Logo O POVO+
Fortaleza garante vaga em torneio sul-americano pela terceira vez em quatro anos
Esportes

Fortaleza garante vaga em torneio sul-americano pela terceira vez em quatro anos

O Tricolor do Pici, que disputou a Sul-Americana em 2020 e a Libertadores nesta temporada, está garantido em um torneio internacional para o próximo ano, passo importante para a consolidação de marca fora do país
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Marcelo Paz quer a permanência de Yago Pikachu e Caio Alexandre para as próximas temporadas no Fortaleza (Foto: Vinícius Palheta/Fortaleza EC)
Foto: Vinícius Palheta/Fortaleza EC Marcelo Paz quer a permanência de Yago Pikachu e Caio Alexandre para as próximas temporadas no Fortaleza

Da lanterna do Brasileirão à vaga garantida na Copa Sul-Americana de 2023, o Fortaleza não só protagonizou uma campanha de reabilitação histórica nesta temporada, como deu um passo importante no processo de consolidação fora do país.

Com a vitória por 3 a 1 sobre o Coritiba-PR, na última quinta-feira, 27, o Tricolor do Pici confirmou, pela terceira vez em quatro anos (2020, 2022 e 2023), vaga em um torneio continental — o que abre diversas portas para o clube.

Financeiramente, ter uma competição internacional no calendário agrega muitos benefícios. Premiações em cotas, maior visibilidade para captar novos patrocinadores, além da Arena Castelão lotada e potencialização na adesão ao programa de sócio-torcedor.

Como clube, manter uma consistência de participação na Sul-Americana ou Libertadores cria hábito — e afirmação — que, consequentemente, fortalece a imagem do Fortaleza em outros países da América do Sul.

“Eu lembro que, quando eu assumi o Fortaleza, o meu maior sonho esportivo era que o Fortaleza disputasse uma competição internacional. Eu nem sabia que seria em 2020 e nem se aconteceria na minha gestão. Mas, graças a Deus, é a terceira vez já. Acho que isso mostra a consolidação de um trabalho. Até pouco tempo atrás a gente comemorava vaga na Copa do Brasil, na Copa do Nordeste, competições nacionais ou regionais. Hoje a gente celebra, pela terceira vez, um torneio sul-americano”, celebrou o presidente Marcelo Paz em conversa com O POVO.

A montagem do elenco é outro fator diretamente impactado. Com a segurança de uma renda extra e o atrativo futebolístico ocasionado pelos torneios sul-americanos, é possível que a diretoria tricolor invista na aquisição de atletas e vença possíveis concorrentes no mercado da bola. Nesta temporada, esse movimento de compra de jogadores em definitivo tornou-se uma nova realidade no clube, que pouco tempo atrás limitava-se a captar jogadores por meio de empréstimos ou que estivessem sem contratos.

“Entramos no ranking da Conmebol, passando a ser conhecido na América do Sul, então isso fortalece a internacionalização da marca do clube, atrai e retém jogadores. Dá uma luz a um trabalho que vem sendo feito por muitas mãos, tem muita gente colaborando. A torcida tem sido também uma marca muito positiva do Fortaleza, admirada no Brasil inteiro, que neste ano atingiu esse recorde de um milhão de torcedores (presentes na Arena Castelão)”, concluiu o mandatário.

Embora tenha assegurado matematicamente a Sula, o Leão ainda possui boas possibilidades de conquistar, pela segunda vez consecutiva, classificação à Copa Libertadores, algo que seria inédito para o futebol nordestino. Na 9ª colocação, o time comandado por Vojvoda está com apenas dois pontos de diferença em relação ao São Paulo, primeiro clube do G-8, zona que deve garantir vaga na fase preliminar do certame.

Participações do Fortaleza em torneios continentais:

2020: Sul-Americana (eliminado na 1º fase pelo Independiente-ARG)

2022: Copa Libertadores (avançou até às oitavas de final da competição)

2023: Copa Libertadores ou Copa Sul-Americana

Made with Flourish
Lateral-esquerdo Juninho Capixaba no jogo Fortaleza x Flamengo, na Arena Castelão, pelo Campeonato Brasileiro Série A
Lateral-esquerdo Juninho Capixaba no jogo Fortaleza x Flamengo, na Arena Castelão, pelo Campeonato Brasileiro Série A

Capixaba aponta pré-Libertadores como "objetivo claro" do Fortaleza na Série A

O Fortaleza alcançou 48 pontos e conseguiu conquistar, pelo menos, uma classificação para a Copa Sul-Americana. Em coletiva cedida na reapresentação, ontem, Juninho Capixaba comemorou a vitória diante do Coritiba-PR, elogiou o bom momento do clube na temporada e apontou como "objetivo claro" a vaga na pré-Libertadores.

O atleta pontuou que o Leão aguarda um jogo difícil diante do próximo adversário, o Palmeiras, para adentrar na briga pela fase preliminar do certame internacional. As equipes se enfrentam na próxima quarta-feira, 2 de novembro, no Allianz Parque, em São Paulo. 

"Vai ser um jogo difícil, como todos os jogos que a gente vem fazendo, como foi contra o Galo e contra o Coritiba. Temos que entrar ligados para chegar lá e fazer um grande jogo e conquistar se possível os três pontos para que a gente possa evoluir e chegar na Libertadores. Acredito que esse é um objetivo claro hoje não só pelos números, mas sim pelo que a equipe vem produzindo nos últimos jogos. Vai ser um jogo muito importante para que a gente possa evoluir e conquistar essa vaga", ressaltou.

Atualmente, o Tricolor do Pici briga na primeira parte da tabela, mas não foi assim por toda a temporada. O clube terminou o primeiro turno da Série A na zona de rebaixamento e, na coletiva, o jogador reconheceu e elogiou o atual momento vivido. 

"Momento muito importante aqui no Fortaleza. Acredito que foi uma noite mágica com os dois gols ontem, a equipe entrou muito ligada, com uma qualidade de jogo muito grande. (...) Está sendo um ano muito maravilhoso pra mim. No Fortaleza, tenho uma evolução de 7 para 10 na minha carreira foi muito importante", falou.

Capixaba também pontuou que o elenco está buscando evoluir cada vez mais para alcançar o objetivo claro. "Os jogadores veteranos e novatos buscam uma evolução, pois todos tem objetivo na carreira. São objetivos grandes, talvez fazer algo maior do que foi feito ano passado. Foi um ano mágico, acompanhei de longe e quero fazer esse feito também e deixar o Fortaleza em um lugar em que será gratificante pra mim. Vou lutar até o último jogo pra deixar o Fortaleza na melhor posição possível e no melhor momento", destacou. 

O que você achou desse conteúdo?