Logo O POVO+
Retrospectiva 2022: em temporada ruim, Ceará é rebaixado à Série B
Esportes

Retrospectiva 2022: em temporada ruim, Ceará é rebaixado à Série B

Alvinegro de Porangabuçu acumulou eliminações por pênaltis e frustrações durante o ano de 2022 e irá jogar a segunda divisão em 2023
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Alvinegro acumulou resultados negativos na temporada (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA Alvinegro acumulou resultados negativos na temporada

O ano de 2022 do Ceará foi aquém de todas as expectativas. Após nova classificação para a Copa Sul-Americana ao final da temporada anterior, o clube traçou metas maiores, mas nenhuma foi alcançada. Com cinco técnicos passando pelo time, um planejamento que minguou em eliminações por pênaltis e displicência de jogadores, o Vovô dá adeus ao ano como menos gostaria: planejando um 2023 na Série B.

Ao final de 2021, o clube de Porangabuçu anunciou que teria o maior orçamento da história, com uma receita de R$ 163,8 milhões e despesas previstas para R$ 153 milhões. Além disso, o time começava a anunciar as contratações para a nova temporada. Richardson, Iury Castilho, Richard, Nino Paraíba, Victor Luís, Michel Macedo, Zé Roberto e Lucas Ribeiro foram os principais nomes a chegar entre dezembro e janeiro. 

Mesmo assim, o Vovô deixava claro que possuía dificuldades em encontrar um camisa 9 de grande nome no mercado enquanto demonstrava interesse em Silvio Romero. Entre todas as contratações e buscas no mercado, o time alvinegro, sob o comando de Tiago Nunes, disputou sua primeira partida do ano pela Copa do Nordeste diante do Sergipe e venceu por 1 a 0, com gol do novato Zé Roberto. Em seguida, foi a vez de empatar em 1 a 1 no primeiro Clássico-Rei do ano, já em fevereiro, em uma partida bastante truncada.

Apesar da goleada em seguida diante do Globo-RN, a falta de um camisa 9 era cada vez mais nítida quando o time tinha problemas de finalizações. Foi com esse claro percalço que o clube chegou ao primeiro grande tropeço do ano.

Eliminações por pênaltis

Apesar de iniciar bem a Copa do Nordeste, classificando-se para a fase seguinte de maneira antecipada, o Ceará passou já no início do ano pelo primeiro vexame. Diante do Iguatu, o Alvinegro de Porangabuçu apresentou um futebol apático no jogo de volta fora de casa e foi eliminado do Campeonato Cearense nos pênaltis. 

A queda precoce no Estadual fez com que a equipe enfrentasse o primeiro protesto da torcida enquanto mudanças ocorriam e o executivo de futebol, Jorge Macedo, saía do clube. Enquanto tudo acontecia, Dentinho começou a sinalizar que tinha fechado com o Vovô, o que foi confirmado posteriormente.

Em março, a caminhada na Copa do Brasil começou com vitórias diante de São Raimundo e Tuna Luso-PA. O time tinha como meta na competição chegar pelo menos nas quartas de final, mas ainda disputava a Copa do Nordeste. Após chegar no mata-mata com a defesa menos vazada do certame regional, novamente o grupo tropeçou nos pênaltis e foi eliminado, dessa vez diante do CRB-AL. A saída dos dois certames enquanto o time pouco produzia ofensivamente fez com que o técnico Tiago Nunes fosse demitido.

A chegada de Dorival Júnior

Dias após a saída de Tiago Nunes, Dorival Júnior foi anunciado novo técnico do Ceará enquanto o time se preparava para a Copa Sul-Americana. Na competição internacional, o clube começou com o pé direito: vitória contra Independiente-ARG, no Castelão, e La Guaira-VEN, fora de casa, em seguida. Nesse meio tempo, o Vovô começou o Brasileirão com um triunfo por 3 a 2 diante do Palmeiras. O mês de abril ainda teve uma vitória diante da Tombense pela Copa do Brasil, mas não terminou da melhor maneira.

Após uma derrota diante do Bragantino no Castelão pela Série A, onde o time ocupava a segunda parte da tabela, jogadores foram vistos em uma festa no estacionamento do estádio. Posteriormente, o presidente do clube chegou a criticar a atitude dos atletas, mas como o time estava indo muito bem na Sul-Americana, a situação foi amenizada. A equipe terminou a fase de grupos do certame continental com o melhor ataque e a melhor defesa da competição e ainda foi às oitavas da Copa do Brasil ao vencer a Tombense por 2 a 0. 

Mudanças com Marquinhos e novas eliminações

Com Dorival Júnior, o Ceará conseguiu apresentar o melhor futebol do ano até então, mas a relação entre time e treinador acabou sendo interrompida pelo Flamengo em junho, quando o clube carioca fez uma proposta e levou o técnico. Poucos dias depois, o Vovô anunciou Marquinhos Santos como substituto. Até então, o time possuía a quarta melhor defesa, mas o sexto pior ataque da Série A.

Para reforçar o setor ofensivo, durante a janela de meio de ano, Diego Rigonato e Jhon Vásquez foram contratados. Nesse meio tempo, o Alvinegro chegava aos 48 mil sócios e vencia o The Strongest e se classificava às quartas da Sul-Americana. Na Série A, no entanto, desde o início o Vovô teve problemas sob o comando de Marquinhos, embora naquele momento as chances de Sul-Americanas eram maiores que de rebaixamento.

No meio de julho, houve ainda a eliminação para o Fortaleza pela Copa do Brasil, nas oitavas de final. No mês seguinte, o Alvinegro novamente esbarrou em pênaltis, dessa vez diante do São Paulo, pela Sul-Americana. Com a sequência de eliminações, os jogadores passaram a ser ainda mais cobrados pela torcida, e Vina e Messias discutiram com torcedore.

O fim da linha para Marquinhos Santos ocorreu quando o Ceará foi derrotado em 1 a 0 pelo Fortaleza. Houve ainda uma explosão na sede do clube durante um treinamento, que fez com que os jogadores posteriormente fossem até a sede da organizada do time e também driblassem protestos no aeroporto Pinto Martins. Ao final de agosto, Lucho González chegou para a vaga antes ocupada por Marquinhos. 

A luta final contra o rebaixamento

Na chegada de Lucho González, o Ceará tinha o posto de time com o maior número de empates na Série A e, em busca de deixar isso de lado, o argentino tentou criar um Vovô compacto e intenso. Com o jejum de gols de Vina e Mendoza, antes as principais peças da equipe, o treinador não logrou êxito com o Alvinegro de Porangabuçu. 

Além de liderar o ranking de cartões vermelhos do Brasileirão, o Ceará ainda ficou mais de três meses sem vencer como visitante e o returno começou da pior maneira, com apenas 25,9% de aproveitamento. Com derrotas seguidas, a torcida voltou a abordar jogadores, o que fez com que Vina desativasse conta em rede social após uma expulsão. 

O clube igualou a pior sequência sem vitórias da temporada e amargou ainda um dos episódios mais vergonhosos da história. Durante um empate diante do Cuiabá, no Castelão, houve uma grande briga nas arquibancadas e invasão de campo, que fez com que o jogo fosse finalizado antes do tempo. Com um ambiente cada vez mais difícil, a possibilidade de rebaixamento foi aumentando, e Lucho González foi demitido.

Punido com perdas de mando de campo e jogos com portões fechados, o Vovô efetivou Juca Antonello como técnico até o fim da temporada, enquanto demitia Armando Desessards e anunciava PC Gusmão como novo coordenador técnico do clube. Foi em uma derrota diante do Avaí, com um pênalti desperdiçado por Mendoza, que o Ceará, ao sofrer um revés, teve o rebaixamento decretado.

Atacante Luvannor comemora gol no jogo Grêmio x Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro Série B 2022
Atacante Luvannor comemora gol no jogo Grêmio x Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro Série B 2022

Ceará anuncia contratação do atacante Luvannor: "Vi a seriedade do projeto"

O Ceará segue no mercado da bola em busca de reforços para 2023. Ontem, o Vovô anunciou a contratação do atacante Luvannor, campeão da Série B pelo Cruzeiro.

O vínculo será até o final de 2023 e tem possibilidade de extensão para 2024 de forma automática se o Alvinegro subir para a Série A e se o atacante atingir uma meta pré-estabelecida de jogos disputados na temporada, conforme apurou O POVO.

O jogador de 32 anos, que tem residência fixa em Dubai, já organiza a mudança para o Brasil. O atleta deve se apresentar no Porangabuçu na próxima semana, entre os dias 3 e 4 de janeiro.

Luvannor comemorou a chegada ao Ceará e comentou sobre os motivos para aceitar a proposta do Vovô. "É uma alegria chegar em um clube grande como o Ceará. Recebi a proposta e vi a seriedade do projeto. Por isso, me senti motivado para vir pra cá e abraçar este novo desafio. Agora, é trabalhar forte para alcançarmos nossos objetivos ao final da temporada. Podem esperar muita dedicação da minha parte'', disse.

O Ceará anunciou, até o momento, sete contratações para 2023: os laterais Danilo Barcelos e Willian Formiga, o zagueiro Tiago Pagnussat, os volantes Caíque e Arthur Rezende, o meia Jean Carlos, além do além do atacante Luvannor. O goleiro paraguaio Alfredo Aguilar e o atacante Vítor Gabriel já treinam na sede do clube e devem ser confirmados em breve.

A trajetória de Luvannor

Natural de Campo Maior, no Piauí, Luvannor iniciou sua trajetória no Paranoá-DF e depois passou pelo Morrinhos-GO antes de rumar em 2011 para a Moldávia, onde defendeu o Sheriff. Depois disso, nos Emirados Árabes, defendeu Shabab Dubai, Al Ahli e Al Wahda; na Arábia Saudita, vestiu a camisa do Al Taawon; e ainda retornou ao Sheriff.

Destaque no clube europeu, Luvannor Henrique obteve também nacionalidade da Moldávia e inclusive defendeu a seleção nacional em quatro amistosos, entre 2013 e 2014, e marcou dois gols.

Em 2022, o piauiense de 32 anos retornou ao Brasil para defender o Cruzeiro na Série B do Campeonato Brasileiro. Em 31 partidas, anotou sete gols, deu duas assistências e conquistou o título que assegurou o retorno da Raposa à elite nacional.

O contrato do camisa 90 com o clube mineiro se encerrou em novembro, após a disputa da Série B, e não houve acordo para a renovação.

 

O que você achou desse conteúdo?