Logo O POVO+
Ceará demite Lucho González e efetiva Juca Antonello na reta fina da Série A
Esportes

Ceará demite Lucho González e efetiva Juca Antonello na reta fina da Série A

Com a pressão elevada em Porangabuçu após entrada na zona de rebaixamento, Alvinegro acerta a saída do técnico argentino e coloca auxiliar fixo no comando
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Comandante argentino deixa o comando alvinegro (Foto: AURELIO ALVES)
Foto: AURELIO ALVES Comandante argentino deixa o comando alvinegro

A quatro rodadas do fim da Série A do Campeonato Brasileiro, o Ceará demitiu o técnico Lucho González. O treinador argentino não suportou a derrota para o Internacional-RS por 2 a 1, na última quarta-feira, 26, pela 34ª rodada da competição, além da entrada do time na zona de rebaixamento, e foi retirado do comando técnico do Alvinegro de Porangabuçu.

O anúncio da demissão do treinador de 41 anos foi feito no início da tarde de ontem. Além de Lucho, os auxiliares Emmanuel de Paoli e Walter Scarinci, e o preparador físico Diego Giacchino, todos argentinos, também deixaram o clube.

O ex-jogador foi contratado pelo Ceará no final de agosto sob desconfiança da torcida. A baixa expectativa acerca do trabalho do argentino se dava pelo fato dele ainda não ter tido nenhuma experiência como técnico profissional antes de chegar ao Alvinegro de Porangabuçu, que já vivia momento turbulento na temporada.

Após dois meses e quatro dias de trabalhos de Lucho no Vovô, as impressões iniciais de que a escolha da diretoria havia sido errada foram confirmadas. Isso porque o técnico deixa o comando do Ceará com apenas 23,3% de aproveitamento, sendo o pior entre todos os técnicos contratados pelo time na atual temporada.

Durante sua breve passagem por Porangabuçu, Lucho González e sua comissão técnica venceram apenas um jogo — contra o Santos na 26ª rodada — em dez oportunidades. Nas partidas restantes, foram quatro empates e cinco derrotas, sendo todos eles pela Série A do Campeonato Brasileiro.

Com a saída do treinador argentino, o Ceará precisou ir ao mercado para achar um novo comandante. Os dois nomes consultados foram Enderson Moreira e Lisca, mas ambos deram sinal negativo para o interesse do clube, segundo o repórter da Rádio O POVO CBN, Horácio Neto. Depois das recusas, o Alvinegro não foi atrás de outros profissionais.

Desta forma, quem comandará o escrete de Porangabuçu na reta final da Série A do Campeonato Brasileiro será o auxiliar Juca Antonello, que faz parte da comissão técnica fixa do clube. A informação foi confirmada pelo próprio presidente Robinson de Castro ao O POVO horas após a demissão de Lucho.

Esta será a segunda passagem de Juca pelo comando da equipe profissional do Ceará. Ainda nesta temporada, o auxiliar treinou interinamente o Alvinegro entre a saída de Marquinhos Santos e a chegada de Lucho González, em duas partidas: os empates com RB Bragantino (1 a 1) e Athletico-PR (0 a 0), nas rodadas 23 e 24 do Campeonato Brasileiro.

Ao todo, o Ceará já teve seis profissionais à beira do campo na atual temporada, sendo cinco deles apenas durante a disputa do Campeonato Brasileiro. Tiago Nunes, Dorival Júnior, Marquinhos Santos, Lucho González, Pedro Sotero e Juca Antonello foram os técnicos do time de Porangabuçu durante o ano de 2022, sendo os dois últimos de forma interina.

Made with Flourish
PC Gusmão é o novo coordenador técnico do Ceará
PC Gusmão é o novo coordenador técnico do Ceará

Após demitir Lucho, Ceará anuncia PC Gusmão como novo coordenador técnico

Após oficializar a demissão de Lucho González, o Ceará também desligou Armando Desessards do clube e anunciou a contratação de Paulo César Gusmão como novo coordenador técnico. É a quarta passagem do profissional pelo Alvinegro de Porangabuçu, que já comandou a equipe como treinador em três ocasiões anteriores.

PC Gusmão vem exercendo o cargo de coordenador técnico nos últimos cinco anos. Em 2018, 2019 e 2020 atuou na função pelo Vasco da Gama-RJ, enquanto que em 2021 e 2022, pelo Londrina-PR, atualmente na segunda divisão. Sua chegada na capital cearense está prevista para acontecer hoje, quando já iniciará os trabalhos.

Passagens anteriores pelo Ceará

Pelo Vovô, PC Gusmão protagonizou campanha histórica como treinador. Em 2009, comandou o escrete preto-e-branco na campanha que garantiu o acesso à Série A. Em 2010, iniciou o Brasileirão pelo Ceará de forma surpreendente e deixou o time na vice-liderança do torneio antes de aceitar a proposta do Vasco, em meio à parada da Copa do Mundo.

Em 2012, retornou para o Alvinegro e foi campeão cearense daquele ano. Na temporada, esteve na beira do campo por 44 jogos e venceu 22 duelos. A terceira e última passagem antes do anúncio de ontem ocorreu em 2014, na reta final da Série B.

O que você achou desse conteúdo?