Logo O POVO+
Copa do Catar pode ter sido a última de Neymar; relembre retrospecto
Esportes

Copa do Catar pode ter sido a última de Neymar; relembre retrospecto

Neymar afirmou que a Copa do Mundo no Catar poderia ser a sua última. Atacante disputou três edições do Mundial da Fifa pela seleção brasileira e marcou oito gols
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Camisa 10 chorou após eliminação (Foto: GABRIEL BOUYS / AFP)
Foto: GABRIEL BOUYS / AFP Camisa 10 chorou após eliminação

Referência técnica da atual geração da seleção brasileira, a presença de Neymar no próximo ciclo visando a Copa do Mundo de 2026 ainda é incerta. Na carreira, o atacante do PSG disputou três edições do torneio com a camisa amarela, mas os resultados não foram bons: lesão traumática em 2014 e eliminações precoces em 2018 e 2022.

"Se eu falar que esse é o fim, eu estaria me precipitando, mas também não garanto nada", disse ao SporTV. "Eu quero pensar no que eu quero para mim. Eu não estou fechando as portas para a seleção, mas também não digo 100% que eu vou voltar. Por isso que eu quero pensar um pouco mais sobre isso", disse.

"Parece que é um pesadelo, não dá para acreditar no que está acontecendo. Agora, é abraçar as pessoas mais próximas que podem dar conforto. Essa derrota vai doer por muito tempo, por isso que é tão triste. Queria agradecer ao torcedor brasileiro pelo apoio, carinho e respeito", completou o camisa 10.

Em uma entrevista concedida em 2021, Neymar deixou claro que a Copa no Catar poderia ser a última pela seleção. Apesar da idade favorável para um novo ciclo — apenas 30 anos —, o atacante disse, na época, que não sabia se teria condições, principalmente mentais, de continuar jogando futebol.

A fome pelo hexa, entretanto, pode ser grande peso na decisão de Neymar sobre estar ou não presente na próxima Copa do Mundo. Em 2026, o Brasil completará 24 anos sem disputar uma final do torneio.

Retrospecto de Neymar em Copas do Mundo

Neymar estreou pela seleção brasileira em Copa do Mundo na edição de 2014, sob um contexto especial, já que o Mundial daquele ano foi realizado no Brasil. Com quatro gols nos dois primeiros jogos do torneio — dois na Croácia e dois em Camarões —, o atacante se firmou como principal nome do time.

O ótimo momento de Neymar, entretanto, foi freado nas quartas de final, contra a Colômbia, após uma entrada violenta de Zúñiga, que fraturou a lombar do atacante e o tirou da Copa do Mundo. Consequentemente, ficou fora do fatídico 7 a 1 contra a Alemanha, na semifinal.

Na Copa de 2018, na Rússia, Neymar foi novamente o grande nome da seleção brasileira, mas com desempenho comedido em relação aos gols marcados — somente dois em cinco jogos. Desta vez, sem lesão, o atacante esteve em campo no duelo contra a Bélgica, pelas quartas de final, e não conseguiu evitar a eliminação para os europeus.

Na atual edição, Neymar voltou a sofrer com lesão. Na estreia, contra a Sérvia, o camisa 10 deixou o campo com uma entorse no tornozelo e desfalcou o Brasil nos dois jogos seguintes da fase de grupos. O retorno aconteceu nas oitavas, contra a Coreia do Sul, e ele balançou as redes.

Diante da Croácia, nas quartas, Neymar foi decisivo no tempo regulamentar. Na prorrogação, marcou um golaço que garantiria a classificação para a semifinal, mas o empate dos croatas, já no fim do segundo tempo extra, levou a disputa aos pênaltis — o camisa 10 não conseguiu bater, tendo em vista que a seleção foi eliminada antes.

Apesar da amarga eliminação, Neymar, com o gol marcado diante da Croácia, igualou, segundo a Fifa, a marca de Pelé como maior artilheiro da seleção brasileira, com 77 tentos marcados.

Gols de Neymar em Copas do Mundo

(2014) - 4 gols

Brasil 3 x 1 Croácia - Fase de Grupos (2 gols)
Camarões 1 x 4 Brasil - Fase de Grupos (2 gols)

(2018) - 2 gols

Brasil 2 x 0 Costa Rica - Fase de Grupos (1 gol)
Brasil 2 x 0 México - Oitavas de Final (1 gol)

(2022) - 2 gols

Brasil 4 x 1 Coreia do Sul - Oitavas de final (1 gol)
Brasil 1 (2) x 1 (4) Croácia - Quartas de final (1 gol)

O que você achou desse conteúdo?