A pré-temporada do Ferroviário segue a todo vapor. O time da Barra do Ceará encara hoje, às 15h30min, no estádio Elzir Cabral, o Potiguar-RN em amistoso preparatório visando os compromissos importantes no início de 2023, entre eles o Campeonato Cearense e a fase preliminar da Copa do Nordeste.
O primeiro jogo oficial do Tubarão da Barra em 2023 já terá clima de decisão. A equipe enfrentará o ASA-AL em partida única, que será disputada no estádio Presidente Vargas, em 5 de janeiro, pela primeira fase da pré-Copa do Nordeste.
Se o Ferrão avançar, enfrentará o vencedor da partida entre Confiança-SE e Sousa-PB, no dia 8, para definir quem entrará na fase de grupos do torneio regional.
A menos de um mês para o jogo decisivo pelo Nordestão, o Ferroviário realizou um jogo-treino contra o sub-20 do Fortaleza, no dia 17 de dezembro, e saiu com saldo positivo. O time venceu o confronto pelo placar de 2 a 0, com gols dos reforços Ciel e Erick Pulga.
Depois do amistoso de hoje no Elzir Cabral, o Ferrão reencontra o Potiguar no dia 30 de dezembro para duelo no estádio Estádio Nogueirão, em Mossoró-RN.
Os ingressos para a partida contra o Potiguar serão vendidos hoje, no próprio estádio Elzir Cabral, com preço único de R$ 10. Sócio-torcedor adimplente tem entrada gratuita.
O Tubarão da Barra reformulou o elenco que disputou a Série C em 2022 e terminou rebaixado. Desde o fim da competição nacional, o clube anunciou 18 jogadores, entre eles dois nomes conhecidos do futebol cearense: o experiente atacante Ciel, de 40 anos, que teve passagem recente pelo Caucaia e atuou no Tombense-MG em 2022, e o meia Juninho Quixadá, de 36 anos, que retorna à equipe após quatro anos. Além das peças contratadas, dois atletas das categorias de base foram integrados ao time profissional.
Quem também retornou foi o técnico Paulinho Kobayashi, que treinou o clube em seis jogos em 2022, onde acumulou três empates e três derrotas, sendo uma delas que culminou na eliminação do time na primeira fase da Copa do Brasil. Ele substitui Paulo Foiani, que chegou a ser anunciado, mas deixou o Tubarão para trabalhar no exterior.
O Ferroviário estreará no Campeonato Cearense no dia 15 de janeiro, quando enfrentará o Barbalha. A hora e o local da partida ainda estão indefinidos. O clube almeja disputar o Estadual conciliando com a participação na fase de grupos da Copa do Nordeste, que se inicia em 22 de janeiro. Mas para isso, o Tubarão precisa vencer os dois compromissos preliminares.