A França de Kylian Mbappé deu um grande passo na busca pelo seu segundo título mundial consecutivo ao derrotar o Marrocos, ontem, por 2 a 0, pelas semifinais da Copa do Mundo do Catar.
Os Bleus de Didier Deschamps agora encaram a Argentina de Lionel Messi, no domingo, 18, no estádio Lusail, em sua quarta decisão de Copa, depois de 1998, 2006 e 2018.
"Obviamente hoje foi um degrau importante, mas ainda falta o último. Estamos juntos há um mês, nunca é fácil, mas aí está (a possibilidade de conquistar o título)", disse Deschamps, em entrevista ao canal TFI depois da partida.
Os Leões do Atlas, primeiro time africano a chegar a uma semifinal de Mundial, exigiram o máximo dos Bleus no estádio Al-Bayt, em Al-Khor, surpreendendo inclusive ao dominarem a posse de bola, apesar das lesões de vários de seus jogadores, especialmente no setor defensivo.
A equipe do técnico Walid Regragui lutará agora pelo terceiro lugar contra a Croácia do craque Luka Modric, no próximo sábado, 17, no estádio Internacional Khalifa. "O mais importante é ter deixado uma boa imagem. Mostramos ao mundo que o futebol marroquino existe, que temos uma grande torcida", disse um orgulhoso Regragui em entrevista pós-jogo.
A França abriu rápido o ferrolho marroquino, que nos jogos anteriores não sucumbiu aos ataques de Croácia, Bélgica, Espanha e Portugal. Mas nem a tranquilidade de um gol com cinco minutos deixou o jogo fácil.
Hernández foi o autor do segundo gol sofrido pela seleção do Marrocos nesta Copa do Mundo, ao aproveitar um chute prévio de Mbappé que desviou na zaga e deixou a bola em seus pés para bater entre o goleiro Bounou e a trave direita.
Os Bleus souberam explorar as laterais do time africano, que começou o jogo com três zagueiros, um desenho tático que se desfez rapidamente por conta de uma aparente lesão muscular do capitão Romain Saiss.
Esse não foi o único desfalque para Regragui na partida. Minutos antes do pontapé inicial, o zagueiro Nayef Aguerd foi substituído na escalação oficial com dores pelo lateral-direito Achraf Dari.
Com três ou quatro defensores, os marroquinos tiveram chances de dar trabalho ao goleiro e capitão francês, Lloris, com um chute de direita de Ounahi e uma bicicleta de Jawad El-Yamiq que bateu na trave.
Ao contrário do esperado, Marrocos foi o dono da bola e a França optou por se fechar e tentar os contra-ataques, aproveitando os espaços deixados pelos africanos em sua busca pelo empate.
Olivier Giroud esteve perto de ampliar em dois remates de esquerda: o primeiro acertou a trave e o segundo, levemente desviado, foi para fora depois de El-Yamiq salvar em cima da linha uma finalização de Mbappé.
Embora fossem apontados previamente como os protagonistas da partida, os franceses, vaiados a cada vez que tocavam na bola pela massa marroquina nas arquibancadas, foram pragmáticos e equilibrados, evitando serem surpreendidos por alguma ação ofensiva de Hakim Ziyech e Youssef En-Nesyri.
A aposta de Deschamos para proteger sua defesa foi dar a iniciativa a uma equipe que se caracteriza pelas jogadas de contra-ataque e que, mesmo assim, continuou levando perigo a Lloris. Mas no segundo tempo, ainda muito combativos, os marroquinos não tiveram as mesmas forças que mostraram no início do jogo e o goleiro francês não foi tão exigido.
Mbappé e Dembelé, apoiados pelo cerebral e voluntarioso Griezmann, desafogavam o time francês, sempre mostrando velocidade. Dessa forma, acabaram com qualquer possibilidade de virada quando Tchouaméni roubou a bola no meio e passou para Fofana, que serviu Mbappé. O camisa 10 fez grande jogada entre quatro marcadores antes de bater e a bola acabar sobrando para Kolo Muani tocar para o gol vazio.
O atacante do Eintracht Frankfurt, que um minuto antes tinha entrado no lugar de Dembelé, marcou assim seu primeiro gol em uma Copa do Mundo para levar a França a mais uma decisão do torneio.
"Final não se joga, se ganha. Vamos encarar esta partida como sempre fizemos desde o início desta competição com vontade e concentração", prometeu Kolo Muani em entrevista ao canal beIn Sports depois da partida.
França
4-5-1: Lloris; Koundé, Varane, Konaté e Theo Hernández; Tchouaméni e Fofana; Dembélé (Kolo Muani), Griezmann e Mbappé; Giroud (Thuram). Téc: Didier Deschamps
Marrocos
5-4-1: Bono; Hakimi, El Yamiq, Dari, Saiss (Amallah/Ez Abde) e Mazraoui (Attiat-Allah); Amrabat, Ounahi, Ziyech e Boufal (Aboukhlal); En-Nesyri (Hamdallah). Téc: Walid Regragui
Local: Estádio Al Bayt, em Al Khor-CAT
Data: 14/12/2022
Árbitro: Cesar Ramos-MEX
Assistentes: Alberto Morin-MEX e Miguel Hernandez-MEX
Cartões amarelos: Boufal (MAR)
Gols: Theo Hernández, aos 4min/1T, e Kolo Muani, aos 32min/2T
Público: 68.294 presentes