Além dos bons resultados conquistados dentro de campo, o Fortaleza tem se fortalecido fora das quatro linhas. Prova disso é o grande crescimento de arrecadação envolvendo as lojas oficiais do clube na atual temporada, ultrapassando as expectativas da diretoria leonina para o ano de 2022.
Segundo consta na previsão orçamentária divulgada para o ano atual, o escrete vermelho-azul-e-branco esperava arrecadar R$ 13,2 milhões com as lojas oficiais do clube. O valor previsto foi superado, e o Fortaleza fechará 2022 com uma receita de R$ 30 milhões no setor de varejo, conforme apurou O POVO.
Comparado ao valor arrecadado em 2021 com varejo, o Leão do Pici teve um crescimento de 66,6% na receita envolvendo este setor. No ano passado, o clube faturou R$ 18 milhões. A previsão inicial para a temporada passada era de R$ 9,2 milhões.
Já para a próxima temporada, em 2023, o orçamento prevê uma arrecadação de R$ 28 milhões apenas com as lojas oficiais do clube.
Em meio ao crescimento das vendas de produtos nas lojas em 2022, quando o clube teve mais uma temporada vitoriosa com classificação para a pré-Libertadores e dois títulos, o Fortaleza atraiu o interesse do mercado. O Leão recebeu uma proposta da “Volt Sport”, marca brasileira de materiais esportivos, para repassar a operação de varejo das lojas oficiais do clube.
O modelo do negócio é mantido em sigilo, mas será divulgado caso o desfecho seja positivo. A diretoria executiva do escrete vermelho-azul-e-branco está estudando o assunto, mas as condições da proposta são consideradas “muito benéficas para o clube”.
“Existe uma proposta da Volt para assumir a operação de varejo (lojas) em condições muito benéficas para o clube”, revelou Marcelo Paz, presidente do Fortaleza, ao O POVO.
“A diretoria executiva estuda o assunto e, caso tenha um desfecho positivo, vamos comunicar o modelo de negócio”, completou o mandatário.
Recentemente, surgiram boatos de que o clube também estaria negociando a marca própria com a empresa em questão (Volt Sport). Entretanto, as conversas envolvem apenas a operação de varejo, ou seja, das lojas oficiais, segundo o presidente Marcelo Paz.
Com fábrica própria em Joinville, no estado de Santa Catarina, a Volt Sport está no mercado há quase dois anos. Logo quando adentrou ao mercado, a marca de materiais esportivos se apresentou como uma empresa com responsabilidade social, que tem a missão de diminuir o impacto ambiental.
Os principais acionistas da marca independente brasileira são Fernando Kleimann, sócio-diretor, e Kauê Martins, diretor de operações, além da Infinity, fundo de investimentos.
Atualmente, a Volt fornece material esportivo para os seguintes clubes do futebol brasileiro: América-MG, Avaí-SC, Botafogo-SP CSA-AL, Criciúma-SC, Figueirense-SC Remo-PA, Santa Cruz-PE e Vitória-BA.