O atacante Janderson foi oficialmente apresentado como novo reforço do Ceará na manhã de ontem, em Porangabuçu. O jogador chega para agregar ao sistema ofensivo da equipe do técnico Gustavo Morínigo e traçou os objetivos do clube para a temporada.
O camisa 77 valorizou o elenco alvinegro, que conta com dez reforços anunciados até o momento, sendo três para o ataque. Ambicioso, ele projetou o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro, além de mirar títulos da Copa do Nordeste e do Campeonato Cearense.
“Almejo coisas grandes aqui no Ceará, eu vim para somar. Já vi que a gente está com um elenco muito bom. Vamos colocar o Ceará onde ele deve estar que é na Série A. Tentar conquistar essa Copa do Nordeste, o Cearense, então vamos almejar coisas grandes”, afirmou.
Com passagens por Corinthians, Atlético-GO e Grêmio, Janderson jogará pela primeira vez em um time nordestino. O atleta falou sobre as expectativas de disputar a Copa do Nordeste e reforçou a briga pelos títulos nas competições que o Ceará disputará nesta temporada.
“Assistia direto (à Copa do Nordeste). Vi que é uma competição muito disputada. Estou muito feliz de estar aqui e jogar a primeira vez uma Copa do Nordeste e a gente entra para ser campeão. Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, toda competição vamos trabalhar para sermos campeões. Esse é o objetivo do clube esse ano: chegar forte nas competições”, projetou.
O Alvinegro adquiriu 50% dos direitos econômicos do atacante de 23 anos, que rescindiu com o Timão para assinar até 2025 com o Vovô. O clube paulista (20%), Grêmio (15%) e Joinville-SC (15%) dividem o restante dos direitos.
“Todos nós sabemos que o Ceará é um grande time, eu já joguei contra, senti o calor da torcida e sempre tive vontade de vir jogar aqui no Ceará. Então quando o empresário me falou sobre a proposta do Ceará, sem pensar duas vezes eu falei para ele que aceitaria, sim”, contou o camisa 77.
Janderson aproveitou o momento para falar sobre as características que desempenha em campo e se definiu como um atacante que deixa os companheiros de frente para o goleiro, mas projetou balançar as redes com frequência no novo clube.
“Minha característica é mais assistências do que gols, mas nesse ano vou fazer o possível para fazer muitos gols para ajudar a equipe do Ceará e dar alegria para toda a torcida”, falou o atacante, que anotou cinco gols na última temporada pelo Grêmio.
Ceará tenta superar problemas clínicos e encara o Rio Claro pela Copinha
O Ceará enfrenta o Rio Claro-SP hoje pela fase de grupos da Copa São Paulo. O jogo, válido pela segunda rodada, tem clima de decisão para o Vovô. Após sofrer uma derrota por 1 a 0 na estreia para o Madureira-RJ, o time necessita triunfar diante dos paulistas para seguir sonhando com uma vaga na próxima fase do torneio.
Com o revés na largada, o Alvinegro busca os primeiros pontos na chave para ter chances de avançar. O Rio Claro, por sua vez, venceu na estreia e já soma três pontos.
Além da situação delicada no Grupo 22, o time ainda enfrenta um problema extracampo: 14 jogadores sofreram com uma intoxicação alimentar pouco antes da estreia na competição contra o Madureira, na última quarta-feira, 4. Além dos atletas, cinco membros da comissão técnica, incluindo o técnico Alisson Henry, também apresentaram problemas intestinais.
Em contato com o Esportes O POVO, um membro da delegação na Copinha disse que o Ceará entrará em campo “totalmente debilitado” diante do Rio Claro, tendo em vista que praticamente metade do plantel inscrito na competição está sem plenas condições de jogo. A equipe paulista também teve jogadores acometidos.
A bola rola às 13 horas, no Estádio Senador José Ermírio de Moraes, em Alumínio/SP. A partida terá transmissão ao vivo pelo YouTube do Paulistão. No outro duelo do grupo, Madureira e Sharjah Brasil se enfrentam.