A vitória conquistada na noite do último sábado, 15, fora de casa, diante do América-MG, pelo placar de 2 a 1, não só fez com que o Fortaleza entrasse de vez na briga por uma vaga na Copa Libertadores, como também fez o time superar o desempenho como visitante em relação à Série A 2021.
Com sete vitórias fora de casa, o Leão melhorou a campanha em relação ao último ano, quando havia vencido seis partidas na condição de visitante no Brasileirão. A trajetória de recuperação na atual temporada passa pela quebra de diferentes tabus.
Ainda no primeiro turno, o Fortaleza foi ao Rio de Janeiro e venceu o Flamengo-RJ pelo placar de 2 a 1. Desde que voltou a disputar a elite do futebol nacional, em 2019, o Leão ainda não havia batido o Rubro-Negro carioca. Pelo Brasileirão, a última vitória do tricolor sobre o Flamengo no Maracanã havia sido conquistada em 2003, pelo placar de 2 a 0.
A segunda vitória como visitante na atual edição também veio com quebra de tabu. Ao bater o Atlético-GO, em Goiânia, pelo placar de 1 a 0, o Leão conquistou a sua primeira vitória contra o Dragão pela Série A.
Na caminhada como visitante, o Fortaleza ainda quebrou outras duas marcas: venceu o Cuiabá-MT pela primeira vez na disputa da elite nacional; e no Clássico-Rei, em que o mando de campo era da equipe alvinegra, o Tricolor do Pici deu fim ao jejum de vitórias sobre o maior rival pelo Brasileirão, que perdurou entre os anos de 2020 e 2022.
Por fim, no sábado, a vitória contra o América-MG marcou o primeiro triunfo do Fortaleza diante do Coelho jogando na casa do adversário. Com dois gols de Galhardo, o Leão somou mais uma vitória e chegou aos 44 pontos na tabela.
Das 12 vitórias conquistadas na atual edição do Brasileirão, sete foram na condição de visitante, o que dá ao Fortaleza um aproveitamento 45,1% fora de casa. Dos 17 jogos disputados sem o mando de campo tricolor, o Fortaleza balançou a rede dos seus adversários em 16.
O desempenho longe dos próprios domínios foi fundamental para a recuperação da equipe na tabela de classificação. Dos sete triunfos nesta condição, cinco foram durante o segundo turno, período do campeonato em que o time deixou a lanterna e passou a figurar entre os dez primeiros colocados.
Até a reta final do Brasileirão, o Leão ainda possui mais dois compromissos longe do seu torcedor, ambos no Estado de São Paulo, onde enfrenta o Palmeiras-SP, no dia 2 de novembro, e o Santos-SP, no dia 13 do próximo mês, partida que marcará o fim da temporada 2022 para o Tricolor do Pici.