ao programa Trem Bala, da TV Ceará, o governador eleito Elmano de Freitas (PT) comentou sobre uma possível terceirização da Arena Castelão. O gestor falou que não tem interesse em terceirizar o estádio, mas não descartou uma parceria com o setor privado. Ele ainda reforçou que o mais importante é que o equipamento seja financeiramente viável para os clubes do Estado.

"Não temos interesse de terceirizar. É possível que nós encontremos investidores que tenham interesse em utilizar o Castelão e ter rendimento. Se não for possível, terceirização não é o caminho. Nós queremos garantir que nossos times tenham condições de utilizar o equipamento da melhor maneira possível. Se for necessário, investimento do Estado será feito", afirmou.

“Eu não tenho nenhum tipo de preconceito de nós termos relações com o setor privado. Eu acho importante que o equipamento se financie. Eu não tenho nenhuma dificuldade de nós termos uma parceira público-privada para que ele (Castelão) seja usado como um equipamento que permita ele se viabilizar financeiramente e servir aos grande times do nosso Estado”, pontuou.

O governador eleito também comentou sobre os planos para o Centro de Formação Olímpica (CFO). Segundo jornalista Sérgio Ponte, integrante do Trem Bala, o custo mensal do equipamento gira em torno de R$ 1,5 milhão.

"Temos que redimensionar o CFO. Temos 2.400 pessoas do entorno cadastradas para utilizar o equipamento. Tenho absoluta convicção de que o equipamento tem que ser usada pela comunidade e pelo povo cearense. Temos que combinar isso com a perspectiva de ter descoberta de talentos no Estado e que esses talentos tenham o apoio para a participação em competições de alto rendimento. Mas efetivamente não podemos ter o equipamento com esse custo e o povo cearense não utilizar", disse o petista.

Arena Romeirão

Elmano de Freitas também comentou sobre a situação da Arena Romeirão, em Juazeiro do Norte. O governador eleito afirmou que pretende viabilizar a utilização do equipamento para as equipes do Cariri e também para os clubes da capital.

“Quero dizer aos torcedores dos times do Cariri, que eu sei das dificuldades para assistir o jogo na nova Arena (Romeirão) e quero garantir que não vai ser impossibilitado. Vai ser subsidiado. Garantir que os times de menor capacidade financeira que eles possam utilizar. A Arena Romeirão tem de servir aos times do Cariri. Vou viabilizar o que for necessário, subsidiar o que for preciso porque aquele equipamento é para a torcida do povo dos times do Cariri e dos times do Ceará e Fortaleza, que lá poderão jogar. Eu tenho certeza de que isso nós vamos garantir”, destacou Elmano de Freitas.

O que você achou desse conteúdo?