Logo O POVO+
Portugal atropela Suíça com três gols de Gonçalo Ramos e vai às quartas da Copa
Esportes

Portugal atropela Suíça com três gols de Gonçalo Ramos e vai às quartas da Copa

Com Cristiano Ronaldo no banco, portugueses contam com brilho do atacante substituto para fazer 6 a 1 e assegurar presença na próxima fase do Mundial do Catar
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Gonçalo Ramos balançou as redes três vezes (Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP)
Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP Gonçalo Ramos balançou as redes três vezes

O técnico de Portugal, Fernando Santos, decidiu deixar no banco de reservas o astro Cristiano Ronaldo e seu substituto, o jovem Gonçalo Ramos, de 21 anos, comandou a classificação da equipe para as quartas de final da Copa do Mundo, marcando três gols na goleada por 6 a 1 sobre a Suíça, ontem, no estádio Lusail, em Doha.

Após esta grande vitória, a seleção portuguesa vai enfrentar nas quartas o Marrocos, que mais cedo eliminou a Espanha nos pênaltis (3 a 0, depois de empate em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação).

Gonçalo Ramos, atacante do Benfica, com seus três gols, justificou a decisão ousada e arriscada do técnico Fernando Santos. Os outros três gols portugueses foram marcados por Pepe, Raphael Guerreiro e Rafael Leão.

Portugal começou pressionando e, com 17 minutos, chegou ao primeiro gol com Ramos, que bateu forte no canto do goleiro Yann Sommer, após receber passe de João Félix na área. O gol de Ramos parecia um aceno para a chegada de uma nova geração, após uma era dominada por Cristiano Ronaldo.

O craque português não escondeu seu descontentamento ao ser substituído no terceiro e último jogo da fase de grupos, na derrota por 2 a 1 para a Coreia do Sul, e Fernando Santos, que não gostou da reação do atacante, resolveu deixá-lo no banco contra os suíços.

Em uma noite para os "sucessores" de Cristiano, o segundo gol foi marcado pelo veterano zagueiro Pepe, que tinha herdado a braçadeira de capitão de CR7. Pepe cabeceou para as redes um escanteio cobrado por Bruno Fernandes, aos 33 minutos de jogo.

Com 39 anos e 283 dias, o zagueiro do Porto se tornou o segundo jogador mais velho a marcar um gol na história dos Mundiais, superando exatamente Cristiano, que agora é o terceiro nesta estatística (37 anos e 295 dias). À frente dos portugueses, permanece o mítico camaronês Roger Milla, que balançou as redes na Copa de 1994 aos 42 anos e 39 dias.

Portugal mandava na partida, dominando amplamente o meio-campo. E a movimentação do jovem Gonçalo Ramos desnorteava a defesa da Suíça. No segundo tempo, o time português aumentou o placar com mais dois gols. Primeiro com Ramos marcando novamente, aproveitando cruzamento da direita de Diogo Dalot, e depois com o lateral Raphael Guerreiro, em jogada de contra-ataque pela esquerda.

A Suíça ainda diminuiu com Manuel Akanji, aparecendo na segunda trave após cobrança de escanteio. Gonçalo Ramos terminaria seu jogo inesquecível marcando mais um gol, em novo contra-ataque português, com outra assistência de João Félix.

Com a vantagem de quatro gols para Portugal, o público começou a pedir a entrada de Cristiano Ronaldo, gritando o nome do jogador em várias ocasiões. Fernando Santos atendeu aos apelos da torcida e colocou o astro em campo para jogar os 15 minutos finais da partida.

Cristiano teve a chance de marcar em uma cobrança de falta frontal, mas acabou acertando a barreira. Pouco depois, ele teve um gol anulado por impedimento, para a decepção dos fãs.

Coube a Rafael Leão o papel de fechar a goleada portuguesa, com um chute cruzado no alto, sem chances para Sommer. O festival de gols dá esperanças a Portugal na luta por seu primeiro título mundial.

Portugal 6x1 Suíça

Portugal
4-4-2: Diogo Costa; Dalot, Pepe, Rúben Dias e Raphael Guerreiro; William Carvalho, Otávio (Vitinha), Bernardo Silva (Rúben Neves) e Bruno Fernandes (Rafael Leão); João Félix (Ricardo Horta) e Gonçalo Ramos (Cristiano Ronaldo). Téc: Fernando Santos

Suíça
4-2-3-1: Sommer; Edmilson Fernandes, Schar (Comert), Akanji e Ricardo Rodriguez; Freuler (Zakaria) e Xhaka; Shaqiri, Sow (Seferovic) e Rubén Vargas (Okafor); Embolo (Jashari). Téc: Murat Yakn

Local: Estádio de Lusail, em Al Daayen-CAT
Data: 6/12/2022
Árbitro: César Arturo Ramos Palazuelos-MEX
Assistentes: Alberto Morín Méndez-MEX e Miguel Ángel Hernández Paredes-MEX
VAR: Istvan Kovacs-ROM
Cartões amarelos: Schar e Comert (SUI)
Gols: Gonçalo Ramos, aos 16min/1T, aos 5 e 21/2T, Pepe, aos 32min/1T, Raphael Guerreiro, aos 10min/2T, e Rafael Leão, aos 46min/2T (POR); Akanji, aos 12min/2T (SUI)

O que você achou desse conteúdo?