O Catar abre hoje, oficialmente, as portas para o planeta. O pequeno país asiático será sede do mais importante campeonato de futebol, a Copa do Mundo, que chega à sua 22ª edição e será disputada pela primeira vez em um país do Oriente Médio.
À partir das 12 horas (horário de Brasília), o estádio Al Bayt, na cidade de Al Khor, com capacidade para cerca de 60 mil pessoas, recebe a cerimônia de abertura do torneio que reúne 32 países em busca da glória de ser campeão mundial no esporte mais popular do Mundo.
Pouco se sabe sobre a cerimônia, já que nada foi divulgado pela Fifa, mas são esperadas as presenças dos artistas Maluma, Nicki Minaj e Myriam Fares, já que eles são intérpretes da música oficial da Copa, "Tukoh Taka", lançada nessa sexta-feira, 18.
O jogo que marca a abertura do evento será entre o país sede Catar e o Equador, duas seleções que estão longe dos primeiros escalões de favoritos, mas que buscam surpreender de forma positiva.
O Catar, um dos elencos mais modestos da Copa, com 100% dos atletas atuantes na liga local, terá o fator casa como grande impulsionador para tentar uma boa campanha. Almoez Ali, do Al-Duhail, é a principal esperança de gol dos donos da casa, que tem como grande conquista o título surpreendente da Copa da Ásia em 2019, derrotando o Japão na final.
Já o Equador vem de uma grande campanha nas Eliminatórias Sul-Americanas. Foi a terceira seleção a garantir vaga na Copa, depois de Brasil e Argentina, e pode dar trabalho aos favoritos do grupo A, os holandeses. A chave é completada pelo time de Senegal.
A seleção equatoriana possui vários jogadores de destaque em times europeus e sul-americanos e tem como grande nome o experiente Enner Valencia, do Fenerbahçe.
Mesmo antes de a bola começar a rolar, esta edição da Copa do Mundo já passa por diversas polêmicas relacionadas a direitos humanos e restrições por conta da cultura local. O país trata a homossexualidade como crime, e bebidas alcoólicas são bastante restritas no país.
Inclusive, em um dos mais recentes motivos de contestação, o Catar proibiu a venda de bebidas alcoólicas nos estádios e nos arredores, faltando dois dias para o início do evento. O consumo de álcool será restrito ao espaço Fan Fest, com o item sendo vendido pelo valor aproximado de R$ 73 o copo de 500 ml.
Futebolisticamente, a Copa do Mundo do Catar terá também um fator diferente das outras, que é o de ser disputada no meio da temporada europeia, devido ao clima da região, ao contrário de outras edições, que acontecem no ao fim dos principais campeonatos.
Na fase de grupos serão quatro jogos em quase todos os dias, com exceção de hoje e amanhã, já que Catar x Equador, que seria na segunda-feira, foi desmembrado para ser jogado um dia antes, deixando outros três jogos para o dia 21.