Um dos reforços do Fortaleza para 2023, o goleiro João Ricardo foi apresentado ontem, no Centro de Excelência Alcides Santos, pelo presidente Marcelo Paz e pelo vice-presidente e diretor de futebol Alex Santiago.
Após defender o Ceará, o jogador de 34 anos chega ao time tricolor com contrato válido até dezembro de 2024, tendo opção de renovação por mais um ano.
O arqueiro revelou seu sentimento ao receber a proposta do Fortaleza. Ele ainda comentou que sabia das críticas que iria sofrer por trocar de rival. O camisa 1 falou também brevemente sobre a disputa pela titularidade na meta tricolor, com Fernando Miguel, Luan Polli e Kennedy.
"Confesso que fui pego de surpresa de receber a proposta de um rival, mas fiquei muito feliz. A partir do momento que resolvi aceitar a proposta, sabia das críticas, mas estou no lugar que queria estar. Independentemente de quem esteja jogando, o titular tem que estar bem. Vamos deixar o ambiente saudável", disse.
Após duas temporadas no Alvinegro, João Ricardo agora terá a torcida tricolor do seu lado. "Agradeço o apoio do torcedor do Fortaleza, que gostou muito da minha contratação. Jogando do outro lado, a gente acompanhava, de longe, a festa do torcedor, é uma festa muito bonita. Tenho certeza de que a gente vai fazer um grande ano", projetou.
O camisa 1 defendeu o Vovô entre 2021 e 2022, com 75 jogos disputados. No Fortaleza, ele terá a oportunidade de disputar a primeira Libertadores. João confidenciou que este foi um dos motivos preponderantes para o acerto.
"Confesso que vai ser minha primeira pré-Libertadores, eu queria ter esse gosto na minha carreira. Isso influenciou muito na minha escolha", revelou.
O experiente arqueiro gaúcho escolheu o número que nas últimas temporadas pertenceu ao ídolo Marcelo Boeck, agora aposentado e assessor executivo de futebol do Leão. O anúncio da contratação ocorreu na noite da última segunda-feira, 2, após ele iniciar os trabalhos no Pici.
O novo camisa 1 do Leão confirmou que, durante as negociações, conversou com Bruno Pacheco, que também trocou o Ceará pelo Tricolor. O fato já havia sido revelado por Edson Khodor, empresário do lateral-esquerdo.
"O Fortaleza chamou os dois. Cada jogador tem sua opção de escolha, ele escolheu vir, eu também escolhi. A gente conversava, o Pacheco é como um irmão para mim. A gente ficou muito feliz de receber proposta daqui (do Fortaleza). Estamos muito motivados", relatou.
Esta será a terceira vez em que os jogadores atuarão juntos na carreira. Além da passagem no Ceará, João Ricardo e Bruno Pacheco jogaram juntos na Chapecoense, em 2019.
Fortaleza está próximo de acerto com argentino Tomás Pochettino, diz jornalista
O Fortaleza segue ativo no mercado da bola. Desta vez, o clube tricolor está próximo de acertar a contratação do meio-campista argentino Tomás Pochettino, que atuou pelo River Plate-ARG em 2022. A informação é do jornalista argentino César Luis Merlo.
O jogador, inclusive, já trabalhou com Juan Pablo Vojvoda no Defensa y Justicia e no Talleres, ambos da Argentina. Com o aval do treinador, o Leão do Pici negocia a chegada do meia de 26 anos por empréstimo de um ano com opção de compra.
Além do Fortaleza, o Cruzeiro também tenta a contratação de Pochettino. No entanto, o time tricolor leva vantagem nas tratativas pelo argentino.
Velho conhecido de Vojvoda, Pochettino pertence ao Austin FC, dos Estados Unidos, que disputa a MLS. Ele foi comprado pelo time norte-americano após se destacar no Talleres, clube que atuou entre 2018 e 2021. Na última temporada, emprestado ao River Plate, ele disputou 24 jogos, marcou um gol e deu duas assistências.
Em 2022, o meia enfrentou o Tricolor do Pici pela Libertadores da América. Ele sofreu o pênalti do time argentino no confronto disputado na Arena Castelão, que terminou empatada em 1 a 1. Além disso, entrou em campo na vitória por 2 a 0 sobre o Leão no Monumental de Núñez.