O Campeonato Cearense de 2023 começou a tomar forma ontem, com a realização do Conselho Técnico da competição, reunindo representantes dos dez clubes participantes com a direção da Federação Cearense de Futebol (FCF).
A fórmula de disputa da próxima edição do Estadual será diferente das últimas três, já que Ceará e Fortaleza voltam a participar do certame desde o início — a última vez foi em 2018. O Cearense 2023 será jogado em 11 datas, entre 15 de janeiro e 9 de abril.
A primeira fase vai dividir os dez participantes em dois grupos com cinco equipes. Vovô e Leão serão cabeças-de-chave. O sorteio para compor os grupos será feito por etapas, observando a classificação das equipes no certame anterior. Os dois times do Cariri, Guarani-J e Barbalha, ficaram em chaves diferentes.
Assim como na Copa do Nordeste, times do Grupo A enfrentam times do Grupo B. Ao final de cinco rodadas — serão jogos somente de ida, com três mandos de campo para as equipes melhores ranqueadas —, o líder de cada chave avança direto para a semifinal, enquanto o segundo e terceiro colocados de cada grupo se enfrentam para decidir quem avança e encara aqueles líderes que aguardavam adversários. Daí saem os dois finalistas. Quartas de final e semifinal serão disputadas em partidas de ida e volta.
O quarto e o quinto colocados dos dois grupos se juntam no quadrangular de descenso para lutar pela permanência. Após seis rodadas, os dois últimos serão rebaixados.
"Os dez clubes entenderam a fórmula de imediato, não houve necessidade de colocar contraponto e vai ser um campeonato fortíssimo, que tem Ceará e Fortaleza desde o início, [...] tendo em vista que o calendário nacional está sendo melhor azeitado. A Federação está investindo muito dentro do Estadual", disse o presidente da FCF, Mauro Carmélio.
Os dois maiores clubes do Estado avaliaram o formato do “manjadinho” como positivo. "A fórmula deixa o campeonato mais atrativo, pelos dois grandes jogando desde o início. Dentro das 12 datas que eram possíveis, foi a melhor fórmula aplicada", opinou o gerente de futebol do Ceará, Sérgio Dimas.
"O Fortaleza entende que o Campeonato Cearense se fortalece, com todos os times participando desde a primeira fase. Vamos nos planejar bem para competir de maneira adequada em todas as competições que disputarmos, tomando os aprendizados desta temporada", comentou Alex Santiago, vice-presidente do Fortaleza.
Uma novidade do atual Campeonato Cearense será a disputa da Taça Pedro Basílio, em homenagem ao ex-zagueiro de Ceará e Fortaleza, que faturou muitos estaduais. A láurea será entregue ao time de maior pontuação da primeira fase, excetuando Ceará e Fortaleza — os jogos contra Vovô e Leão, inclusive, não entram na contagem. O ganhador do troféu também assegura vaga na Copa do Brasil de 2024.
Regulamento e tabela base do Estadual serão divulgadas até o dia 15 de novembro. O sorteio dos grupos da primeira fase acontecerá no sábado, 5, no evento de lançamento do Campeonato Cearense 2023. A FCF promete anunciar novidades para o certame.