Logo O POVO+
Brasil perde para Camarões, mas avança como líder para as oitavas de final
Esportes

Brasil perde para Camarões, mas avança como líder para as oitavas de final

Com time reserva, seleção brasileira não conseguiu garantir 100% de aproveitamento na fase de grupos. Derrota para os africanos veio nos acréscimos. Rival nas oitavas será a Coreia do Sul
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Seleção amargou revés no terceiro jogo (Foto: Jewel SAMAD / AFP)
Foto: Jewel SAMAD / AFP Seleção amargou revés no terceiro jogo

O tropeço do Brasil diante de Camarões, ontem, na última rodada da primeira fase da Copa do Mundo no Catar, não comprometeu a classificação como líder do Grupo G para as oitavas de final, mas incomodou.

“Agora não tem margem para erro. É bom que aconteçam essas coisas nesse momento para alertar. A partir de agora é briga por espaço, por cada centímetro dentro do campo. Que a gente aprenda a lição de hoje (ontem, sexta-feira)”, afirmou o lateral-direito Daniel Alves.

O veterano esteve em campo porque Tite escalou a seleção brasileira toda reserva contra Camarões. O resultado foi uma vitória dos africanos por 1 a 0. A formação não evitou que o Brasil fosse superior ao adversário no jogo — finalizou três vezes mais e teve 54% de posse de bola —, mas ninguém conseguiu marcar gols.

Apesar de ter sido a seleção que mais agrediu a Canarinho até o momento na Copa, Camarões foi mais ofensiva no segundo tempo. Na primeira etapa, o Brasil criou quase todas as chances reais de gol e a maioria delas passou por Gabriel Martinelli. O ponta-esquerda finalizou duas vezes, uma em cabeçada e outra em chute da entrada da área, mas Epassy defendeu ambas. Ele também iniciou, com uma arrancada pelo meio, a jogada que foi emendada por Fred e concluída por Anthony, na grande área, mas para fora.

A seleção africana só conseguiu uma finalização no gol nos primeiros 45 minutos. Mbeumo, livre de marcação, completou um cruzamento que veio da esquerda, cabeceando para o chão. A bola quicou e subiu, mas Ederson espalmou.

O lance mexeu com confiança dos camaroneses, que voltaram com mais ímpeto para a segunda etapa. A primeira chance real de gol depois do intervalo foi deles, com Aboubakar, batendo cruzado de dentro da grande área.

O Brasil perdeu Alex Telles, que sofreu um trauma no joelho direito. Tite aproveitou para modificar o meio de campo, em busca de aumentar a produção ofensiva, e lançou Marquinhos, mas também Bruno Guimarães e Everton Ribeiro a campo. As trocas, porém, não causaram um efeito notável e a seleção brasileira continuou tendo chances com os atletas que já estavam em campo.

Martinelli conseguiu outra boa finalização, depois de ganhar do marcador na velocidade pela esquerda, invadir a grande área e puxar para a perna direita para finalizar. Epassy defendeu mais uma vez. O goleiro, inclusive, foi o grande destaque de Camarões, pelas boas intervenções. O Brasil ainda assustou com um chute colocado de Anthony, de fora da área.

A seleção africana fez algumas mudanças e passou a jogar nos espaços cedidos pelos brasileiros, que subiam demais em busca de pressionar. Olivier Ntchan, por exemplo, só não abriu o placar mais cedo para Camarões porque Ederson brilhou mais uma vez.

Já nos acréscimos, aos 47 minutos, porém, não deu para evitar a cabeçada de Abubakar, bem no canto esquerdo, após cruzamento de Mbekeli, outro que saiu do banco de reservas. Como o tempo adicional foi de nove minutos, o Brasil ainda teve duas oportunidades com Bruno Guimarães, que foi mal na partida, e ele desperdiçou ambas.

Na próxima fase da Copa, a Canarinho encara a Coreia do Sul. O jogo está marcado para segunda-feira, 5, às 16 horas.

Camarões 1x0 Brasil

Camarões
4-2-3-1: Epassy; Fai, Wooh, Ebosse e Tolo; Anguissa e Kunde (Ntcham); Mbeumo (Ekambi), Choupo-Moting e Ngamaleu; Aboubakar. Téc: Rigobert Song

Brasil
4-3-3: Ederson; Daniel Alves, Militão, Bremer e Alex Telles (Marquinhos); Fabinho, Fred (Bruno Guimarães) e Rodrygo (Everton Ribeiro); Martinelli, Antony (Raphinha) e Gabriel Jesus (Pedro).
Téc: Tite

Local: Estádio Lusail, em Doha-CAT
Data: 2/12/2022
Árbitro: Ismail Elfath-EUA
Assistentes: Kyle Atkins-EUA e Corey Parker-EUA
VAR: Alejandro Hernández-ESP
Cartões amarelos: Tolo, Kunde, Fai e Aboubakar (CAM); Militão e Bruno Guimarães (BRA)
Cartão vermelho: Aboubakar (CAM)
Gol: Aboubakar, aos 47min/2T

O que você achou desse conteúdo?