Logo O POVO+
Novo técnico do Ceará, Morínigo quer elenco "comprometido" para buscar acesso
Esportes

Novo técnico do Ceará, Morínigo quer elenco "comprometido" para buscar acesso

Em quase 30 minutos de coletiva, paraguaio respondeu perguntas relacionadas à montagem do elenco para 2023, ao estilo de jogo, interesse do Alvinegro e mercado da bola
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Treinador paraguaio comandará o Vovô em 2023 (Foto: Samuel Setubal/Especial para O Povo)
Foto: Samuel Setubal/Especial para O Povo Treinador paraguaio comandará o Vovô em 2023

Novo treinador do Ceará, Gustavo Morínigo foi apresentado ontem no Porangabuçu pelo diretor de futebol Albeci Júnior e o executivo Juliano Camargo. Em quase 30 minutos de coletiva de imprensa, o paraguaio respondeu perguntas relacionadas à montagem do elenco para 2023, ao estilo de jogo, interesse do Alvinegro e a especulações no mercado da bola.

O técnico tenta repetir no Ceará o bom trabalho desenvolvido no Coritiba-PR, onde conquistou o acesso para a Série A em 2021. Para isso, espera formar um elenco qualificado e competitivo para buscar o principal objetivo na temporada de 2023: retornar à elite do futebol nacional.

O paraguaio evitou dar detalhes sobre quais jogadores o Ceará busca no mercado, mas falou sobre o perfil de elenco desejado. "Comprometido. Se o Ceará chamou (o jogador) e está aqui em nosso time, queremos compromisso não só dentro de campo. Queremos o compromisso de todos para fazer o Ceará forte nesta temporada. Série B não é fácil. Precisamos de jogadores com diferentes qualidades, mas que tenham compromisso", afirmou.

 

Aos 45 anos, Morínigo comandará o segundo time brasileiro na carreira. A jornada como técnico de futebol se iniciou em 2012, no futebol paraguaio. Por lá, treinou equipes como Cerro Porteño, Libertad e Nacional, além de seleções da base do Paraguai. Em 2018, ele esteve à frente da seleção principal em dois jogos amistosos.

"Trabalho a 100%. Sou profissional que se doa por inteiro, vivo o momento, o clube e o vestiário. Procuro ser um treinador que dá todos os materiais aos jogadores para enfrentar os nossos compromissos. Vario muito o meu estilo de acordo com que tenho em mãos", comentou.

TREINADOR DE PALAVRA

Questionado na coletiva sobre o porquê de não ter aceitado a proposta do Ceará quando Dorival Júnior deixou o clube para treinar o Flamengo-RJ, Morínigo ressaltou o compromisso com contratos. Na época, o paraguaio comandava o Coritiba e não aceitou o convite do Alvinegro.

"Quando saiu o Dorival, sim, houve contato. Mas já falei que sou uma pessoa que nunca rompeu contrato por mais oportunidades boas que aparecessem. Sempre procurei respeitar a minha palavra, vale muito para mim. Se prometi fazer algo, sempre trato de cumprir. Isso foi a diferença. Considero que o clube (Ceará) pode ser muito importante para a minha carreira", disse ele.

ALFREDO AGUILLAR NO CEARÁ?

Goleiro do Olímpia e da seleção paraguaio, Alfredo Aguilar estaria próximo do acerto com o Ceará, segundo o ex-jogador e atualmente comentarista, Maxi Biancucchi, que defendeu o Vovô em 2017.

O novo treinador despistou quando questionado sobre a possibilidade de Aguilar reforçar o Alvinegro. "Não sei de nada. Conheço o Alfredo. Jogou muito tempo no Paraguai, goleiro da seleção. Mas realmente, até agora, nada."

O que você achou desse conteúdo?