O Ceará visita o Atlético-GO amanhã, às 18 horas, em Goiânia, em novo duelo direto na briga contra a zona de rebaixamento. Na 16ª colocação, com 34 pontos na tabela, o Alvinegro tem quatro a mais que o Dragão.
Em caso de vitória sobre os goianos, o Vovô pode abrir até seis pontos da zona de rebaixamento; já na hipótese de derrota, os cearenses correm o risco de entrar no Z-4. O POVO listou os cenários possíveis para o time de Lucho González ao fim da 33° rodada.
Uma vitória do Ceará contra o Atlético-GO aliviaria a equipe na briga contra o rebaixamento, uma vez que ampliaria a distância entre os times em sete pontos e, na hipótese de derrota do Cuiabá para o Goiás, abriria seis de vantagem para o Z-4.
A situação do Alvinegro ficaria ainda melhor em caso de derrota do Coritiba para o Internacional, pois, além de ultrapassar os oponentes na tabela, abriria três pontos de vantagem.
Caso o Vovô vença e Cuiabá e Coritiba também façam o dever de casa, o clube permaneceria na 16ª posição e manteria a distância de três pontos para a zona de rebaixamento.
Um empate do Ceará contra o Dragão não deixaria o clube na zona de rebaixamento. Na pior das hipóteses, a vantagem de três pontos para o Cuiabá poderia cair para um, além da possibilidade de ver o Coxa abrir dois pontos em relação ao Alvinegro.
Um cenário mais favorável, em caso de igualdade em Goiânia, seriam as derrotas de Cuiabá e Coritiba, uma vez que o Ceará ultrapassaria o Coxa por um ponto na tabela e abriria quatro pontos da zona de rebaixamento.
Se o Vovô perder para o time goiano pode entrar no Z-4 do Brasileirão. Para isso, o Cuiabá precisa vencer o Goiás. Desta maneira, os times igualariam em 34 pontos, mas o Alvinegro tem menos vitórias que o rival, que é o primeiro critério de desempate previsto no regulamento.
O resultado negativo também permitiria ao Atlético-GO encostar no Ceará e reduzir a distância para apenas um ponto, o que tornaria a disputa para a permanência na Série A ainda mais acirrada.
Neste cenário, o Vovô só não entra na zona de rebaixamento se o Cuiabá não derrotar o Goiás.
O Ceará é o segundo time com menos vitórias no Brasileirão. O escrete preto-e-branco venceu apenas seis vezes e supera somente o Juventude-RS, lanterna da competição, que somou três triunfos.
O time cearense tem menos vitórias que os adversários na briga pela permanência na elite nacional. O Coritiba, que tem a mesma pontuação do Alvinegro, tem 10 vitórias, enquanto Cuiabá, Atlético-GO e Avaí têm sete cada.
Se o Vovô empatar em pontos contra esses clubes na última rodada do campeonato, pode ficar atrás na tabela devido ao baixo número de vitórias.