Depois de uma temporada de ascensão meteórica, Endrick terminou 2022 com a sua venda concretizada para o Real Madrid. Empresário da joia do Palmeiras, Fred Pena comentou sobre a escolha do atleta pelo clube espanhol frente à concorrência de outros grandes clubes da Europa.
Além do Real Madrid, o Chelsea e o Paris Saint-Germain chegaram a negociar pela contratação do jogador. O agente de Endrick revelou o interesse do atleta em atuar pela Premier League, mas destacou que a proposta dos espanhóis foi a que mais seduziu o atacante.
"Primeiro que ele é uma nova geração, que a Premier League tem um peso muito maior do que anteriormente. Hoje é visto como a principal liga do mundo. Isso causou uma dúvida maior, é uma coisa da nova geração", disse o empresário à ESPN Brasil.
"Acabou que tinham três clubes que tinham estabilidade financeira e esportiva e poderiam fazer esse planejamento. Cada um com as suas cartas na mesa, apresentando projeto para o atleta, isso é parte do convencimento. É a parte chave, onde se mostra para ele. Nesse momento que é efetivamente da apresentação do projeto, o Real Madrid apresentou um projeto para ele imbatível, uma proposta irrecusável", complementou.
No total, o Real Madrid deve desembolsar 72 milhões de euros para contratar Endrick. Segundo o jornalista italiano Fabrizio Romano, 35 milhões são fixos para o Palmeiras, enquanto outros 25 milhões de bônus estão atrelados a metas a serem atingidas pelo jogador. Outros 12 milhões de euros são referentes ao pagamento de impostos cobrados pela transação.
Ao comentar as metas que Endrick deve atingir, o empresário do atleta não deu grandes detalhes, mas garantiu que são atingíveis. Segundo o agente, a joia palmeirense terá objetivos a serem cumpridos no Verdão e também no Real Madrid.
"Em relação às cláusulas de performance, não posso falar quais foram, mas são cláusulas totalmente factíveis. Foi um tema de negociação entre clubes. O Palmeiras sempre teve atenção a isso, porque queria que não fossem cláusulas impossíveis", disse o empresário.
"São cláusulas baseadas em jogos, gols e, a partir do momento que ele estiver lá, em títulos. Em caso de Champions League nem chega a títulos, mas semifinal e final. Se chegar nessas fases e o atleta tiver sido titular, você tem alguns bônus", completou.
Apesar da venda ser oficializada nos últimos dias, Endrick só embarca de maneira definitiva para o Real Madrid em julho de 2024, quando completa 18 anos. Até lá, o centroavante terá mais uma temporada e meia para atuar pelo Palmeiras.