A Coreia do Sul venceu a seleção portuguesa de virada, por 2 a 1, ontem, e o resultado garantiu as duas equipes nas oitavas de final da Copa do Mundo.
Portugal abriu o placar ainda no primeiro tempo, com Ricardo Horta, mas Young-Gwon e Hwang Hee-chan garantiram a vitória para os Tigres da Ásia.
O placar, por sua vez, determinou a eliminação do Uruguai, que, mesmo ganhando de Gana por 2 a 0, estava empatado em pontos com os sul-coreanos, mas ficaram atrás na quantidade de gols marcados (quatro da Coreia do Sul contra dois dos uruguaios).
A Coreia do Sul chegou à partida com a obrigação de vencer para garantir a classificação, que não acontecia desde a Copa de 2010, na África do Sul. Naquela ocasião, a equipe caiu diante do próprio Uruguai, do qual se vingou ao selar sua eliminação.
Já Portugal, que só precisava de um ponto para garantir a liderança na chave, tomou iniciativa na partida contra um time sul-coreano que esperou e tentou surpreender no contra-ataque.
A Lusa logo assumiu o topo do Grupo H aos seis minutos, após Ricardo Horta finalizar uma bola recebida no cruzamento de direita de Diogo Dalot, que arrancou pela lateral e encontrou o companheiro bem posicionado dentro da área.
Dominando a posse de bola, Portugal tentou ampliar com Cristiano Ronaldo, mas o lance foi interceptado pelo zagueiro Kim Young-gwon. O defensor, por sua vez, teve sua chance minutos depois ao receber uma bola na medida após um escanteio. O empate estava selado aos 27 minutos.
As investidas sul-coreanas motivaram a equipe, que não demorou para ir atrás do segundo gol. A partir de então, veio uma série de tentativas para quebrar o sistema defensivo português. Em uma delas, a estrela da equipe, Son Heung-min, finalizou de longe, mas a bola parou em Diogo Costa.
Antes do intervalo, Portugal ainda teve oportunidade de voltar à frente do placar com Vitinha e Cristiano Ronaldo, que quase marcou de cabeça, mas a bola acabou indo para fora. Muito isolado no ataque, o ex-jogador do Manchester United quase não teve influência no jogo de sua equipe, até ser substituído por André Silva no segundo tempo.
Após o intervalo, o jogo continuou no mesmo padrão, com o time asiático esperando em seu campo para tentar surpreender com velocidade ou na bola parada. Jung Woo-young finalizou um chute potente que acabou sendo defendido pelo goleiro português.
Com o relógio correndo e sem nada a perder, a Coreia do Sul se lançou ao ataque nos últimos 20 minutos de jogo, transformando o rumo da partida até encontrar o segundo gol.
Atravessando o campo, a arrancada de Heung-min valeu a pena quando o astro sul-coreano encontrou um passe para o companheiro de equipe Hee-chan, que havia entrado no lugar de Kang In-Lee. Logo, Hee-chan ganhou a disputa contra Costa e sacramentou a vitória da Coreia do Sul e a classificação às oitavas de final.
Mesmo após o fim do jogo, a equipe sul-coreana permaneceu em campo acompanhando o resultado do outro jogo do grupo, entre Uruguai e Gana, já que um terceiro gol dos uruguaios garantiria a Celeste na próxima fase.
Minutos depois, o final da partida entre uruguaios e ganenses foi saudado com muita comemoração e gritos de alegria dos jogadores asiáticos, que voltaram às oitavas de final depois de 12 anos.
Coreia do Sul
4-3-3: Kim Seung-Gyu; Kim Moon-Hwan, Kim Young-Gwon (Son Jun-Ho), Kwon Kyung-Won e Kim Jin-Su; Jung Woo-Young, Hwang In-Beom e Lee Jae-Sung (Hwang Hee-Chan); Lee Kang-In (Hwang Ui-Jo), Cho Gue-Sung (Cho Yu-Min) e Son Heung-Min. Téc: Sergio Costa
Portugal
4-4-2: Diogo Costa; Dalot, António Silva, Pepe e Cancelo; Vitinha (William Carvalho), Matheus Nunes (Rafael Leão), Rúben Neves (João Palhinha) e João Mário (Bernardo Silva); Cristiano Ronaldo (André Silva) e Ricardo Horta. Téc: Fernando Santos
Local: Estádio Cidade da Educação, em Al Rayann, no Catar;
Data: 2/12/2022
Árbitro: Facundo Tello-ARG
Assistentes: Ezequiel Brailovsky-ARG e Gabriel Chade-ARG
VAR: Nicolas Gallo-COL
Cartões amarelos: Lee Kang-In e Hwang Hee-Chan (COR);
Gols:
Coreia do Sul: Kim Young-Gwon (26' do 1º tempo) e Hwang Hee-Chan (46' do 2º tempo)
Portugal: Ricardo Horta (4' do 1º tempo);