O primeiro dia de 2023 foi de folga no Pici. Após os festejos do Réveillon, elenco e comissão técnica do Fortaleza retomam as atividades hoje, às 16 horas, no Centro de Excelência Alcides Santos, com foco na estreia oficial nesta temporada, que acontece no próximo dia 15, contra o Iguatu, em duelo válido pela primeira rodada do Campeonato Cearense.
A tendência é de que o treinador Juan Pablo Vojvoda intensifique as atividades táticas e comece a dar molde para a base da equipe que começará jogando contra o Azulão no estádio Presidente Vargas. A programação da semana consta treinos em dois períodos somente amanhã e quinta-feira, 5. Nos demais dias — à exceção de domingo, 8, que será folga — os trabalhos serão em apenas um turno.
Além dos treinamentos, a semana no Tricolor deve ser movimentada pela chegada de novos reforços para a pré-temporada. Além do goleiro João Ricardo, que se apresenta hoje, o lateral-esquerdo Lucas Esteves, ex-Colorado Rapids-EUA e Palmeiras, e o meia argentino Cristian Bernardi, ex-Colón-ARG, também serão caras novas. Contratada pelo Leão, a dupla será integrada ao plantel nos próximos dias.
O jovem lateral esteve no Colorado Rapids, dos Estados Unidos, entre 2021 e 2022, cedido pelo Verdão. Na primeira temporada, atuou 14 vezes e marcou um gol. No calendário mais recente, disputou 32 jogos, anotou um tento e deu também uma assistência. O camisa 66 foi eleito a revelação da temporada na MLS, a principal liga do futebol norte-americano.
Bernardi, por sua vez, foi confirmado pelo Leão na última quarta-feira, 28. O clube comprou 100% dos direitos econômicos do meia por 200 mil dólares (em torno de R$ 1,05 milhão na cotação atual) junto ao Colón-ARG, firmando contrato até o final de 2024. Será a primeira experiência internacional do meia, que construiu toda carreira na Argentina.
O lateral-direito Dudu, apesar de não ser uma novidade pelo Pici, já que participa das atividades no clube desde a última semana, ainda não foi oficializado como atleta do Fortaleza. A tendência é de que a diretoria do Leão finalize em breve a parte burocrática da negociação com Atlético-GO e Internacional para anunciar o jogador.
Nas tratativas com o time goiano e gaúcho — que dividiam o passe do lateral —, o Fortaleza acertou a aquisição em definitivo de Dudu, comprando 40% dos direitos econômicos que pertenciam ao Dragão, assim como a maior parte da fatia que o Colorado detinha do jogador.
Com Afonso Ribeiro
Fortaleza encaminha contratação do atacante Lucero, do Colo-Colo
O Fortaleza entra na temporada 2023 próximo de concretizar um sonho antigo para reforçar o setor ofensivo: o atacante Juan Martin Lucero, que estava no Colo-Colo, do Chile, tem acordo encaminhado para defender o clube do Pici no próximo ano, apurou O POVO.
O camisa 9 vive um impasse contratual no clube chileno e ficou satisfeito com a oferta tricolor, que já havia tentado a contratação na virada de 2021 para 2022. De acordo com o jornalista Cesar Luis Merlo, o estafe de Lucero entende que poderia quebrar o vínculo com o Cacique por 1 milhão de dólares (em torno de R$ 5,3 milhões na cotação atual).
Diante do cenário e da magnitude da negociação, além da tentativa anterior frustrada, a diretoria do Leão adota cautela e sigilo acerca do tema. A situação, porém, já é considerada bem avançada, com o clube disposto a desembolsar para ter o centroavante argentino de 31 anos, inclusive com um contrato por duas ou três temporadas.
Lucero já tinha sido alvo do Fortaleza no final de 2021, após se destacar pelo Veléz Sarsfield, da Argentina, onde marcou 18 gols em 62 partidas. O Tricolor chegou a avançar nas tratativas, mas o atacante optou pelo Colo-Colo, pelo qual acabou enfrentando o time do Pici na Copa Libertadores e balançou as redes. Em 2022, o camisa 9 fez 39 jogos pelo time chileno e anotou 24 tentos, além de seis assistências para os companheiros.
Até o momento, o elenco do Leão conta com Thiago Galhardo, Silvio Romero, Pedro Rocha, Moisés, Depietri, Romarinho e Gustavo Coutinho para o ataque. O atacante Robson, que não tinha se reapresentado, foi vendido para o Coritiba.